DISCIPLINA: Multimídia e Comunicação Educativa DOCENTE RESPONSÁVEL: IOLANDA B. C. CORTELAZZO Questionário Dirigido I - Informações pessoais,
de formação e de experiência (Se não quiser
colocar seu nome, deixe o espaço referente a nome e dados residenciais
em branco, mas preencha os demais.
A - Conceitue o uso de novas tecnologias da comunicação
em educação segundo a sua própria experiência
em educação/treinamento. Assinale sim ou não.
responda sim ou não
|
Anexo 2a - Programa
da disciplina Multimídia e Comunicação Educativa
Mestrado em Tecnologia Aplicada à Educação DISCIPLINA: Multimídia e Comunicação
Educativa
A necessidade de preparar educadores, produtores de software de multimídia e todos aqueles interessados na interrelação Multimídia e Educação para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem no mundo atual, em constante e rápida transformação coloca-se como fundamental. Esses profissionais serão, junto com os pais dos alunos, os responsáveis pelo desenvolvimento dos aprendizes na manipulação dessa tecnologia e na apreensão de conceitos e informações veiculados por ela. Incluí a Internet, nessa abordagem, pois o avanço tecnológico permite que as redes de computadores transmitam não só texto, mas também imagem e som. Negroponte , na sua obra "AVida Digital" (1995) afirma que em breve mais tempo será gasto navegando pela Internet do que em frente à televisão. A Escola não pode escapar da responsabilidade de preparar seus alunos para o exercício de uma cidadania crítica e transformadora, sobretudo voltada para o ser humano, mantendo sua identidade particular, mas participando de um novo mundo.sem fronteiras. OBJETIVOS
EMENTA
Bibliografia Sugerida da disciplina
Multimídia e Comunicação Educativa
Chaves, Eduardo. Multimídia: Conceituação, Aplicações e Tecnologia. Campinas: People, 1991, 1-9. Epskamp, Kess P. & Boeran, Ad J. J. M. "Cassete and radio plays in popular communication". Media Development, 2/1991:33-36. ** (1996) Dede ,Chris, Fontanna, Lynn &, White Charles. Multimídia: Um portal para o pensamento de ordem superior Tradução de Iolanda B. C. Cortelazzo (texto digitado e fotocopiado) (1998). Delors, Jacques. Educar para o Futuro. O Correio da UNESCO, Rio de Janeiro, ano 24,n.6:-11, junho 1996 (texto 5) (1998). Freire, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo, Paz e Terra, 1977, 65-93.** (1996) Fusari, Maria Felisminda de Rezende e. Multimídias e Formação de Professores e Alunos: Por uma Produção da Comunicação Escolar de Cultura. Texto mimeografado da participação do painel "Tecnologia e Prática de Ensino", durante o VII ENDIPE, Goiânia: 1994. ** (1997) _____________ "Mídias e Formação de Professores: em busca de caminhos de pesquisa vinculada à docência". In Fazenda, Ivani. Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. São Paulo: Editora Cortez, 1992, 99-118. (1996) Garzón, Artur. "Contexto latino americano, tecnologia y educación. Tradición y pertinencia". Tecnologia y Comunicación Educativas. ano 9, 22 enero-marzo, 1994, 51-64.** (1996) Greenfield, Patricia Marks . O Desenvolvimento do Raciocínio na Era da Eletrônica: os efeitos da TV, computadores e videogames. São Paulo: Summus, 1988, 162 ** (1996) Itacarambi, Ruth Ribas. Informática na Escola: Desafios para Professores e alunos. Comunicação & Educação. São Paulo, (6): 90-98, mai/ago 1996 (texto 9) (1998). Lévy, Pierre - A Tecnologia da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, 21-74. e 101-112. ** (1996). ______ La cibercultura y la educación. Palestra apresentada em São Paulo, 1996. ** (1997). Luchesi, Cipriano Carlos. "Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação" IN Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 37-52, 1991 (1996). Machado, Nilson José. Epistemologia e Didática: As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995, 80-116 e 231-257. (resenha)** (1996). Negroponte, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, 17-38 e 60-69.** (1997) Palacios, Marcos. Educação na Internet. Comunicação & Educação. São Paulo, (6): 29-34, mai/ago 1996 (texto 12) (1998). Papert, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre:Artes Médicas, 1994 (1998). Postman, Neil. Tecnopólio. A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo, Nobel,1994.** (1996) Sandholtz, Judith Haymore e outros. Ensinando com Tecnologia: Criando Salas de Aulas Centradas nos Alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997 (1998). Santaella, Lucia. Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 5-49,1996, 2a.ed. (Texto 3) (1a. ed -1996) Serrano, Manuel Martin. A Participação dos Meios Audiovisuais na Construção do mundo das crianças. Tecnologia Educacional. 18(97/88):58-65 (mai-jun. 1989). (Texto 7) (1198). Chisholm, Inés Márques. Culture and technology: implications for multicultural teacher education". Journal of Information Technology and Teacher Education, vol3. No. 2: 213-228, 1994. ** (1997) Cortelazzo, Iolanda B. C. Mídias e Educação: mudanças no paradigma educacional ou fracasso da Escola. Ceciliana. Ano VII: no 8. Santos: Universidade Santa Cecília, 1997 (1998). _______. Os Alicerces da Educação e a Comunicação Assistida pelo Computador. GT "COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, VIII Encontro dos GTs de Ciência da Comunicação. XX Congresso Brasileiro de Pesquisadore da Comunicação – INTERCOM, Santos-SP, setembro de 1997 (1998). _______. Redes de Comunicações e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações Telemáticas. São Paulo, Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996 (1998). _______. Multimídia e Aplicação Educativa: Reflexões a serem levadas em Consideração. Epistéme. São Paulo, v1, n.2, p. 75-84, jul/dez. 1996 (1998). _______. Projetos que resultam em efetiva rede de comunicação escolar. GT Comunicação e Educação, XVII INTERCOM, Piracicaba: UNIMEP, 10 p., 1994. Cortelazzo Iolanda Bueno de Camargo e Oliveira, Vera Barros de. Telemática: Proposta e Desafio à Educação e Comunicação. In Informática em Psicopedagogia. São Paulo, Editora SENAC, 1996, 113-130 (1998). Fazenda, Ivani (org). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1993. Finch, John G. "Cooperative learning and Multimedia". Rethinking the Roles if Technology in Education. 10th International Conference on Technology and Education. Austin, The University of Texas at Austin, 1993, v.2, 1082-1082. Franco, Marilia da Silva. "Escola Audiovisual". Tese de doutoramento, ECA, Universidade de São Paulo, 1987 Granot, Nira e Gardner, Howard. "When minds meet: interactions, coincidences, and development in domains of ability", in Sternberg, Robert. J e Wagner, Richard K. (editores). Mind in Context: Interactionist perspectives on human intelligence, Cambridge: Cambridge University Press, 1994, 171-201, (1997). Gutierrez, Francisco. Educación y Comunicación en el Proyecto Principal. Santiago de Chile: Oficina Regional de Educación de la UNESCO para America Latina y el Caribe, 1984. Landow, George P. Hypertext: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1993, 162-201.** Morán Costas, José Manuel. Educar para a Comunicação: Análise das experiências latino-americanas de Leitura Crítica da Comunicação (Doutorado), ECA-USP, 1987 Newmann, Denis. School Networks: Delivery or access. Communications of the ACM. Vol. 36, NO 5: 49-51, May 1993. Oliveira, José Carlos de Araujo e . "Uma Escola com Paredes de Vidro" in Tecnologia Educacional. 12(50):6-13 (jan-fev. 1983). Rifkin, Jeremy. "Entropy: A New Historical Frame". In: Entropy: a new world view. new York: Bartam, 1980, 79-93. ____ "Education". In: Entropy: a new world view. New York: Bartam, 1980, 165-174. Romiszowski, Alex. "Conceitos e Aplicações de MMI". Projeto e Desenvolvimento de Sistemas em Multimídia Interativa para Educação e Treinamento. Parte 1. Rio de Janeiro: TTS, 1994. Salvador, Vera Lúcia Gomes. Hipermídia Interativa: a educação do futuro no presente. Tecnologia Educacional. V. 22:123-124, mar/junho, 1995, (1997) Thornburg, David D. Education, Technology and Paradigms of change for the 21st century, USA: Starsong Publications, 1991, 29. Traub, David C. "A Review of Studies on Children's Viewing Habits Translated into Templates for Production: a "Director's Handbook' for Producing Children's Television and Interactve Video", Multimedia Review, Spring 1991, 8.** |
Anexo 2b – Programa da disciplina Redes de Comunicações e Processos Educacionais
Educação e Tecnologia Disciplina: Redes de Comunicações e os Processos Educacionais Docente: Profa. Dnda. Iolanda B. C. Cortelazzo Objetivos:
Programa
Referências Telemáticashttp://www.cg.org.br/gt/gtbv/bibliotecas.htm 28/04/99 Bibliotecas Virtuais - NIPE/UNICAMP
Budasz , Rogério . De Alexandria a Babel -
Bibliotecas Virtuais e Pesquisa em Música
Cortelazzo, Iolanda B. C. A Mente e a Máquina http://www.geocities.com/Athens/Agora/9828/mente/mind.html Delarbre, Raul Trejo. Que hacer com las redes? In La nueva alfombra magica. cap. V http://etcetera.com.mx/libro/cinco/cinco1.htm 26/03/99 Duval, Jean-François - Sherry Turkle: «Bienvenue au club des mutants http://www.construire.ch/construire/SOMMAIRE/9718/18entret.htm Ferrarotti, Franco. I nomadi del Cyberspazio diffondono una nuova cultura: orale, tribale, molto vitale. http://www.fub.it/telema/TELEMA/Ferraro6.html 24/03/99. Nicola, Ricardo Luís. Cultura Digital: Interfaces Homem x Máquina. http://www.unicamp.br/dgrh/segundo/index.html O Estado Actual da Emergência da Universidade
Virtual
Phillips, Vicky. Education on the Internet. http://www.salonmagazine.com/contact/masthead.html Prossiga - CNPq
Sonntag, Heinz & Arenas, Nelly. Lo Global, lo local y lo Hibrido http://193.242.192.2/most/sonnspa.htm 17/03/99 Rheingold, Howard. Mind to Mind. http://www.well.com/user/hlr/texts/mindtomind/turkle.html Vattimo, Gianni. La Filosofia e la crittica della tecnologia http://www.emsf.rai.it/giostra/stampa/970519stampa.htm Virtual Institute for Global Culture http://tes.ntu.ac.uk/level2/vi.html9/08/98 Universidade do Futuro http://water.di.uminho.pt/dia/Document/teses/aurora/capitulo2a21.html 28/04/99 |
Curso Tecnologias de Comunicação e Educação
Módulo: Filosofia e Tecnologia Docente: Profa. Iolanda B. C. Cortelazzo Carga Horária: 60 horas Período: 2º semestre de 1998 Ementa Estudo das transformações que provocam um novo modo de ser, de se relacionar e de se perceber sob a influência das tecnologias de informação e de comunicação. Objetivos Pesquisar sobre o impacto das tecnologias nas relações
entre os homens, entre o homem e a máquina e na sua percepção
de si mesmo.
Programa
Referências TelemáticasCortelazzo, Iolanda B. C. A Mente e a Máquina http://www.geocities.com/Athens/Agora/9828/mente/mind.html |
Resenha corrigida
Educação na
Internet - texto escrito por Marcos Palácios, jornalista, Ph.D.
em Sociologia pela University of Liverpool e docente do Programa de Pós-Graduação
em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade
Federal da Bahia. Publicado na revista Comunicação &
Educação. São Paulo, (6): 29-36, mai/ago 1996.
O objetivo do artigo é
o de motivar as pessoas temerosas da informática ao uso da Internet,
mostrando as facilidades de seu acesso e as perdas causadas por aqueles
que não se dispuserem a usá-la, fornecendo ao leitor diversos
endereços eletrônicos para diferentes fontes de consultas,
principalmente na área de educação.
Entre os recursos disponíveis
para as pesquisas, o autor escolheu a World
Wide Web (WWW) definida como uma grande teia de banco de dados interligados,
abrangendo máquinas de diversas redes que constituem a Internet.
Palacios define Internet como uma rede telemática e afirma que chegamos
à era das "cyberbibliotecas" onde o pesquisador assume o papel de
"cybernauta".
Através das afirmações
de Negroponte, o autor mostra a dimensão da Internet sendo, na
época, 45 mil redes interligadas em mais de quatro milhões
de computadores e cerca de cinqüenta milhões de usuários
espalhados por todo o mundo.
O
autor fornece muitos endereços são
fornecidos por parte do autor
de "sites" para
os mais variados tipos de consultas ou pesquisas, entre eles "sites"
relacionados à Educação. Para o autor, a Educação
é um dos campos mais privilegiados em termos de acúmulo de
informações na WWW, sendo a
Internet uma poderosa ferramenta de trabalho para se atuar em termos educacionais,
é
como no caso da Educação à
a
Distância.
O autor cita alguns problemas
relacionados às buscas de informações na Internet
onde o grande vilão é o excesso de informações
disponíveis dificultando a seleção e a busca de informações
e
sugere algumas saídas.(Uma saída para este problema
seria as buscas automáticas a partir de palavras-chave. Existe também
o problema da falta de um catálogo confiável de todas as
páginas disponíveis na Internet. Alguns guias publicados
acabam tornando-se obsoletos devido ao crescimento constante e ininterrupto
de novas páginas. Os catálogos mais eficazes acabam sendo
aqueles oferecidos on-line na própria rede).
Trecho acima desnecessário na resenha
O público alvo do
texto são as pessoas leigas sobre informática mas que se
interessam em buscas de informações via Internet. O autor
lança mão de notas de roda-pé
(rodapé) para explicar os termos usados
na área da informática, como por exemplo "modem", "e-mail",
"links" e informações sobre o funcionamento básico
de acesso à Internet. Também é destinado a pesquisadores
da área de educação devido aos variados "sites"
sobre o referido assunto disponibilizados pelo autor.
O texto possui linguagem
clara, mas assemelha-se a um manual de informática distanciando-se
do assunto proposto pelo título: Educação na Internet,
sendo que, este assunto foi abordado apenas de forma a fornecer endereços
eletrônicos para os pesquisadores desta área.
Ficam
claro(as) as
facilidades trazidas pela Internet para os pesquisadores de diversas áreas
científicas que podem acessar artigos, livros e dissertações
de bibliotecas do mundo inteiro sem sair de casa. Portanto, recomendo o
texto a pesquisadores e professores da área de educação
como fonte de busca de endereços na Internet.
FPGF
Mestranda em Tecnologias
Aplicadas à Educação
F.
Você
mesma se corrige nesse último parágrafo: o texto atinge,
sim, seus objetivos, pois não pretende ser um tratado sobre Educação
na Internet, mas uma introdução, por demais necessária
aos não iniciados.
Atente
para as construções em Português. Sempre que possível,
use a voz ativa, ao invés da passiva.
No
mais sua resenha está muito boa.
Bom trabalho
Iolanda
Anexo 4 Programa de Aprendizagem Online da Universidade de Temple na Filadélfia, Pensilvânia, EUA
http://oll.temple.edu/oll/FLUREC/Default.htm
Autora: Iolanda
Bueno de Camargo Cortelazzo.
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Orientadora: Profa. Dra. Vani Moreira Kenski . |
Bibliografia
Glossário Anexos
Resumo
.........................................................................................................