Introdução
“Você está estruturando
o problema de modo a
incitar e encorajar a colaboração?"
(Schrage, 1995)
Esta tese se desenvolve dentro de uma linha de pesquisa cujo eixo é a formação do professor em um contexto de constantes e rápidas transformações causadas pelos avanços das tecnologias de informação e das tecnologias de comunicação que se refletem nas relações e atuações educativas. A sociedade tecnológica em que vivemos exige um novo tipo de pessoas que estejam mais próximas não só pela tecnologia, mas, principalmente, por atitudes de colaboração, participação, compartilhamento e construção conjunta quer na vida pessoal quer na vida profissional.
Este trabalho continua na trajetória iniciada pela dissertação de Mestrado "Redes de Comunicação e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações telemáticas", na Faculdade de Educação da USP, em 1996, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Felisminda de Rezende e Fusari e cuja síntese apresento, ainda, neste capítulo.
Parto da análise e reflexão da minha prática profissional de 1996 a 1999 em cursos de Pós-Graduação, a partir da perspectiva de que as novas tecnologias de informação e comunicação podem otimizar as relações de proximidade entre professores e alunos favorecendo um ensino de melhor qualidade.
Enquanto professora e formadora de professores, desde 1972, vim desenvolvendo uma abordagem construtivista e sócio-interacionista, tendo professores e alunos como colaboradores e, sobretudo, participantes ativos do processo de ensino e aprendizagem que desenvolvíamos em parceria.
Em 1991, ao conhecer a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, encontrei um grupo de comunicadores e educadores envolvidos em pesquisa sobre as tecnologias de comunicação aplicadas à educação e pude compartilhar minha experiência, minhas crenças e meus anseios, contribuindo para a mudança de um paradigma educo-comunicacional que enredasse os alunos na escola como construtores de seu conhecimento e de desenvolvimento - cooperativa e colaborativamente - orientados por professores profissionais, aptos, proficientes, criativos e, também, construtores.
Durante minha atuação nesse Centro de Pesquisa, primeiro como pesquisadora colaboradora, depois como bolsista e coordenadora do Grupo de Estudos de Telemática e Ensino de Humanidades, GETEH, participei de muitos congressos, seminários e encontros nacionais e internacionais. Coordenei, ainda, a capacitação de professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior em workshops, oficinas pedagógicas e cursos de extensão como os de 1997, "Professor do Futuro no Presente", ministrados na Sala de Aula do Futuro da Escola do Futuro, USP, no Centro Maria Antonia, em São Paulo. Essas experiências despertaram meu interesse em pesquisar sobre ensino e aprendizagem bem como sobre tecnologias de comunicação. Decidi, então, desenvolver uma pesquisa sobre redes de comunicações e atuações de professores em projetos pedagógicos.
Tanto a minha participação em congressos internacionais e nacionais, quanto a minha experiência com o uso intensivo dos serviços da Internet - correio eletrônico, listas de discussão, e WWW- colocavam-me em contato com pesquisadores e educadores de várias partes do mundo e do Brasil, o que me permitiu perceber as mesmas questões tanto no âmbito internacional quanto no brasileiro. O mapeamento de projetos pedagógicos telemáticos desenvolvidos com as escolas de São Paulo, de outras regiões do Brasil e da América Latina (Peru) e com Portugal e Estados Unidos, possibilitou-me colher material e informação tanto para construir um saber mais significativo sobre atuações de professores quanto para construir conexões com outros saberes.
O retrato que desenho nesta introdução é essencial para que se compreenda o desenvolvimento deste trabalho que não foi construído apenas dento de bibliotecas, diante da tela do computador ou a partir da teoria, mas, principalmente, a partir de um trabalho árduo, gratificante, e significativo em salas de aula, salas de professores, laboratórios de multimídia, auditórios - presencialmente e a distância - em recursos analógicos e digitais, com trabalho solitário e individual, às vezes, com trabalho cooperativo e colaborativo a maior parte do tempo.
0.1 As Redes de comunicação e atuação de professores
A dissertação "Redes de Comunicação e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações telemáticas" (CORTELAZZO, 1996) estuda a atuação de professores com novas tecnologias de comunicação em projetos pedagógicos. Estudei a atuação de professores com alunos de Escolas de Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior tendo como elemento comum a interconectividade de culturas e saberes como contribuição qualitativa que leva à resignificação do funcionamento das redes comunicacionais nas escolas. Desenvolvi a pesquisa da dissertação de mestrado a partir de perguntas norteadoras a respeito da formação continuada e de atualização em comunicação, mídias e redes, de professores que se tornariam mediadores competentes nos processos de aperfeiçoamento cultural e humano de seus alunos.
Uma das conclusões desse trabalho foi que as redes de comunicação, em particular, as redes de eletrônicas, podem ser o diferencial para a melhoria de qualidade da educação latino americana, se adequadamente utilizadas, pois podem atingir as regiões mais longínquas que são difíceis de serem atingidas pelos meios convencionais. Além disso, a telemática permite a comunicação entre professores, com seus pares e com especialistas. Esse intercâmbio deixa os menos experientes mais a vontade para colocarem as suas dúvidas e facilita aos mais atuantes compartilharem os resultados de suas pesquisas e experiências. Da mesma forma, permite que através de projetos pedagógicos, professores entrem em contato com outras culturas e que se tornem "continuamente novo s aprendizes de sua profissão de educadores intencionais junto aos alunos". Finalmente, conclui que todo e qualquer projeto pedagógico ou implantação de um programa pedagógico telemático implica sua integração em uma política educacional ampla que "parta de programas de capacitação e atualização de todo o corpo pedagógico-administrativo escolar".
Ao decidir elaborar a proposta de tese de doutorado, lembrei-me de que esse estudo das atuações de professores, mediadas pelas novas tecnologias de comunicação na prática comunicacional educativa, me apontou para a necessidade de que outras pesquisas fossem desenvolvidas nessa área.
Com essa perspectiva e com a avaliação continuada das abordagens que utilizo nos cursos de Pós-Graduação, de Mestrado e de Lato Sensu, com alunos que atuam como professores do Ensino Superior, decidi analisar e refletir sobre a minha prática em cursos de Pós-Graduação. Entre as muitas das questões que se colocavam e me instigavam a aprofundar a minha pesquisa, selecionei algumas, como ponto de partida para o presente trabalho. O ensino com parcerias efetivas entre professores e alunos é um ensino de melhor qualidade? O ensino na Pós-Graduação é de melhor qualidade quando existem essas parcerias? A multimídia e a telemática utilizadas em cursos de Pós-Graduação trazem melhorias significativas? Trabalhando com um coletivo ativo e colaborativo houve um salto devido ao uso efetivo e rico das novas tecnologias? As novas tecnologias já disponíveis na instituição contribuíriam para transformar aqueles professores acomodados em uma equipe ativa, colaborativa e criativo-construtora?
Busco, pois, refletir sobre uma prática constante e consciente com alunos participantes do processo de ensino e aprendizagem através da formação de redes de comunicação, mediadas ou não pelas tecnologias de comunicação Procuro, com este trabalho, demonstrar que, nos grupos estudados, as relações de proximidade inerentes à colaboração, participação ativa e construção conjunta conjugadas com as relações decorrentes do uso dos audiovisuais, da multimídia e da telemática têm uma influência significativa na melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de pós-graduação na área das ciências humanas.
Esta tese que se delineia como uma história de vida profissional com o recorte da minha vivência enquanto professora e pesquisadora com seus alunos de Pós-Graduação apresenta a seguinte estrutura.
No Capítulo I, Ensinar e Aprender :As duas faces da educação, explicito algumas informações básicas sobre a experiência de ensinar e aprender como uma aventura colaborativa na qual quem ensina e quem aprende participam intencional e significativamente, atuando como parceiros ou como mediadores do conhecido e do desconhecido.
No Capítulo II, Colaboração, Tecnologias e Ambiente Colaborativos, através de um diálogo com alguns teóricos, especialistas, meus pares e alguns alunos, procuro esclarecer o que é colaboração, bem como a diferença entre trabalho de grupo e trabalho em equipe, e de que modo o ambiente colaborativo e as tecnologia colaborativas podem otimizar o processo de ensinar e aprender.
O Capítulo III, Parceria Colaborativa com Alunos de Pós-Graduação, apresenta informações metodológicas desta pesquisa, que se configura como um recorte na minha história de vida como docente do Ensino Superior e apresenta um quadro de referências básicas para as análises e reflexões aqui relatadas.
O Capítulo IV, Colaboração e Participação em Projetos Coletivos, Mediados pelas Tecnologias de Comunicação, descreve algumas experiências em que audiovisuais, multimídia e telemática são utilizados como tecnologias colaborativas promovendo a comunicação educativa e o compartilhamento reflexivo, através de parcerias em que os alunos desenvolvem experiências colaborativas e refletem sobre sua atuação como alunos e como professores;
Finalmente, o Capítulo IV, Constatações,
Perspectivas e Proposições, traz alguns desvelamentos
que se apresentam como constatações na minha história
de vida como professora do Ensino Superior; como perspectivas para futuras
atuações e pesquisas além de algumas proposições
de outros trabalhos, resultado das relações de proximidade
desenvolvidas entre esta pesquisadora, seus pares e seus alunos nas nossas
parcerias também mediadas pelas tecnologias colaborativas.
Autora: Iolanda
Bueno de Camargo Cortelazzo.
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Orientadora: Profa. Dra. Vani Moreira Kenski . |
Bibliografia
Glossário Anexos
Resumo
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