Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação:
Relações de Proximidade  em Cursos de Pós-Graduação.

ANEXOS

Anexo 1 Questionário Inicial
 
 

Mestrado em Tecnologia  à Educação - Primeiro semestre1996
DISCIPLINA: Multimídia e Comunicação Educativa
DOCENTE RESPONSÁVEL: IOLANDA B. C. CORTELAZZO

Questionário Dirigido

É muito importante para o desenvolvimento do curso que você responda ao questionário com precisão. Todos os dados serão mantidos em sigilo 

I - Informações pessoais, de formação e de experiência (Se não quiser colocar seu nome, deixe o espaço referente a nome e dados residenciais em branco, mas preencha os demais.
 
nome completo 
endereço eletrônico (email)
endereço
cep bairro cidade 
data de nascimento____/___/___ nacionalidade 
graduado em (curso) (ano) 
nome da Faculdade 
outros cursos na área 
escolas / empresa em que trabalha há quanto tempo 
tempo de experiência nível
Identifique os Seminários ou Congressos de Ensino / treinamento dos quais você já participou:
II - Informações sobre uso das tecnologias de comunicação

A - Conceitue o uso de novas tecnologias da comunicação em educação segundo a sua própria experiência em educação/treinamento. Assinale sim ou não
 
1. Cada nova tecnologia é uma moda passageira. 
2. O computador pode substituir o professor. 
3. O uso do computador na educação não prejudica, pelo contrário, pode ajudar a socialização do aluno. 
4. A televisão e o vídeo são "educadores" informais, que, atualmente, são mais eficientes que a escola tradicional. 
5. As novas tecnologias da Comunicação (vídeo, computador, CD-ROM, videodisco interativo, satélites) em conjunto com as "velhas" tecnologias (gravador, rádio, televisão, texto impresso) podem ser ferramentas eficazes para os professores. 
Comentários pessoais sobre as novas tecnologias na Educação 
B - Para poder avaliar qual o seu grau de familiaridade, com a tecnologia de comunicação, 
      responda sim ou não
 
mídias Você possui  trabalha com  tem acesso a
livros especializados      
revistas científicas      
revistas técnicas      
gravador/toca fitas      
aparelho de rádio      
projetor de diapositivos      
aparelho de TV      
aparelho de vídeo cassete      
retroprojetor      
computador      
CD-ROM player      
aparelho de videodisco laser      
Internet - email      
Internet - FTP      
Internet - Gopher      
Internet - WWW      
Comentários:
III - Informações conceituais
A. Qual a sua concepção de:
1. educação 
2. objetivos de educação 
3. ensino e aprendizagem escolar 
4. conteúdos curriculares 
5. métodos de ensino e aprendizagem 
6. técnicas de ensino e aprendizagem 
7. comunicação 
8. redes de comunicação 
9. comunicação social e comunicação escolar 
10. tecnologia de comunicação 
11. multimídia 
12. interdisciplinaridade 
B. Qual a relação entre a educação escolar, tecnologia e comunicação 
C. Que mídias você vem utilizando frequentemente no trabalho/estudo, nos últimos dois anos? 


Anexo 2a - Programa da disciplina Multimídia e Comunicação Educativa
 
 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto Sensu
Mestrado em Tecnologia Aplicada à Educação

DISCIPLINA: Multimídia e Comunicação Educativa
DOCENTE RESPONSÁVEL: IOLANDA B. C. CORTELAZZO

A necessidade de preparar educadores, produtores de software de multimídia e todos aqueles interessados na interrelação Multimídia e Educação para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem no mundo atual, em constante e rápida transformação coloca-se como fundamental. Esses profissionais serão, junto com os pais dos alunos, os responsáveis pelo desenvolvimento dos aprendizes na manipulação dessa tecnologia e na apreensão de conceitos e informações veiculados por ela. Incluí a Internet, nessa abordagem, pois o avanço tecnológico permite que as redes de computadores transmitam não só texto, mas também imagem e som. Negroponte , na sua obra "AVida Digital" (1995) afirma que em breve mais tempo será gasto navegando pela Internet do que em frente à televisão. A Escola não pode escapar da responsabilidade de preparar seus alunos para o exercício de uma cidadania crítica e transformadora, sobretudo voltada para o ser humano, mantendo sua identidade particular, mas participando de um novo mundo.sem fronteiras.

OBJETIVOS
1. Esclarecer e correlacionar os conceitos educação, comunicação e tecnologia no âmbito da Educação.
2. Resgatar o conceito de multimídia, com o uso das tecnologias de comunicação tradicionais, dentro de um novo paradigma educacional.
3. Discutir como a linguagem audiovisual tem sido aplicada na educação e sua importância no desenvolvimento cognitivo do indivíduo.
4. Experienciar e refletir sobre o uso da Informática, da Multimídia (Hipermídia) e da Internet no processo de ensino e aprendizagem do professor e do aluno. 
5. Levantar informações necessárias tanto para o professor quanto para os produtores sobre a aplicação pedagógica da Multimídia

EMENTA

  • Fundamentos conceituais de comunicação e educação
  • As tecnologias de comunicação escolar "tradicionais"
  • Linguagem Audiovisual e Educação
  • Informática e Multimídia no processo de ensino e aprendizagem
  • Informática e Multimídia:equipes interdisciplinares de educadores, comunicadores e produtores de software multimídico
  • Multimídia na Internet - WWW: suas aplicações no ensino e na pesquisa
  • Apresentação de projetos dos alunos
  • Avaliação final

  •  

     
     
     
     
     

    Bibliografia Sugerida da disciplina Multimídia e Comunicação Educativa 
    1996/1997/1998

    Boff, Leonardo. A águia e a galinha: Uma metáfora da condição humana. Petrópolis, Vozes, 1997 (1998).. 
    Chaves, Eduardo. Multimídia: Conceituação, Aplicações e Tecnologia. Campinas: People, 1991, 1-9.
    Epskamp, Kess P. & Boeran, Ad J. J. M. "Cassete and radio plays in popular communication". Media Development, 2/1991:33-36. ** (1996)
    Dede ,Chris, Fontanna, Lynn &, White Charles. Multimídia: Um portal para o pensamento de ordem superior Tradução de Iolanda B. C. Cortelazzo (texto digitado e fotocopiado) (1998).
    Delors, Jacques. Educar para o Futuro. O Correio da UNESCO, Rio de Janeiro, ano 24,n.6:-11, junho 1996 (texto 5) (1998).
    Freire, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo, Paz e Terra, 1977, 65-93.** (1996)
    Fusari, Maria Felisminda de Rezende e. Multimídias e Formação de Professores e Alunos: Por uma Produção da Comunicação Escolar de Cultura. Texto mimeografado da participação do painel "Tecnologia e Prática de Ensino", durante o VII ENDIPE, Goiânia: 1994. ** (1997)
    _____________ "Mídias e Formação de Professores: em busca de caminhos de pesquisa vinculada à docência". In Fazenda, Ivani. Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. São Paulo: Editora Cortez, 1992, 99-118. (1996)
    Garzón, Artur. "Contexto latino americano, tecnologia y educación. Tradición y pertinencia". Tecnologia y Comunicación Educativas. ano 9, 22 enero-marzo, 1994, 51-64.** (1996)
    Greenfield, Patricia Marks . O Desenvolvimento do Raciocínio na Era da Eletrônica: os efeitos da TV, computadores e videogames. São Paulo: Summus, 1988, 162 ** (1996)
    Itacarambi, Ruth Ribas. Informática na Escola: Desafios para Professores e alunos. Comunicação & Educação. São Paulo, (6): 90-98, mai/ago 1996 (texto 9) (1998).
    Lévy, Pierre - A Tecnologia da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, 21-74. e 101-112. ** (1996).
    ______ La cibercultura y la educación. Palestra apresentada em São Paulo, 1996. ** (1997).
    Luchesi, Cipriano Carlos. "Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação" IN Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 37-52, 1991 (1996). 
    Machado, Nilson José. Epistemologia e Didática: As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995, 80-116 e 231-257. (resenha)** (1996).
    Negroponte, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, 17-38 e 60-69.** (1997)
    Palacios, Marcos. Educação na Internet. Comunicação & Educação. São Paulo, (6): 29-34, mai/ago 1996 (texto 12) (1998).
    Papert, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre:Artes Médicas, 1994 (1998).
    Postman, Neil. Tecnopólio. A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo, Nobel,1994.** (1996)
    Sandholtz, Judith Haymore e outros. Ensinando com Tecnologia: Criando Salas de Aulas Centradas nos Alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997 (1998).
    Santaella, Lucia. Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 5-49,1996, 2a.ed. (Texto 3) (1a. ed -1996)
    Serrano, Manuel Martin. A Participação dos Meios Audiovisuais na Construção do mundo das crianças. Tecnologia Educacional. 18(97/88):58-65 (mai-jun. 1989). (Texto 7) (1198).
    Multimídia e Comunicação Educativa – Bibliografia Complementar
    Barchechath, Eric. "Education et informatique multimédias: Que peuvent donc les technologies nouvelles pour l'éducation?". IN Caillet, Elizabeth (org.). Que Faire des Nouveaux Médias? Education Permanente. n. 93/94, Paris: AEP, 1988: 9-18. ** 
    Chisholm, Inés Márques. Culture and technology: implications for multicultural teacher education". Journal of Information Technology and Teacher Education, vol3. No. 2: 213-228, 1994. ** (1997) 
    Cortelazzo, Iolanda B. C. Mídias e Educação: mudanças no paradigma educacional ou fracasso da Escola. Ceciliana. Ano VII: no 8. Santos: Universidade Santa Cecília, 1997 (1998).
    _______. Os Alicerces da Educação e a Comunicação Assistida pelo Computador. GT "COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, VIII Encontro dos GTs de Ciência da Comunicação. XX Congresso Brasileiro de Pesquisadore da Comunicação – INTERCOM, Santos-SP, setembro de 1997 (1998).
    _______. Redes de Comunicações e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações Telemáticas. São Paulo, Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996 (1998).
    _______. Multimídia e Aplicação Educativa: Reflexões a serem levadas em Consideração. Epistéme. São Paulo, v1, n.2, p. 75-84, jul/dez. 1996 (1998). 
    _______. Projetos que resultam em efetiva rede de comunicação escolar. GT Comunicação e Educação, XVII INTERCOM, Piracicaba: UNIMEP, 10 p., 1994.
    Cortelazzo Iolanda Bueno de Camargo e Oliveira, Vera Barros de. Telemática: Proposta e Desafio à Educação e Comunicação. In Informática em Psicopedagogia. São Paulo, Editora SENAC, 1996, 113-130 (1998).
    Fazenda, Ivani (org). Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 1993.
    Finch, John G. "Cooperative learning and Multimedia". Rethinking the Roles if Technology in Education. 10th International Conference on Technology and Education. Austin, The University of Texas at Austin, 1993, v.2, 1082-1082.
    Franco, Marilia da Silva. "Escola Audiovisual". Tese de doutoramento, ECA, Universidade de São Paulo, 1987
    Granot, Nira e Gardner, Howard. "When minds meet: interactions, coincidences, and development in domains of ability", in Sternberg, Robert. J e Wagner, Richard K. (editores). Mind in Context: Interactionist perspectives on human intelligence, Cambridge: Cambridge University Press, 1994, 171-201, (1997). 
    Gutierrez, Francisco. Educación y Comunicación en el Proyecto Principal. Santiago de Chile: Oficina Regional de Educación de la UNESCO para America Latina y el Caribe, 1984.
    Landow, George P. Hypertext: The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1993, 162-201.**
    Morán Costas, José Manuel. Educar para a Comunicação: Análise das experiências latino-americanas de Leitura Crítica da Comunicação (Doutorado), ECA-USP, 1987
    Newmann, Denis. School Networks: Delivery or access. Communications of the ACM. Vol. 36, NO 5: 49-51, May 1993.
    Oliveira, José Carlos de Araujo e . "Uma Escola com Paredes de Vidro" in Tecnologia Educacional. 12(50):6-13 (jan-fev. 1983). 
    Rifkin, Jeremy. "Entropy: A New Historical Frame". In: Entropy: a new world view. new York: Bartam, 1980, 79-93.
    ____ "Education". In: Entropy: a new world view. New York: Bartam, 1980, 165-174.
    Romiszowski, Alex. "Conceitos e Aplicações de MMI". Projeto e Desenvolvimento de Sistemas em Multimídia Interativa para Educação e Treinamento. Parte 1. Rio de Janeiro: TTS, 1994.
    Salvador, Vera Lúcia Gomes. Hipermídia Interativa: a educação do futuro no presente. Tecnologia Educacional. V. 22:123-124, mar/junho, 1995, (1997)
    Thornburg, David D. Education, Technology and Paradigms of change for the 21st century, USA: Starsong Publications, 1991, 29.
    Traub, David C. "A Review of Studies on Children's Viewing Habits Translated into Templates for Production: a "Director's Handbook' for Producing Children's Television and Interactve Video", Multimedia Review, Spring 1991, 8.**
    ** leituras obrigatórias


    Anexo 2b – Programa da disciplina Redes de Comunicações e Processos Educacionais

    Mestrado em Educação Stricto Sensu 
    Educação e Tecnologia 
    Disciplina: Redes de Comunicações e os Processos Educacionais 
    Docente: Profa. Dnda. Iolanda B. C. Cortelazzo

    Objetivos:
    Compreender as novas formas de saber e de se comunicar; 
    Elaborar protótipo de uma rede de comunicação por meio de uma home-page. 

    Programa
    A Sociedade da Informação e as Redes de Comunicação 
    A Internet como mediadora do Ensino e da Aprendizagem 
    A Internet e o Ensino Superior 
    Pesquisa e Produção Científica, Bibliotecas Virtuais 
    Bibliotecas Virtuais e a Democratização do Conhecimento 
    Cibercultura Pedagógica 
    Universidade Virtual ou Universidade Aberta 
     

    Bibliografia da disciplina 
    Redes de Comunicações e Processos Educacionais

    Chaves, Rosangela. A Arte de Escrever na Internet. O Popular. Goiânia 31/05/98 Informática & Telecomunicações:5 
    Cortelazzo Iolanda Bueno de Camargo. Redes de Comunicações e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações Telemáticas. São Paulo, Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996 (1) 
    _______. Projetos que resultam em efetiva rede de comunicação escolar. GT Comunicação e Educação, XVII INTERCOM, Piracicaba: UNIMEP, 10 p., 1994. 
    Cortelazzo Iolanda Bueno de Camargo e Oliveira, Vera Barros de. Telemática: Proposta e Desafio à Educação e Comunicação. In Informática em Psicopedagogia. São Paulo, Editora SENAC, 1996, 113-130 (2) 
    Dickinson, Sarah Telecommunications within the classroom: Thinking inside new spaces. In Kafai, Y. and Resnick, M. (eds). Constructionism in Practice : Rithinking the Role of Technology. Cambridge, MIT Media Lab, 1994. 
    Elsworth, Jill H. Education on the Internet. Indianapolis, Samms Publishing, 1997. 
    Garzón, Artur. "Contexto latino americano, tecnologia y educación. Tradición y 
    pertinencia". Tecnologia y Comunicación Educativas. ano 9, 22 enero-marzo, 
    1994, 51-64. 
    Kerckhove, Derrick de. A Pele da Cultura (Uma Investigação sobre a Nova Realidade Eletrônica). Lisboa. Relógio D'Água Editores, 1997 
    Lévy, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberspaço. São Paulo. Edições Loyola, 1998. 
    Morán, José Manuel. Mudança na Comunicação Pessoal. São Paulo, Paulinas, 1998. 
    Negroponte, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo. Cia das Letras, 1995. 
    Piscitelli, Alejandro. Enredados, ciudadanos de la cibercultura. In Dabas, E. , Najmanovich, D. Redes. El lenguaje de los vínculos. Buenos Aires, Paidós, 1995, 77-103. 
    Prado, Gilberto. Dispositivos interativos: imagens em redes telemáticas. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org). São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997. 
    Soares, Ismar de Oliveira. Sociedade da Informação ou da Comunicação? São Paulo, Cidade Nova Editora, 1996 
    Touraine, Alain. La Sociedad Multicultural. In Podemos vivir juntos? Iguales y diferentes. Buenos Aires, Fondo de Cultura Economica, 1997, 165-204. 
    Turkle Sherry. Life on the Screen: Identity in the Age of the Internet. .New York, Simon & Schuster, 1997.

    Referências Telemáticas

    Bibliotecas Virtuais
    http://www.cg.org.br/gt/gtbv/bibliotecas.htm 28/04/99

    Bibliotecas Virtuais - NIPE/UNICAMP
    http://www.unicamp.br/nipe/litera.htm 28/04/99

    Budasz , Rogério . De Alexandria a Babel - Bibliotecas Virtuais e Pesquisa em Música 
    http://www-scf.usc.edu/~budasz/anppom.htm 28/04/99

    Cortelazzo, Iolanda B. C. A Mente e a Máquina http://www.geocities.com/Athens/Agora/9828/mente/mind.html

    Delarbre, Raul Trejo. Que hacer com las redes? In La nueva alfombra magica. cap. V http://etcetera.com.mx/libro/cinco/cinco1.htm 26/03/99

    Duval, Jean-François - Sherry Turkle: «Bienvenue au club des mutants http://www.construire.ch/construire/SOMMAIRE/9718/18entret.htm

    Ferrarotti, Franco. I nomadi del Cyberspazio diffondono una nuova cultura: orale, tribale, molto vitale. http://www.fub.it/telema/TELEMA/Ferraro6.html 24/03/99.

    Nicola, Ricardo Luís. Cultura Digital: Interfaces Homem x Máquina. http://www.unicamp.br/dgrh/segundo/index.html

    O Estado Actual da Emergência da Universidade Virtual 
    http://water.di.uminho.pt/dia/Document/teses/aurora/capitulo4a42.html 28/04/99

    Phillips, Vicky. Education on the Internet. http://www.salonmagazine.com/contact/masthead.html

    Prossiga - CNPq
    http://www.prossiga.br/rei/centro.html 28/04/99

    Sonntag, Heinz & Arenas, Nelly. Lo Global, lo local y lo Hibrido http://193.242.192.2/most/sonnspa.htm 17/03/99

    Rheingold, Howard. Mind to Mind. http://www.well.com/user/hlr/texts/mindtomind/turkle.html

    Vattimo, Gianni. La Filosofia e la crittica della tecnologia http://www.emsf.rai.it/giostra/stampa/970519stampa.htm

    Virtual Institute for Global Culture http://tes.ntu.ac.uk/level2/vi.html9/08/98 

    Universidade do Futuro http://water.di.uminho.pt/dia/Document/teses/aurora/capitulo2a21.html 28/04/99



    Anexo 2c - Programa do Módulo Filosofia e Tecnologia
     
    Curso Tecnologias de Comunicação e Educação 
    Módulo: Filosofia e Tecnologia 
    Docente: Profa. Iolanda B. C. Cortelazzo 
    Carga Horária: 60 horas 
    Período: 2º semestre de 1998 

    Ementa

    Estudo das transformações que provocam um novo modo de ser, de se relacionar e de se perceber sob a influência das tecnologias de informação e de comunicação. 

    Objetivos

    Pesquisar sobre o impacto das tecnologias nas relações entre os homens, entre o homem e a máquina e na sua percepção de si mesmo. 
    Entender conceitos como telepresença, realidade virtual, ciberespaço, holismo, etc.... Refletir como essas transformações afetam a sociedade e provocam o surgimento de um novo homem. 

    Programa
    Conceitos 
    A Mente e a Máquina 
    A Sociedade da Informação 
    A Revolução do Conhecimento 
    Realidade Virtual, Ciberespaço e Identidade 

    Bibliografia do Módulo Filosofia e Tecnologia

    Anderson, John J. Lippman on Interactivity. MACUSER , march/1989:91. 
    Cortelazzo. Iolanda B. C. Tecnologia, Comunicação e Educação: a tríade do século XXI. Anais de The International Congress on Communication and Education. São Paulo, 1998.
    _______. Mídias e Educação: mudanças no paradigma educacional ou fracasso da Escola. Ceciliana Ano VII: no 8. Santos: Universidade Santa Cecília, 1997. Semestral.
    Gardner, Howard. The Mind's New Science: History of the Cognitive Revolution -BasicBooks, 1987, capítulo 14, p. 381-400
    Garzón, Artur. Contexto latino americano, tecnologia y educación. Tradición y pertinencia. Tecnologia y Comunicación Educativas. ano 9, 22 enero-marzo, 51-64, 1994,.
    Kac, Eduardo. A Arte da Telepresença na Internet. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org). São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997. 
    Kerckhov, Derrick de. A Pele da Cultura (Uma Investigação sobre a Nova Realidade Eletrônica). Lisboa. Relógio D'Água Editores, 1997.
    Landow, George. Hypertext: The convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore, The John Hopkins University Press, 1992. 
    Lévy, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberspaço. São Paulo. Edições Loyola, 1998.
    _______. O inexistente impacto da tecnologia. Folha de São Paulo, 17/08/1997, mais!, 5. 

    _______. O que é o Virtual? São Paulo. Editora 34, 1997. 
    _______. L'Intelligence Collective: Pour une anthropologie du cyberspace. Paris, La Découverte, 1994. 
    _______. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, 21-74. e 101-112. 
    Machado, Arlindo. Artigo: Hipermídia: O labirinto como metáfora. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org). São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997. 
    Morin, Edgar. A new way of thinking. Courrier de l'Unesco, 1996. 
    Negroponte, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo,Companhia das Letras, 1995.
    Postman, Neil. Tecnopólio. A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel,1994.** 
    Prado, Gilberto. Dispositivos interativos: imagens em redes telemáticas. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org). São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997. 
    Raschke, Carl. Digitsal Culture, the Third Knowledge Revolution and the Coming of the Hyperuniversity. Syllabus,http://www.syllabus.com/ March 1998.
    Santaella, Lucia. Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 5-49,1996.
    Turkle Sherry. Life on the Screen: Identity in the Age of the Internet. .New York, Simon & Schuster, 1995
    _______. The Second Self: Computers and the Human Spirit New York, Simon & Schuster, 1984
    Toffler, Alvin . Powershift: As Mudanças do Poder. Rio de Janeiro, Record, 1990
    _______. A Terceira Onda. Rio de Janeiro, Record, 1980 (7a ed.)
    _______. O Choque do Futuro.São Paulo, Editora Record, 1994 (5ª ed.) 

    Referências Telemáticas

    Cortelazzo, Iolanda B. C. A Mente e a Máquina http://www.geocities.com/Athens/Agora/9828/mente/mind.html

    Duval, Jean-François - Sherry Turkle: «Bienvenue au club des mutants http://www.construire.ch/construire/SOMMAIRE/9718/18entret.htm

    Nicola, Ricardo Luís. Cultura Digital: Interfaces Homem x Máquina. http://www.unicamp.br/dgrh/segundo/index.html

    Rheingold, Howard. Mind to Mind. http://www.well.com/user/hlr/texts/mindtomind/turkle.html

    Vattimo, Gianni. La Filosofia e la crittica della tecnologia http://www.emsf.rai.it/giostra/stampa/970519stampa.htm

    Universidade do Futuro http://water.di.uminho.pt/dia/Document/teses/aurora/capitulo2a21.html



    Anexo 3 Trechos de trabalhos dos alunos de 1998

    Resenha corrigida

    Educação na Internet - texto escrito por Marcos Palácios, jornalista, Ph.D. em Sociologia pela University of Liverpool e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia. Publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, (6): 29-36, mai/ago 1996.
    O objetivo do artigo é o de motivar as pessoas temerosas da informática ao uso da Internet, mostrando as facilidades de seu acesso e as perdas causadas por aqueles que não se dispuserem a usá-la, fornecendo ao leitor diversos endereços eletrônicos para diferentes fontes de consultas, principalmente na área de educação.
    Entre os recursos disponíveis para as pesquisas, o autor escolheu a World Wide Web (WWW) definida como uma grande teia de banco de dados interligados, abrangendo máquinas de diversas redes que constituem a Internet. Palacios define Internet como uma rede telemática e afirma que chegamos à era das "cyberbibliotecas" onde o pesquisador assume o papel de "cybernauta".
    Através das afirmações de Negroponte, o autor mostra a dimensão da Internet sendo, na época, 45 mil redes interligadas em mais de quatro milhões de computadores e cerca de cinqüenta milhões de usuários espalhados por todo o mundo.
    O autor fornece muitos endereços são fornecidos por parte do autor de "sites" para os mais variados tipos de consultas ou pesquisas, entre eles "sites" relacionados à Educação. Para o autor, a Educação é um dos campos mais privilegiados em termos de acúmulo de informações na WWW, sendo a Internet uma poderosa ferramenta de trabalho para se atuar em termos educacionais, é como no caso da Educação à a Distância.
    O autor cita alguns problemas relacionados às buscas de informações na Internet onde o grande vilão é o excesso de informações disponíveis dificultando a seleção e a busca de informações e sugere algumas saídas.(Uma saída para este problema seria as buscas automáticas a partir de palavras-chave. Existe também o problema da falta de um catálogo confiável de todas as páginas disponíveis na Internet. Alguns guias publicados acabam tornando-se obsoletos devido ao crescimento constante e ininterrupto de novas páginas. Os catálogos mais eficazes acabam sendo aqueles oferecidos on-line na própria rede).

    Trecho acima desnecessário na resenha

    O público alvo do texto são as pessoas leigas sobre informática mas que se interessam em buscas de informações via Internet. O autor lança mão de notas de roda-pé (rodapé) para explicar os termos usados na área da informática, como por exemplo "modem", "e-mail", "links" e informações sobre o funcionamento básico de acesso à Internet. Também é destinado a pesquisadores da área de educação devido aos variados "sites" sobre o referido assunto disponibilizados pelo autor.
    O texto possui linguagem clara, mas assemelha-se a um manual de informática distanciando-se do assunto proposto pelo título: Educação na Internet, sendo que, este assunto foi abordado apenas de forma a fornecer endereços eletrônicos para os pesquisadores desta área.
    Ficam claro(as) as facilidades trazidas pela Internet para os pesquisadores de diversas áreas científicas que podem acessar artigos, livros e dissertações de bibliotecas do mundo inteiro sem sair de casa. Portanto, recomendo o texto a pesquisadores e professores da área de educação como fonte de busca de endereços na Internet.

    FPGF
    Mestranda em Tecnologias Aplicadas à Educação

    F.

    Você mesma se corrige nesse último parágrafo: o texto atinge, sim, seus objetivos, pois não pretende ser um tratado sobre Educação na Internet, mas uma introdução, por demais necessária aos não iniciados.
    Atente para as construções em Português. Sempre que possível, use a voz ativa, ao invés da passiva.
    No mais sua resenha está muito boa.

    Bom trabalho

    Iolanda


    Anexo 4 Programa de Aprendizagem Online da Universidade de Temple na Filadélfia, Pensilvânia, EUA

    http://oll.temple.edu/oll/FLUREC/Default.htm
     
     
     
     
     
     

    Autora:   Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
    Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade  em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. 
    Orientadora: Profa. Dra. Vani Moreira Kenski .


         Sumário    Introdução  Capitulo I   Capitulo II    Capitulo III     Capitulo IV     Capitulo V

    Bibliografia    Glossário     Anexos    Resumo
     
     

    ......................................................................................................... images/menino.gif (323 bytes)