BALZAN, Newton Cesar. Do estudante ao professor universitário: caminhos para a didática do ensino superior. Revista da Educação. Campinas, v.1, N. 3:7-24, dezembro, 1997.
BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: O Cotidiano na Escola". Petrópolis, Vozes, 1993, 3a ed.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira. In Trigueiro, Mendes, Demerval (coord). Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1987:135-176.
CANCLINI, Nestor Garcia. La modernidad después de la posmodernidad. In Belluzzo, Ana Maria de M (org,) Modernidade: Vanguardas artísticas na América latina. São Paulo, UNESP/Memorial da América Latina, 1995
CARLSON, Robert. Malcolm Knowles: Apostle of Andragogy.t . Vitae Scholasticae, 8: Spring 1989.
CARR, Wilfred. Professing Education in a Postmodern Age. Journal of Philosophy of Education. col. 31, No. 2:309-327, 1997
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
CHISOLM, Inés Marquez. Culture and Technology: implications for multicultural teacher education. Journal of Information Technology and Teacher Education. vol 3N. 2, 1994.
CORTELAZZO, Iolanda B. C.. Redes de Comunicação e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações telemáticas. São Paulo, FEUSP, Dissertação de Mestrado, 1996.
CROOK, Charles. Computers and the Collaborative Experience of Learning. New York, Routledge, 1996 ( International Library of Psychology)
CROSS, K. Patricia. San Francisco, Classroom Research: Helping Professors Learn More About Teaching and Learning. IN How Administrators Can Improve Teaching. Jossey-Bass Publishers, 1990, 123-141.
DELARBRE, Raul Trejo. Que hacer com las redes. In La nueva alfombra mágica: Usos y mitos de Internet, la red de redes. Mexico, Fundação FUNDESCO, 1994.
DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo, Cortez, 1990.
EMERENCIANA, Maria do Socorro Jordão. Reflexões sobre o home e sua educação. EPISTÈME, n.1, v.2:125-141, jul-dez, 1996.
ESCOLANO, Agustin. La educación ante los escenarios de fin de siglo. Educação Brasileira. Brasília, v1. 20, n. 40:11-39, janeiro/julho, 1998.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo, Paz e Terra, 1977.
GARDNER, Howard. Creative Minds. New York: Basic Books, 1993, 464p.
GARDNER, Howard. Estruturas Mentais: Múltiplas Inteligências. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994
GARZÓN, Artur. Contexto latino americano, tecnologia y educación. Tradición y pertinencia. Tecnologia y Comunicación Educativas. ano 9, 22:51-64, enero-marzo, 1994.
GRANOT, Nira e GARDNER, Howard. "When minds meet: interactions, coincidences, and development in domains of ability". In Sternberg, Robert. J e Wagner, Richard K. (editores). Mind in Context: Interactionist perspectives on human intelligence, Cambridge: Cambridge University Press, 1994, 171-201.
KANTER, Rosabeth Moss. Collaborative Advantage: The Art of Alliances. Harward Business Review, v.72, n. 4:96-108, July-August 1994.
KATZENBACH, Jon. R. Introduction. In The work of teams. Boston, MA, Harward Business Review, 1998.
KAYE, Anthony. Apprendimento collaborativo basato sul computer. Tecnologie Didattiche. N.4 , Autunno 1994, pag. 9-21
KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os resursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o Ensino e suas relações. Campinas,SP, Papirus, 1996, 127-147.
KERCKHOVE, Derrick de. A Pele da Cultura (Uma Investigação sobre a Nova Realidade Eletrônica). Lisboa. Relógio D'Água Editores, 1997.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. L'Intelligence Collective: Pour une anthropologie du cyberspace. Paris, La Découverte, 1994.
Lopes, Antonia Osima. Relação de interdependência entre ensino e aprendizagem. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o Ensino e suas relações. Campinas,SP, Papirus, 1996, 105-114.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Presença dos meios de comunicação na escola: Utilização pedagógica e preparação para a cidadania. IN KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação e Educação: Caminhos Cruzados. São Paulo, Edições Loyola, 1986, 29-52.
MACHADO1, Arlindo. Artigo: Hipermídia: O labirinto como metáfora. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org). São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997.
MACHADO2, José Nilson. Ensaios Transversais: Cidadania e Educação. São Paulo Escrituras Editora, 1997.
MARTIN, A. G. El profesor ante las nuevas tecnologias multimedia. In Martin, A. G.. (coord.) Formacion del profesorado en la Sociedad de la Información. Segovia (es), Univarsidad de Valladolid.
MARTIN-BARBERO, Jesus. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In Souza, Mauro Wilton. Sujeito, o Lado Oculto do Receptor. São Paulo, Brasileiense/ECAUSP, 1995.
MASETTO, Marcos T. (org.). Docência na Universidade. Campinas, Papirus,
MORAES1, Maria Cândida. Em direção à Cupula das Américas: novas tendências para o uso das tecnologias da Informação na educação. Brasília-DF, 1998.
MORAES2, Roque. Compreendendo a profissionalização mediante histórias de vida de bons professores, "Revista Educação, nº 31, 1996, PUCRS.1998.
MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo, Ed. UNESP Fundação, 1995.
MORÁN, Costas, José Manuel. Educar para a Comunicação: Análise das experiências latino-americanas de Leitura Crítica da Comunicação. (Doutorado), ECA-USP, 1987.
PISCITELLI, Alejandro. Enredados. Ciudadanos de la cibercultura. In Dabas, E. & Najmanovich, D. Redes. El lenguaje de los vínculos. Buenos Aires, Paidós, 1995, 77-103.
POSTMAN, Neil. The End of Education. Redefining the value of the school. New York, Vintage Books, 1996.
POSTMAN, Neil. Tecnopólio. São Paulo, Nobel, 1994.
REZENDE e Fusari, Maria Felisminda de. Comunicação, Mídias e Aulas de Professores em Formação: novas pesquisas?. In ANAIS II do IX ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Lindóia/SP, vl. 1/1, 1998:238-256.
REZENDE e Fusari, Maria Felisminda de. TV, Recepção e Comunicação na Formação Inicial do Professor em Cursos de Pedagogia. VIII ENDIPE 96, Florianópolis, 1996.
REZENDE e Fusari, Maria Felisminda de. "Multimídias e Formação de Professores e Alunos: Por uma Produção da Comunicação Escolar de Cultura". Texto da participação do painel "Tecnologia e Prática de Ensino", durante o VII ENDIPE, Goiânia: 1994.
REZENDE e Fusari, Maria Felisminda. Um espaço para o vídeo na Formação de Professores. . IN KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação e Educação: Caminhos Cruzadoso. São Paulo, Edições Loyola, 1986, 185-196.
RODRIGUES, Neidson. Modernidade e Educação: tópicos para discussão. Idéias. São Paulo, FDE, 1992:97-114.
RUSHKOFF, Douglas . CYBERIA: Life in the Tranches of Hyperspace. New York,HarperSanFrancisco, 1994.
SAAD, Beth. Na velocidade da luz. Ficção científica e futurologia pautam realidade. O Estado de São Paulo, Caderno 2/CULTURA, 17 de outubro de 1999: D5.
SAINT-ONGE, Michel. "Qu'est-ce qu'íl y a de pédagogique dans l'ordinateur?" CÉGEP Montmorency).
Santaella, Lúcia. A Cultura das Mídias. São Paulo, Experimento, 1996.
SANTOS, FILHO, José Camilo dos. Universidade, Modernidade e Pós Modernidade. Educação Brasileira, v. 20, n. 40:41-72, janeiro/julho, 1998.
SCHRAGE, Michael. No More Teams! Mastering the Dynamics of Creative Collaboration. New York, Currency Doubleday, 1995.
Semeghini, Idméia . A escola inclusiva investe nas potencialidades do aluno: tópicos para a reflexão com a comunidade. In: BAUMEL, R. & SEMEGHINI, I (orgs). Integrar/Incluir: desafio para a escola atual. São Paulo, FE-USP, 1998.
SNOW, Richard E. Abilities in academic tasks. In Sternberg, Robert. J e Wagner, Richard K. (editores). Mind in Context: Interactionist perspectives on human intelligence, Cambridge: Cambridge University Press, 3-37, 1994.
SOARES, Ismar.de Oliveira. Sociedade da Informação ou da Comunicação. São Paulo, Editora Cidade Nova, 1996
SONNTAG, Heinz & ARENAS, Nelly. Lo Global, Lo Local, Lo Hibrido: Aproximaciones a una discusión que comienza. Gestion de las Transformaciones Sociales - MOST. Documentos de Debate n. 6, UNESCO, 1995, 20 p.
SORDI, Mara Regina Lemes de. A aula universitária em questão: espaço de desoberta ou de reprodução? Revista da Educação. Campinas, v.1, N. 3:59-73, dezembro, 1997
STOKROCKI, M. Qualitative Forms of Reseach Methods. In Sharon LaPierre & E. Zimmerman (Eds.). Research methods and art. Reston, VA: National Art Education Association (No prelo, em 1998 – lido capítulo digitado).
STOKROCKI, Mary. An Educational Criticism Study of Teaching Suburban ninth graders. The Ohio Art Education Association Journal, 29 (1), 3-21, 1991.
Toffler, Alvin. O Choque do Futuro. São Paulo, Editora Record, 1994 (5ª ed.)
Toffler, Alvin. A Terceira Onda. Rio de Janeiro, Record, 1980 (7a ed.)
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 3ª edição, 1991.
YANES, Margarita Castañeda. Los medios de la Comunicación y la Tecnologia Educativa. Mexico, Editorial Trillas, 1991.
ANTINUCCI, Francesco.Non bastano molti computer per fare una scuola moderna. Telèma. Il mondo diverso, cambiano impresa e lavoro.13, estate 1998. http://www.fub.it/telema/TELÈMA13/Antinu13.html
Contu, Ignazio. La sapienza della scuola è più moderna, telematica. Telèma. Computer, Scuola e Sapere.12, primavera 1998. http://www.fub.it/telema/TELEMA12/Contu12.html
CONTU, Ignazio. Un dibattito necessario, per comprendere il presente e prepararsi al futuro. Telèma. Lavoro, Telematica, Progresso. 2, autunno 1995. http://www.fub.it/telema/TELEMA2/Contu2.html
FOWLER. http://www.npac.syr.edu/projects/ltb/Fowler/Main.html
DE MASI, Domenico. http://www.fub.it/telema/TELEMA2/DeMasi2.html
GUASTAVIGNA, Marco. A scuola oggi non basta insegnare com il computer. Telèma. Medicina, Salute, Benessere. 9, estate 1997. http://www.fub.it/telema/TELÈMA9/guastav9.html
LOISEAU , Gérard Première esquisse de Reflets, Revue francophone en sciences de l'information et de la Communication diffusée sur REFER. http://www.aupelf.fr/hanoi97/initiat/colloque/loiseau.htm
Marano, Alaberto. La formazione degli adulti. Cultura d' Impresa, Formazione e Consulenza. http://www.cestor.it/ar/2marano.htm
Observatoire des Technologies pour l'Education en Europe. http://www.worldnet.net/ote/text0013.htm
MORÁN, José Manuel. Educar o educador. http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm (04/10/1999)
PARISI, Domenico. E' una macchina di talento: ci restituisce l'esperienza http://www.fub.it/telema/TELEMA12/Parisi12.html, 1998.
PUYEAR, Jeffrey M and BRUNNER, José Joaquín. Na Agenda for Educational Reform in Latin America and the Caribbean. http://www.laspau.harvard.edu/iad/polframe.htm
Raschke, Carl. Digital Culture, the Third Knowledge Revolution and the Coming of the Hyperuniversity. Syllabus,http://www.syllabus.com/ March 1998.
SANMANIEGO, Filoteo. Encuentros de Culturas. América Latina en sus arte Ed. Siglo XXI, México 1984, pp.115-127 http://www.mty.itesm.mx/dch/deptos/ri/ri-802/lecturas/lecvmx350.html
SONNTAG, Heinz R. & ARENAS, Nelly. Lo Global, Lo Local, Lo Hibrido Aproximaciones a una discusión que comienza. Gestion de las Transformaciones Sociales - MOST (Documentos de debate No. 6), UNESCO,1995 http://193.242.192.2/most/sonntspa.htm
Zaya ,Octavio. Transterritorial.
The Spaces of Identity and the Diaspora. In. Art Nexus no. 25/97.
http://www.universes-in-universe.de/artnexus/n025/zayaeng.htm
ASCOTT, Roy. Cultivando o Hipercórtex. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org) São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo.Lisboa, Edi'ções 70, 199-.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira. In Trigueiro Mendes, Demerval (coord). Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1987.
BUSATO, Luiz R. Tecnologias de Informação, Comunicação e Educação. Trabalho apresentado no 4º EDUCADOR Congresso Internacional de Educação. São Paulo, 1997.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo, EDUSP, 1997.
MORAES, Mª Candida (1997). Informática Educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação.(SBC-IE, UFSC), n. 01, setembro 1997, pp.19-44.
CASTANHO, Maria Eugênia e CASTANHO, Sergio E. M Revisitando os objetivos da educação. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o Ensino e suas relações. Campinas,SP, Papirus, 1996, 53-76.
CEBRIÁN, Juan Luis. A Rede, como nossas vidas serão transformadas pelos novos meios de comunicação. São Paulo, Summus Editorial, 1999.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Formação de Professores: Um estudo internacional colaborativo. . Revista da Educação. Campinas, v.1, N. 4:24-32, junho, 1998.
DEMAILLY, Lise. Modelos de Formação Contínua e Estratégias de Mudança. In NOVOA, Antonio (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992.
DEMO, Pedro. Questões de Teleducação. Rio de Janeiro, Vozes, 1998
DOMINGUES, Diana (org). A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997
DRUMMOND, Phillip. Introduction: Media, Culture and Curriculum. Changing English, v.2 n.2:1-16, Autumn, 1995.
EDGAR, Christopher and WOOD, Susan Nelson (ed.). The Nearness of You: Students and Teachers Writing On-line. New York. Teachers & Writers Collaborative, 1996.
Educational Technology. Impact of Computing in Education. Sept. 1992.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. La comunicación para el desarrollo sustentable en la sociedad globalizada. Dialogos de la Comunicación. Revista Teórica de la federación Latinoamericana de Faculdades de Comunicación Social. Lima(Peru), No. 45:71-75, junio 1996.
LANDOW, George. Hypertext: The convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. Baltimore, The John Hopkins University Press, 1992.
Laurel, Brenda. Art and Activism in VR. Verbum Magazine, November 1991.
Laurel, Brenda. Strange News worlds of Entertainment. Compute, nov.1991:102-104.
LÉVY, Pierre. Cyberculture. Paris, Odile Jacob, 1997.
LÉVY, Pierre. L'Intelligence Collective: Pour une anthropologie du cyberspace. Paris, La Découverte, 1997.
MASETTO, Marcos T. "Aula na Universidade". In FAZENDA, Ivani C.A. (org.) Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998 (coleção Práxis).
MENEZES, Luiz Carlos (org) Professores: Formação e Profissão. Campinas, SP, Autores Associados, São Paulo, NUPES, 1996 (Coleção Formação de Professores).
Mink, Frank de. Towards a Theory of Metaphors. In Geschka, Horst, Moger, Susan e Richards, Tudor. Creativity and Innovation: The Power of Synergy. Darmstadt, Geschka & PArtner, 1994 (From the Fourth European Conference on Creativity and Innovation).
MORALES, Ernesto Meneses "Un perfil del maestro universitário". Revista Estudios y Ensayos, v.1 (4) 24, out – dec 1977.
Morin, Edgar. A new way of thinking. Courrier de l'Unesco, 1996.
Negroponte, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo,Companhia das Letras, 1995.
NOVOA, Antonio (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1992. (artigos de Donald Schön e de Ken Zeichner)
PERRENOUD, Phillipe. Práticas pedagógicas profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1993. (práticas pedagógicas e profissão docente: três facetas.
PFROMM neto, Samuel. Telas que ensinam. Mídia e aprendizagem: do cinema ao computador. Campinas, Editora Alínea, 1998.
PIMENTEL, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores. São Paulo, Cortez, 1994.
POUTS-LAJUS, Serge et RICHÉ-MAGNIER, Marelle. L'école à l' heure d' Internet. Les enjeux du multimédia dans l'education. Nathan, 1998.
POSTMAN, Neil. The End of Education: Redefining the value of school. New York. Vintage Books, 1996.
Prado, Gilberto. Dispositivos interativos: imagens em redes telemáticas. In: A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. Diana Domingues (org). São Paulo, Fundação Editora da UNESP, 1997.
QUIN, Robin. Internet en la enseñanza de los nuevos medios. In Martin, ª G. (coord) Formación del profesorado en la Sociedad de la Información. Segovia (Espanha), Universidad de Valladolid, 1998:11-29.
Rego, José. O poder da Informação. Relato de Atividade Minerva, Pólo da Universidade de Coimbra, n.07, junho de 1994, p.63-64.
Rezende e Fusari, Maria Felisminda de. Comunicação, Mídias e Aulas de Professores em Formação: Novas Pesquisas? In ANAIS II do IX ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Lindóia/SP, volume 1/1, 1998:238-256.
Rezende e Fusari, Maria Felisminda de. As Fronteiras da Técnica na Comunicação e na Educação: alargar e aprofundar modos de fazer comunicação e educação com mídias entre educadores e educandos rumo à cidadania. Comunicação e Educação para a Cidadania. XXVII SBTE/ICBTE/XIX CBCX. Rio de Janeiro, ABT/CBC, 1995,:22-23.
ROBERTSON, Douglas S. The New Renaissance: Computers and the next level of civilization. New York, Oxford University Press, 1998.
RODRIGUEZ, Gabriel. Redes de comunicación y nuevas práticas de trabajo. Las NTI en el mundo en desarrolo. TELOS Cuadernos de Comunicación, Tecnologia y Sociedade. América Latina. Madrid, No. 19:76-82, septiembre-noviembre 1989
Semeghini, Idméia . A escola inclusiva investe nas potencialidades do aluno: tópicos para a reflexão com a comunidade. In: BAUMEL, R. & SEMEGHINI, I (orgs). Integrar/Incluir: desafio para a escola atual. São Paulo, FE-USP, 1998.
SOARES, Ismar.de Oliveira. Sociedade da Informação ou da Comunicação. São Paulo, Editora Cidade Nova, 1996
Toffler, Alvin. A Terceira Onda. Rio de Janeiro, Record, 1980 (7a ed.)
Velzen, Boudewij A. M. van . Comunicação e Reforma Escolar: Quem está Ouvindo? Contato: Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação. Brasilia, ano 1 n.1:29-41, out/dez 1998
SOARES, Ismar.de Oliveira. Sociedade da Informação ou da Comunicação. São Paulo, Editora Cidade Nova, 1996
WACHOWICZ, Lilian Anna. O método Dialético na Didática. Campinas, Papirus, 1991.
WARDMAN, Kelly T (ed.). Criando organizações que aprendem. São Paulo, Futura, 1996.
YANES, Margarita Castañeda.
Los medios de la Comunicación y la Tecnologia Educativa. Mexico,
Editorial Trillas, 1991.
Brody, Herb. Session with the Cybershrink: An Interview with Sherry TURKLE. Technology Review,February/March, 1996. http://web.mit.edu/afs/athena/org/t/techreview/www/articles/FM96/TURKLE.html
DEDE, Christopher and Lewis, Matthews. Assessment of emerging educational technologies that might assist and enhance school-to-work transitions. http://www.virtual.gmu.edu/otapdf.htm
DEDE, Christopher . Six challenges for educational technology http://www.virtual.gmu.edu/ascdpdf.htm
DEDE, Christopher. Emerging technologies and distributed learning. http://www.virtual.gmu.edu/ajdepdf.htm
DEDE, Christopher and Palumbo, David. Implications of Hypermedia for Cognition and Communication http://www.virtual.gmu.edu/hyperpdf.htm
Duval, Jean-François - Sherry TURKLE: «Bienvenue au club des mutants» http://www.construire.ch/construire/SOMMAIRE/9718/18entret.htm
FERRAROTTI,
Franco.I nomadi del cyberespazio diffondono una nuova cultura: orele, tribale,
molto vitale. Telèma.
Arte Telemática, Segni e Linguaggo.
6, autunno 1996. http://www.fub.it/telema/TELÈMA6/Ferraro6.html
Autora: Iolanda
Bueno de Camargo Cortelazzo.
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Orientadora: Profa. Dra. Vani Moreira Kenski . |
Bibliografia
Glossário Anexos
Resumo
.........................................................................................................