Iolanda B. C. Cortelazzo

 

Redes de Comunicação e Educação Escolar:
a atuação de professores em comunicações telemáticas

 

Dissertação apresentada na Faculdade de Educação,
 Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos
 para obtenção do grau de Mestre em Educação, 
área de concentração de DIDÁTICA
Orientadora: Profa. Dra Maria Felisminda de Rezende e Fusari.

 

 

USP 
São Paulo 
1996

 


 

DEFESA 1996  - BANCA EXAMINADORA

Orientadora: Profa. Dra Maria Felisminda de Rezende e Fusari.

Profa. Dra. Neusa Dias de Macedo ECA-USP
Prof. Dr. Nilson José Machado FE-USP
Profa Dra Maria Felisminda de Rezende e Fusari FE-USP

 

 




SUMÁRIO
 
Dedicatória
Epígrafe
Agradecimentos
Resumo
Abstract
CAPÍTULO 1   Tecnologias e Processos de Comunicação em Escolas na                         Contemporaneidade: que atuações de professores junto aos alunos
1.1 Processos de Comunicação em Escolas e Atuação de Professores: ausências, presenças, transformações
1.2. Professores e ComunicaçãoTelemática junto a Alunos em Escolas: problemática, objetivos e método deste estudo
CAPÍTULO 2  Processos e Redes de Comunicação Social e Escolar: alguns conceitos importantes para o estudo de professores atuantes
2.1 Comunicação, Mídias, Informação: conceitos básicos
2.2. Telemática, Redes de Comunicação, Técnicas e Serviços: conceitos básicos
2.2.1 Serviços disponíveis nas redes internacionais de computadores 
2.3 Redes de comunicação e professores atuantes 
CAPÍTULO 3  Projetos Pedagógicos Telemáticos em Escolas: indicadores de atuações
comunicacionais entre professores e alunos
3.1. Alguns projetos pedagógicos telemáticos em escolas de países não latino- 
americanos: atuações comunicacionais desvelando-se
3.1.1 Projetos Cibernéticos em Pré-escola (Flórida/EUA) 
3.1.2 Conectando Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Ocidente e do Oriente - (Rússia 
e Estados Unidos) 
3.1.3 Alunos de língua portuguesa, em escolas de Ensino Fundamental, fazem uma 'Cultural Collage' (Canadá, Estados Unidos, Portugal e Brasil)
3.1.4 Professores atuantes com alunos de 8a série de Ensino Fundamental em projeto telemático (Dinamarca)
3.1.5 Telemática e Aprendizagem Interativa em escolas de nível superior (West Virginia/EUA)
3.1.6 Telemática e o Desenvolvimento da Consciência Européia em escolas de Ensino Superior e Médio (Irlanda e Noruega)
3.1.7 Internet na formação inicial de professores em escolas de nível superior/Faculdade de Educação e alunos de Ensino Fundamental (Nova Scotia/Canadá)
3.1.8 Pesquisa, Desenvolvimento e Educação no Ensino Superior (Zimbabwe/Africa) 
3.1.9 Outros projetos em andamento sem informação suficiente para serem descritos 
3.2. Alguns projetos pedagógicos telemáticos em escolas na América Latina, em 
especial no Brasil: atuações comunicacionais desvelando-se.
3.2.1 Projeto Enlaces - em escolas de Ensino Fundamental (Chile)
3.2.2 Fiestas Folclóricas, Psicologia, Ecologia, Comunicaciones en español, em escolas de Ensino Fundamental e Médio (Peri e outros países latino-americanos 
3.2.3 Incorporação da Telemática na escola de Ensino Fundamental (Guatemala)
3.2.4 Projetos pedagógicos Telemáticos iniciais em Ensino Fundamental (Bogotá e Bucamaranga/Colômbia) 
3.2.5 Trocas Telemáticas Iniciais em Ensino Fundamental e Médio (Ceará, Pernambuco, Bahia/Brasil)
3.2.6 De Olanda a Olinda - Professores e alunos de Ensino fundamental reconstroem a história de Olinda (Pernambuco/Brasil)
3.2.7 Internet nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio - um exemplo: Viajando no Espaço Cibernético (Salvador/Bahia/Brasil) 
3.2.8 Projetos Pedagógicos Telemáticos em Formação inicial em escolas de Ensino Médio (Magistério) e em serviço de professores de Ensino Fundamental e Médio e Superior (RJ)
3.2.9 Projetos pedagógicos telemáticos diversos com professores e alunos de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e de Educação Especial (Santa Catarina e Rio Grande do Sul/Brasil)
3.2.10 Ensino de Língua Estrangeira - Projetos Pedagógicos Telemáticos em escolas de Ensino Superior: Projeto Piloto da PUC/COGEAE e Electronic Creative Writing da FFLCH/DLM/USP (São Paulo/Brasil) 
3.2.11 Projeto Pedagógico Telemático no Curso de Pedagogia da Faculdade deEducação da USP (FE-USP) (São Paulo/Brasil) 
3.3 Projetos Pedagógicos Telemáticos do Núcleo de Pesquisas de Novas 
Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação da USP - "A ESCOLA DO 
FUTURO " : acompanhando atuações comunicacionais em andamento 
3.3.1 "Rede Guri"- Projeto Pedagógico Telemático em Escolas de Ensino Fundamental (São Paulo/Brasil) 
3.3.2 Ensino de Ciências via Telemática - Projetos Pedagógicos Telemáticos Práticos em Escolas de Ensino Fundamental e Médio (São Paulo/Brasil)
3.3.3 Ensino Humanidades via Telemática - Projetos Pedagógicos Telemáticos em Formação Contínua de Professores em Escolas de Ensino Fundamental e Médio (São Paulo/Brasil)
CAPÍTULO 4  Em Busca de Melhor Apropriação pelos Professores dos Projetos
Pedagógicos Telemáticos como Prática Comunicacional Educativa
4. 1 Qual a relação entre aprender, pesquisar ensinar para a atuação telemáatica do 
professor?
4.2 Qual a relação do professor com a cultura da sala de aula e a cultura da 
informática e da telemática educativas?
4.3 O que os projetos pedagógicos telemáticos apresentaram de comum nas diversas regiões "visitadas"?
4.4 Que diferenças foram significativas entre os projetos pedagógicos estudados?
4.5 Projetos pedagógicos telemáticos: trabalhar professores? alunos? Ou integrar ambos? 
4.6 Quais as ausências mais sentidas nas análises dos projetos telemáticos citados
Referências Bibliográficas
Referências Telemáticas
Bibliografia Consultada
Anexos
Indice Remissivo





 
 
 
 

"Pensar não se reduz, acreditamos, em falar, classificar em categorias,nem mesmo abstrair. Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo" ( Jean Piaget)
 
 
 


Cortelazzo, Iolanda B.C. . Redes de Comunicações e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações te lemáticas. São Paulo, Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996

RESUMO

A comunicação interativa é uma parte implícita do processo de ensino e aprendizagem. Contudo, muitos professores em todo o mundo ainda praticam uma comunicação unidirecional como se seus alunos não fossem capazes de dialogar com eles. Não é suficiente colocar-se a tecnologia de informação e de comunicação a serviço de, nós, professores. Necessitamos atravessar um processo de incorporação dos novos paradigmas de comunicação e de educação escolar que incluem transformações e elaborações multidimensionais rumo à cidadania .

Durante estes anos de pesquisa, descobri que há professores comprometidos também com projetos pedagógicos telemáticos integrados em sua prática de redes de comunicação. Em muitas regiões, por todo o mundo, há professores em busca do desenvolvimento de práticas de comunicação educativa e educação comunicativa ao construirem seus conhecimentos enquanto ajudam seus alunos a construírem o deles,  respeitando seus diferentes estilos de aprendizagem e sua gama de múltiplas inteligências.

Neste trabalho, primeiro estabeleço as questões que me guiaram durante a pesquisa para identificar como se dão as atuações dos professores envolvendo as redes de comunicações ; então, explicito alguns conceitos que os professores podem usar nessa área e aqueles emprestados de outras áreas do conhecimento às novas tecnologias da comunicação. Na terceira parte, estudo alguns projetos telemáticos em diversas partes do mundo e na América Latina, em especial, no Brasil, sendo alguns na Universidade de São Paulo, tentando desvelar caminhos que os educadores têm traçado ao realizarem esses projetos. As informações sobre esses projetos pedagógicos telemáticos foram coletadas por meio de correio eletrônico, revistas e documentos especializados, entrevistas com educadores e comunicadores escolares. Para análise dos dados coletados, observei-os conforme os seguintes componentes integrantes de processos de educação e comunicação: "quem com quem"; "o que", por que, para "onde, com onde"; "como"; "com o que", "que". Algumas das experiências indicam possibilidades de integração qualitativa das tecnologias de comunicação na Educação, em que professores e alunos atuam juntos a partir de sua herança cultural e elaboram eficazes lições e conhecimentos. Finalmente, faço algumas reflexões sobre presenças e ausências encontradas nesses projetos pedagógicos telemáticos em andamento. Apresento algumas sugestões para o aperfeiçoamento de atuações de professores em redes de comunicação no desenvolvimento do aluno como um cidadão questionador, crítico e transformador da realidade na perspectiva de diminuir as desigualdades e tornar a sociedade menos injusta.


Cortelazzo, Iolanda B. C. . Redes de Comunicações e Educação Escolar: a atuação de professores em comunicações te lemáticas. São Paulo, Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1996

ABSTRACT

Interactive communication is an implicit part of teaching and learning process. However, many teachers, all over the world, still practice one-way communication as if their students were not able to dialog with them. It is not enough to put the information and communication technology in service of teachers. We need to go through a process of awareness of new communication and scholar education paradigms, which includes transformations and multi directional elaborations towards citizenship.

During these years of research,  I have found out that there are teachers engaged in telematic pedagogical projects, too. In many different regions, there are teachers trying to develop an educative communication and construct their own knowledge while they help their students to construct theirs, respecting their different learning styles as well as their array of multiple intelligences.

In my work, I'll first state some questions, which led me during research to identify how their actions are developed in the communication networking. Then, I try to explicit some concepts teachers are faced today with and that common to the new technology of communication borrowed from other knowledge areas. In the third part, I study some telematic pedagogical projects in and out of South America, including Brasil, and, nearer, in our university, USP, and tries to unveil some paths, educators are tracking, to carry out these projects. Information was gathered by e-mail, educational and communication journals and formal specialized documents, in the interviews with teachers and scholar communicators. Some experiences indicate possibilities to integrate, qualitatively, communication technologies to Education, in which teachers and students act jointly and, taking advantage of their cultural heritage, elaborate efficient lessons and knowledge. Finally, I try to draw some lines to portray the "where and when", "how", "who with who", "what for", these tasks and reflections were carried out. At the end, I present some suggestions to enhance teachers’ actions in communication networking the collaboration for student's development as a creative and questioning citizen, as a transformer of the world where he lives in, expecting to diminish social inequalities and make the society less unfair.




Dedicatória
Ao Carlos Alberto, meu marido e meu amigo,
sobretudo, sempre presente ao meu lado,
incentivando-me e apoiando-me, por todas
as suas horas de trabalho, de paciência e de
compreensão durante todo esse tempo de pesquisa,
por ter acreditado nos meus sonhos e, ainda mais,
por ter me ajudado a transformá-los em realidade.
 



Agradecimentos

À Profa. Maria Felisminda de Resende e Fusari, que aceitou ser minha orientadora, mostrando-me, sempre com toda a delicadeza que lhe é peculiar, minhas fraquezas e como superá-las, respeitando o meu estilo de pesquisa e autoria e destacando os meus saberes e competências.

Ao Prof. Fredric M. Litto, que me disponibilizou um campo de pesquisa,de experimentação, e de crescimento, ao me demandar a superação de meus limites.

À Profa. Dra. Nazira Gait, que já nos deixou,mas que é uma lembrança presente pela sua alegria, descontração e paixão pelo Ensino a Distância.

À Profa. Dra Neusa Dias de Macedo, pelo rigor nas revisões de meus artigos e relatórios, na Escola do Futuro USP, que me ajudaram a precisar mais meu estilo de escrita.

Ao Prof. José Manoel Morán, cujos escritos e palestras permitiram-me reavaliar e redefinir meus conceitos de Comunicação Educativa.

À Profa. Dra. Marília Silva Franco, por me ajudar a explicitar com bases teóricas as minhas intuições na aplicação da Linguagem Audiovisual na prática da educação escolar.

Aos meus colegas de Escola do Futuro, Ana Duckworth, Mauro Cavalletti, Marcio Ueno, Maria José Maia, outros tantos que seria muito longo listar aqui; à minha equipe de pesquisadores por seu empenho no desenvolvimento dos projetos de Ensino de Humanidades via Telemática.

Às minhas amigas Dominique, Marta, Sonia que souberam ser tão críticas e rigorosas, como consoladoras e incentivadoras nos momentos certos.

Aos meus pais, que me ensinaram a paixão pela Educação e que respeitaram a minha ausência nestes tempos de pesquisa.

Ao meu marido Carlos Alberto, pelo apoio e companheirismo.



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