Autora:
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo.
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Orientadora: Profa. Dra. Vani Moreira Kenski . Palavras-Chave: Colaboração,
Comunicação, Educação, Tecnologias de
Informaçào e Comunicação, Trabalho em Equipe,
|
Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo. Colaboração,
Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação:
Relações de Proximidade
em Cursos de Pós-Graduação Tese de Doutorado - Faculdade
de Educação da
Universidade de São Paulo,
2000.
A necessidade de refletir e compartilhar com meus pares os resultados significativos obtidos com alunos de Pós-Graduação me estimulou a desenvolver esta tese.
A hipótese aqui desenvolvida é a de que as relações de proximidade inerentes à colaboração, participação ativa e construção conjunta - conjugadas com as relações decorrentes do uso dos audiovisuais, da multimídia e da telemática - têm uma influência significativa na melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de pós-graduação na área das ciências humanas.
Com base na minha experiência docente e na consulta a diversos teóricos, refleti sobre Ensinar e Aprender, como duas faces da educação: a primeira, com a responsabilidade pelo outro e a segunda, com a responsabilidade pessoal. Na atualidade, essas duas faces não podem estar dissociadas. O ideal em educação é que professores e alunos possam juntos desenvolver o ensino e a aprendizagem como ação colaborativa. Os vários significados e os princípios que o conceito colaboração têm tanto entre os especialistas quanto na fala de meus pares e de meus alunos, são explicitados para deixar claro o que tem norteado minha ação educadora e esta pesquisa.
A pesquisa se realizou, então, como um recorte na minha história
de vida enquanto docente em cursos de Pós-Graduação.
Desenvolvi com alunos e colegas parcerias colaborativas que aqui descrevo
e analiso. A reflexão sobre as constatações encontradas
me faz afirmar que se os alunos desejarem, se as condições
para a ação colaborativa forem oferecidas, estimuladas e
demandadas pelos professores e se as tecnologias de informação
e comunicação forem adequadamente utilizadas, não
só ocorre um ensino de melhor qualidade como as instituições
de Ensino Superior passam a ser de fato organizações de aprendizagem.
Abstract
The need of reflection and sharing with my colleagues the meaningful results achieved with some groups of graduation students stimulated me to develop this thesis.
The hypothesis defended here states that the relationships of nearness inherent to collaboration, active participation and joint construction – integrated to those originated from the adequate use of audiovisual, multimedia and telematics – have a meaningful influence on teaching and learning enhancement in the Graduation courses.
Based on my teaching experience and on the findings of several theorists, I reflected on Teaching and Learning, as the two sides of education: the first, with responsibility for the other, and the second, with responsibility for oneself. Nowadays, both sides cannot be dissociated. The eligible in education must be teachers and students developing teaching and learning as collaborative actions. It was necessary to gather the different meanings and principles the concept collaboration has among experts and from my peers’ and students’ speeches to clarify what has been guiding my educating action and this research.
The research was carried out as a cut-out in the history of my life
as a teacher in Graduation courses. With my students and my peers, I have
developed collaborative partnerships I describe and analyze here. The reflections
on my findings make me state that if students want to, if conditions for
collaborative actions are offered, stimulated and demanded by teachers,
and if technologies of information and communication are adequately used,
there will be not only teaching of better quality but the Higher Education
institutions will become real learning organizations.
Resumée
L’ hypothèse que je défends est celle des relations de proximité inhérentes à la collaboration, à la participation active et à la construction collective conjuguées avec les relations issues de l’utilisation des ressources audiovisuelles , des multimédias et de la télématique qui ont une influence significative sur l’amélioration de l’ enseignement et de l’ apprentissage dans le cours de "Post-Graduation" du secteur des Sciences Humaines.
Basée sur mon expérience de l’enseignement et sur les recherches de plusieurs théoriciens j’ai d’abord réfléchi aux questions suivantes : Enseigner et Apprendre comme étant les deux faces de l‘Éducation: la première, portant sur la responsabilité de l’enseignant envers l’autre et la seconde sur la responsabilité de celui-ci envers lui-même .Actuellement , ces deux faces ne sauraient .être dissociées Le choix en éducation doit offrir aux professeurs et aux étudiants la possibilité de développer un enseignement et un apprentissage perçus comme des actions menées en collaboration . Ces principes de collaboration et leurs significations je les ai trouvées aussi bien dans le discours des spécialistes que dans celui de nos collègues et de nos étudiants,ceci pour laisser bien clair ce qui m’a guidée dans mon action éducative au cours de cette recherche.
Celle-ci a été réalisée à partir
de mon expérience personnelle en temps que professeur du cours de
"Post- Graduation". J’ai développé, avec mes étudiants
ce que je viens de décrire et l’analyser. La réflexion née
de mes recherches me permet d’ affirmer que si les élèves
le voulaient bien, si les conditions d’une action collaborative étaient
réunies , stimulées et exigées par les professeurs,
et si les technologies d’information et de communication étaient
utilisées correctement l’enseignement serait de meilleure qualité
et les institutions d’Enseigment Supérieur seraient de véritables
organisations d’apprentissages.
Autora:
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo.
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Orientadora: Profa. Dra. Vani Moreira Kenski . |
Bibliografia
Glossário Anexos
Resumo
.........................................................................................................