ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO E ROTEIROS
A - Questonários
enviados pelo correio eletrônico - Internet - listas internacionais
B - Questonários
enviados pelo correio eletrônico - Internet - listas em Português
C - Questonário entregue
para os participantes do FLUREC
D - Roteiro para coleta
de dados em Seminários, Congressos
ANEXO 2 - BITNET : PRINCIPAIS REDES EM 1992
ANEXO 3 - DOCUMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
TELEMÁTICOS
A - Conversas de alunos
na Internet
B - Projeto “De Olinda a
Olanda - Boi Voador”
C - Fotos dos projetos pedagógicos
do Ensino de Ciências via Telemática
D - Fotos dos projetos pedagógicos
do Ensino de Humanidades via Telemática
ANEXO 4 - MENSAGENS TELEMÁTICAS SOBRE
TV PARA E DOS ALUNOS
DA FE- USP
A - Mensagens dos alunos
de Magistério para as alunas de Pedagogia
B - Mensagens dos alunos
de Comunicação da Universidade Santa Cecília de Santos
C - Mensagens dos alunos
de Pedagogia durante o workshop no Laboratório de
Informática da FFLCH
ANEXO 5 - MENSAGENS TELEMÁTICAS DE ALUNOS
E PROFESSORE NOS
PROJETOS PEDAGÓGICOS TELEMÁTICOS
DO GETEH
A - Brasil Portugal Des(Encontros
de Culturas)
B - Educando para a Cidadania
C - Time Capsule
A - Questonários enviados pelo correio eletrônico - Internet para listas internacionais
I am carrying out a research into educational projects via computer
networking (BITNET,
INTERNET) in Latin America for my dissertation.
Would you help me answering the following questions and forwarding them
to my email:
ibdccort@usp.br? (Estou fazendo uma pesquisa sobre os projetos educacionais
via redes
de computadores na America Latina,para a minha dissertacao. Voce poderia
me ajudar,
respondendo as perguntas abaixo e encaminha-las para meu email ibdccort@usp.br?
Virtual Thanks
Agradecimentos virtuais.
Iolanda Cortelazzo
Ensino de Humanidades via Telematica
1. Identifique-se:
Nome (name): _________________________________________________
Ocupacao(Occupation _________________________________________________
Instituicao(Institution): _________________________________________________
email _________________________________________________
2. Are you participating in an educational networking project? (Voce
esta ligado a algum
projeto educacional via redes de computadores? Qual?)
______________________________________________________________________3.
Could you describe it?(Voce poderia descreve-lo)?
______________________________________________________________________4.Has
it involved teachers' preparation in advance and along the project?
(Houve preparacao
antecipada e acompanhamento dos professores ?)
______________________________________________________________________
5.What kind of difficulties or resistance has the project faced? (Quais
as dificuldades e
resistencias que o projeto enfrentou?
______________________________________________________________________
6. Which results has the project had? Has it had success? (Quais os
resultados obtidos?
Foi um sucesso?)
______________________________________________________________________
7. How would you describe teachers' and studentss reactions? (Como
voce descreveria a
reacao dos professores e dos alunos envolvidos)?
______________________________________________________________________
8. Other observation (outras observacoes)
______________________________________________________________________
B - Questonários enviados pelo correio eletrônico para listas em língua portuguesa na Internet
Caros colegas pesquisadores da America Latina
Estou desenvolvendo um levantamento dos projetos que tem a rede de
computadores no ensino/aprendizagem como objeto de pesquisa. Ja tenho algumas
informacoes sobre projetos que
foram descritos para a coordenadora do FLUREC (Forum Latino
Americano de Uso de Redes de Computadores na Educacao e Cultura; entretanto,
preciso de mais detalhes e solicto-lhes a colaboracao
de me envia-los atraves de respostas a este questionario ou indicacao
de como posso obte-los (ftp, www, etc...). Meu objetivo e descreve-los
em minha dissertacao e fazer uma reflexao sobre os mesmos e disponibilizar
toda a informacao assim que tenha terminado minha defesa. (ao final desta
mensagem, anexo-lhes informacao sobre nossos projetos na Escola do Futuro).
Peco-lhes responder tao prontamente possivel. Observacao: Todos os
dados serao creditados as pessoas que informarem.
Nome do projeto:
Responsavel:
e-mail para contacto:
Participantes:
alunos de Ensino Fundamental (7 a 14 anos
alunos de Ensino Médiol (14 a 17 anos)
alunos de Ensino Superior (graduacao)
de que curso
professores de Ensino Fundamental
professores de Ensino Médio
professores de Ensino Superior (graduacao
de que curso
Objetivos do projeto:
Áreas do conhecimento envolvidas:
Descricao sucinta:
Resultados alcancados:
Dificuldades encontradas:
Recomendacoes e sugestoes:
Agradeco qualquer colaboracao.
Iolanda B. C. Cortelazzo
Coordenadora do Ensino de Humanidades via Telematica
Escola do Futuro - Universidade de Sao Paulo
Pos graduanda no curso de Didatica da Faculdade de Educaco da Universidade
de Sao Paulo.
From daemon Sun Mar 10 15:03:11 1996
Return-Path: fernando@edugraf.ufsc.br
Received: from ijurere.hipernet.ufsc.br (ijurere.hipernet.ufsc.br [150.162.210.2])
by spider.usp.br (8.6.10/SPIDER-CCE2.0) id PAA53194
Received: from guarazesGrande (guarazesGrande.net-iza.hipernet.ufsc.br
[150.162.210.86]) by ijurere.hipernet.ufsc.br (8.6.8.1/8.6.6) with SMTP
id PAA11265; Sun, 10 Mar 1996 15:00:23 -0300
Date: Sun, 10 Mar 1996 15:00:23 -0300
Message-Id: <199603101800.PAA11265@ijurere.hipernet.ufsc.br>
X-Sender: fernando@hipernet.ufsc.br
Mime-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset="us-ascii"
To: Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo <ibdccort@usp.br>, MIRTES@NPD.UFPE.BR
From: fernando@edugraf.ufsc.br (Luiz Fernando)
Subject: Re: ENDERECO ELETRONICO?
Cc: EDUCA@nc-rj.rnp.br, ead@cr-df.rnp.br
X-Mailer: <PC Eudora Version 1.4>
Status: RO
X-Status:
At 09:29 AM 2/17/96, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo wrote:
>Estou terminando minha dissertacao sobre projetos pedagogicos
>desenvolvido com o uso de redes de computadores na AMerica LAtina
e
>Brasil. Preciso de informacoes sobre esses projetyos, pois nao ha
nenhuma
>literatura que os descreva, ou sequer os liste.
...
Iolanda, ai' vao alguns dados iniciais sobre
a rede hiperNet, nos itens que voce
solicitou:
>Titulo do projeto.......................................
Projeto hiperNet
>Professores e alunos envolvidos.........................
90 porcento dos participantes e' formada por Professores
da
rede municipal dos municipios envolvidos (hoje todos de Santa
Catarina, mas potencialmente do Brasil inteiro). Alem
disso, os cidadaos de modo geral (o que inclui os alunos;-)
>Disciplinas envolvidas
Qualquer area do conhecimento
>Outras escolas que estao no intercambio
Escola Tecnica Federal de Santa Catarina,
Escolas da Secretaria de Educacao de Brusque,
Escola Autonomia (Florianopolis),
Escolas da Secretaria de Educacao de Florianopolis,
EDUGRAF (UFSC)
em desenvolvimento:
Secretaria Municipal de Educacao de Biguacu,
Secretaria Municipal de Educacao de Timbo',
UNEN (ETFSC) de Sao Jose',
etc.
>Dificuldades...............................
Nenhuma em especial...
(Ou seja: as de sempre ;-)
>Exitos.....................................
Manter uma rede autonoma, a custos minimos,
sem patrocinio de grandes projetos, sem financiamento
direto ou exclusivo do Estado.
Cada NET (Nucleo de Exploracao/Aprendizagem via Telematica)
cuida de seu proprio funcionamento, e todos os NET's juntos
garantem o funcionamento dos Foruns Publicos hiperNet, com
acesso livre, publico e gratuito de qualquer cidadao.
>Outras informacoes
Relato eletronico da coordenacao do projeto:
http://www.hipernet.ufsc.br
Base de dados do projeto (farto material ilustrativo)
gopher://gopher.hipernet.ufsc.br
um abraco
fernando
----------------------------------------------------------
fernando@edugraf.ufsc.br
projeto hiperNet : redes para no's outros
C - Questonário entregue para os participantes do FLUREC
D - Roteiro para coleta dedados em Seminários, Congressos
Ensino de Humanidades via Telemática "A Escola do Futuro" -
USP
Projetos Pedagógicos Telemáticos - 1996
Nome da escola |
nome do coordenador responsável na escola |
nome do Projeto |
e-mails |
origem (cidade/estado/país) |
instituição promotora |
instituições participantes (tipo, série, nível; ex. pública, 2a série, 1o grau)) |
recursos humanos (tipo/quantidade) - observador,criativo,organizador,construtor,
centralizador/diretor, coordenador, professor, aluno) |
objetivos |
mídias |
serviços (e-mail, talk, irc, gopher, ftp, WWW) |
recursos (computadores/vídeo/áudio) |
dificuldades(técnicas, opracionais, recursos humanos, etc) |
resultados |
perspectivas |
outras informações |
Anexo 2 - BITNET - Principais Redes em 1992
Abaixo um quadro com as principais redes que formavam a BITNET em 1992.
|
|
|
BITNET |
|
|
EARN |
|
|
CAREN |
|
|
Networth |
|
|
ANSP |
|
|
SCARNET |
|
|
GULFNET |
|
|
HARNET |
|
|
RUNCOL |
|
|
ECUANET |
|
|
"O quadro mostra o número de "hosts"do BITNET em
cada país. Como em toda rede mundial principal, os Estados Unidos
estão numa classe sozinhos, com quase duas vezes os "hosts" do resto
do mundo juntos. Daí vêm Alemanha, França, Canadá,
Itália, Japão e Países Baixos. Países com mais
de um por cento do total de "hosts" estão o Brasil, Suíça,
Israel e Espanha." (QUATERMANN, 1991)
A - Conversas de alunos na Internet
A - Mensagens dos alunos de Magistério para as alunas de Pedagogia
From: ISABEL DE LOURDES ESTEVES <a1797377@cat.cce.usp.br>
To: ibdccort@piaget.futuro.usp.br
Cc: Márciabs@spider.usp.br
Subject: aula sobre internet
Olah turma do curso Educacao e meios de comunicacao,bem vindos a Internet
!
Estou me despedindo do periodo noturno pois assumi compromissos que
me
impedem de estar com veces nesse final de curso.
Mas deixo aqui algumas mensagens que alunas do 2o. ano de magisterio
da
EESG Prof Architiclino Santos do Parque Continental, fizeram especialmente
para
voces.
Anotem o endereco para resposta:
Márciabs@spider.usp.br
Agora leiam as mensagens
Mensagem1
Olah!
Gostariamos de saber como seria possivel usar na educacao programas
de tv. Na maioria
das emissoras as atracoes estao sendo repletas de cenas violentas.
Hoje as criancas procuram identificar-se com um heroi que tenha maior
desempenho nas lutas, isso prova que elas estao sendo influenciadas por
um programa que induz a atos violentos.
Gostariamos de saber qual a posicao de voces a respeito de programas
como estes.Ate breve, aguardamos resposta
Rosangela e Sueli
Mensagem2
Colegas pedagogas
Fazemos estagio em escolas que se localizam na periferia, e notamos
que nem todas as criancas tem acesso a televisao.Voces nao acham que vai
haver uma disparidade maior entre as criancas que tem acesso a televisao
e as que nao tem?
Eu, Rosangela, tenho um filho de 5 anos que jah domina parcialmente
o computador, ja na escola onde eu faco estagio, tem crianca que nao tem
acesso nem a televisao! O que voces acham desta situacao?
Voces nao acham esta situacao confusa? O que pode ser feito para resolver
essa situacao?
Nos esperamos que possam esclarecer nossas duvidas, ateh brevre
Ana Paula, Márcia, Rosangela
Mensagem3
Prezadas colegas de Pedagogia
Nos, Vanessa, Karen e Rita, somos estudante de 2. ano magisterio.
Gostariamos de tirar algumas duvidas a respeito da crianca em relacao
a alguns meios de comunicacao como televisao, computador e video.
Nos achamos que a tv atualmente passa uma informacao errada, fazendo
o despertar da crianca antes do tempo para varios pontos negativos como
sexo, vicio (drogas), e ateh mesmo a marginalidade.
A crianca sempre tem alguem como modelo, sempre imita alguem. Protanto
vendo tudo isso na televisao, procura imitar na maioria das vezes as coisas
negativas que a televisao passa.
A classe media alta tem todas os tipos de informacao desejada enquanto
com o pobre praticamente nao tem nenhum tipo de informacao, no entanto,
existe entre as duas classes todos os pontos negativos que citamos acima.Como
explicar?
Carinhosamente aguardamos suas respostas
Beijos e abracos e ate breve
Mensagem4
Prezadas amigas
Ficamos sabendo que voces estao trabalhando sobre o assunto: crianca
e televisao.
Nem todas as criancas tem acesso a televisao. As criancas carentes
por exemplo.Como voces da pedagogia irao resolver esse caso? Gostariamos
que nos dessem algumas informacoes sobre o assunto.
Nos como futuras professoras temos que saber resolver isso.
Nas escolas tem televisao, nas ruas os teloes. Mas isso suficiente
para essas criancas?
Por isso amigas escrevam para nos orientar melhor
Um abraco de Lourdes e Selma
Gostaram? Agora escolham uma mensagem e respondam.
Abracos e saudades
Márcia
Para as alunas do 3o ano de Pedagogia da FE-USP.
Ola tudo certinho ?
A T.V. exerce influencia na vida da crianca, tanto positivamente como
negativamente.
A crianca e um ser que absorve facilmente as mensagens contidas na
midia televisiva ssim como os jovens e os adultos que por sua vez devem
a partir de um determinado momento intervir e orientar as criancas para
que as mesmas nao se alienem do que existe de real na vida.
Lucas Silva Chaves Junior, Priano Martins Fonseca Neto, Katia Oliveira dos Santos
1o ano de Publicidade - UNICEB 13/11/95
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx=
Para as alunas do 3o ano de Pedagogia da FE-USP.
Ola tudo Bem ?
Sem duvida alguma, a TV tem seus aspectos positivos e negativos.
Dai a classifica-la como bruxa ou fada madrinha? Descordamos, pois
devemos levar em consideracao que tipo de telespectador e programa esta
enfocado para a analise em questao.
E obvio que ha programas inuteis porem existem os educativos que agucam
a criatividade e a reflexao infantil. O que tambem deve ser levado em consideracao
e a educacao que estas criancas estao recebendo.
Cristiane de Castro Fernandes, Jose Carlos D. Simoes
1o ano de Publicidade - UNICEB - 13/11/95
============================================
Para as alunas do 3o ano de Pedagogia da FE-USP
Oi tudo certinho?
Depende do programa a ser analizado. Se pegamos um progama cultural,
a crianca acabara absorvendo algo de bom, caso contrario, serao apenas
imagens.
Fernando Alvarez de Barros, Marcos Francisco, Osvaldo H. Senaga
1o ano de Publicidade - UNICEB - 13/11/95
===========================================
Ola, 3o ano de Pedagogia da FE-USP
A TV hoje em dia transmite programas que estimulam o interesse das criancas
e que sao extremamente criativos e inteligentes,como O Castelo Ra- tim-
bum, Glub-Glub, O mundo de Beackman.
Outros programas,principalmente desenhos de luta, do tipo Power Rangers,com
certeza atrasam o desenvolvimento cultural e criativo da crianca e pior,essas
lutas se tornam uma obsessao na vida dos pequeninos, pois frequentemente
vemos criancas lutando entre si. A televisao deveria ser apenas uma diversao
e nao tomar conta de suas vidas.
Daniela Potenza
1o ano de Publicidade e Propaganda UNICEB
=======================================
Ola! 3o ano de Pedagogia da FE-USP.
A TV pode ser classificada como bruxa, fada-madrinha ou os dois, dependendo da qualificacao do programa da emissora. Infelizmente o padrao capitalista surge com suas manipulacoes nas programacoes infantins acarretando uma alienacao quase que total por parte do intelecto da crianca.
Assistir a TV sem a participacao direta da crianca onde o programa apresentado exige raciocinio ou imaginacao acaba uma certa nulidade inter-pessoal.
Foi um prazer entrar em contato com voces.
Marcio Carlos Costa Ribeiro,
Sonia Regina dos Santos
1o ano de Publicidade e Propaganda da UNICEB/Santa Cecilia./ SANTOS-SP.BRASIL.
============================================
Oi!3o de Pedagogia da FE-USP.
A TV nos dias atuais pode ser vista mais como bruxa, pois a maioria
dos programas infantis nao estao preocupados em ensinar ou educar as criancas,
e sim um divertido e mostrar cenas de violencia o que acaba prejudicando
demais a formacao das criancas,tornando-as cada dia mais violentas. Mas
ainda existem programas educativos bons, por exemplo,
os da TV Cultura.
Muitos beijos
Rodrigo Schmitz Almeida, Claudio Canalanga e Alessandro Nascimento Silva.
Somos do lo ano de Publicidade e propaganda da UNICEB/ Santa Cecilia/Santos.
============================================
Tudo bem! 3o de Pedagogia da FE-USP
Somos alunas do curso de Publicidade e Propaganda, da UNICEB/ Santos
-SP.
Se a TV fosse usada para programas culturais e educativos, ela poderia
se
considerada uma fada. Mas o que vemos e o oposto disso: sao programas
bossais e ridiculos que poem a prova a inteligencia dos que assistem.
E importante o cuidado que deve ter quanto a personalidade e a imagem
principalmente, quanto aos Supru-her'ois, pois a maioria das criancas
costumam
espelhar-se nos mesmos.
Esperamos resposta, Ok!
Abracos
Juliana Reis, Tatiana Legramante, Vanessa Lesck e Karina Falsetta.
C - Mensagens dos alunos de Pedagogia durante
o workshop no Laboratório de Informática
da FFLCH
Date: Mon, 13 Nov 1995 16:04:07 -0200 (BDT)
From: SANDRA FERNANDES PIETSCH <a2921046@cat.cce.usp.br>
Subject: TV e crianca
To: macri@usc.stcecilia.br
Cc: ibdccort@usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9511131535.A10553-0100000@cat.cce.usp.br>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: TEXT/PLAIN; charset=US-ASCII
Status: RO
X-Status:
Caros colegas
Realizei um trabalho muito interessante com criancas em fase de
alfabetizacao utilizando a midia TV. Apresentei um programa do Castelo
Ra-Tim-Bum da TV Cultura, mais especificamente o episodio onde o Etevaldo
(ser extraterrestre) aparece pela primeira vez. O episodio trata
principalmente do tema comunicacao. O ET ao chegar na Terra nao consegue
conversar com as criancas. Mas o objetivo principal de nosso trabalho
era
permitir que as criancas mostrassem, atraves do imaginario, como seria
o
amigo ET deles. Para acrescentar informacoes sobre o Etevaldo fizemos
a
leitura de parte do livro "O diario de bordo do Etevaldo".
Todas as criancas participaram alegremente de todo o trabalho. Surgiram
muitas questoes como saber os nomes dos planetas e comparacoes entre
os
ETs e os seres humanos. Desta forma pude observar quantos conteudos
podem
ser desenvolvidos de forma agradavel a partir de um unico episodio
de TV.
O incentivo dado pelo professor partindo de algo cotidiano ( a TV)
para a
crianca produz resultados fantasticos.
Aguardo ansiosamente sua resposta e novas ideias para o uso da TV na
sala de aula. Obrigada
SANDRA FERNANDES PIETSCH
======================
Date: Mon, 13 Nov 1995 16:13:37 -0200 (BDT)
From: MARIA DALVA FELISBINO <a3893375@cat.cce.usp.br>
Subject: tv e crianca
To: macri@usc.stcececilia.br
Cc: ibdccort@usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9511131505.A10638-0100000@cat.cce.usp.br>
Prezados colegas da comunicao
Sou pedagoga, leciono para 5a.s. serie na Rede Publica, portanto sou
aluna
especial da USP, tenho me empenhado muito em fazer uso correto do video
na escola , para tal tenho compartilhado com as colegas do grupo
experiencias excelentes e que tem vindo de encontro aos meus
anseios.como exemplo o quadro senta que la vem historia do programa
castelo
RA-TIM-BUM, criar outras historias, inventar um outro fim para a historia
levando assim o aluno a participar de maneira agradavel e espontanea
da
aula, e aprovetanto a criatividade do aluno nos aprofundar na disciplina.
tenho perspectivas exelentes para o proximo ano trabalhando com o video
e
TV em sala de aula.
Sem mais,
Ate logo
Maria Dalva Felisbino
===============================
Date: Mon, 13 Nov 1995 16:12:23 -0200 (BDT)
From: MARCIA ALVES DE SOUZA <a1542341@cat.cce.usp.br>
Subject: tv e crianca
To: macri@usc.stcecilia.br
Cc: ibdccort@usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9511131526.A10798-0100000@cat.cce.usp.br>
Caros colegas
No desenvolvimento do trabalho para a professora,
Mariazinha Fusari estou desenvolvendo a analise do viseo "A Bela e
a
Fera", sua recepcao com criancas de 6 anos.
Ha quatro anos trabalho com criancas dessa faixa etaria,
e durante esse periodo pude observar que este video, em especial,
desperta a atencao e interesse de meus alunos. Alem disso, durante
toda
sua apresentacao as criancas choram, torcem por um dos personagens,
e
invariavelmente aplaudem no fim do filme.
Como estas foram caracteristicas que nao observei junto a
outros filmes, optei por aborda-lo em minha pesquisa.
Como atividades a serem trabalhada trabalho com as
relacoes existentes entre o que e belo e o que e feio, quando o belo
passa a ser feio e vice versa, se o amor de fato pode mudar as situacoes,etc.
A interacao entre as midias video e TV esta sendo
realizada atraves de um episodio da Familia Dinossauro, onde trabalho
com
as mesmas nocoes.
Certamente ha um leque de possibilidades a serem
trabalhadas e exploradas tanto pelo professor.
===================================
Date: Mon, 13 Nov 1995 16:12:49 -0200 (BDT)
From: ANDREIA BRAZ MOREIRA <a2945704@cat.cce.usp.br>
Subject: TV e crianca
To: macri@usc.stcecilia.br
Cc: ibdccort@usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9511131501.A10797-0100000@cat.cce.usp.br>
Estamos pesquisando a televisao e sua influencia no cotidiano escolar
das criancas. Como essa midia pode ser usada dentro do curriculo
escolar.Existe uma ideia de que a televisao e malefica para as criancas,
mas nao acreditamos nisso e queremos mostrar que essa midia pode ajudar
a
desenvolver o imaginario infantil. Estamos para isso realizando uma
pesquisa com criancas de 7 e 8 anos e utilizamos o video do Sitio do
Picapau Amarelo. Gostariamos de trocar informacoes e entender como
voces
percebem essa polemica.
Um abraco
Andreia Braz Moreira
=======================================
Date: Mon, 13 Nov 1995 16:15:22 -0200 (BDT)
From: MARIA HELENA RODRIGUES <a2928427@cat.cce.usp.br>
Subject: TV e crianca
To: Macri@usc.stcecilia.br
Cc: ibdccort@usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9511131511.A10548-0100000@cat.cce.usp.br>
Cara colega :
Somos alunas do curso EDM - 324 -" Educacao e meios de comunicacao",
da
FEUSP. No ambito deste curso, estamos descobrindo a Internet como meio
efetivo para intensificar a comunicacao entre aqueles que se
interessam por problemas relativos a educacao e midias.
Temos refletido sobre a questao da TV e aprendemos que e possivel olhar
para a TV nao de uma forma isolada, mas sim como fruto da interacao
entre o receptor e o emissor. Um texto que pode propiciar uma reflexao
sobre esse assunto em discussao, e: "A participacao dos meios
audiovisuais na construcao da visao de mundo das criancas", de Manuel
Martins Serrano.
Alem de leituras e discussoes em sala de aula, realizamos tambem uma
serie de pesquisas, referentes a questao da recepcao da crianca,
frente a midia televisiva. Contamos com sugestoes interessantes,
que possam enriquecer nosso trabalho.
Obrigada. Um grande abraco.
================================
Date: Mon, 13 Nov 1995 16:17:32 -0200 (BDT)
From: DIVANI A P ALBUQUERQUE NUNES <a2998267@cat.cce.usp.br>
Subject: tv e crianca
To: macri@usc..stcecilia.br
Cc: ibdccort@usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9511131511.A10624-0100000@cat.cce.usp.br>
Cara colega
Sou professora de pre escola da Rede Municipal de Taboao da Serra e
tambem capacitadora de um curso sobre Construtivismo e sua contribuicao
no curriculo escolar, e atualmente faco parte desse curso na
USP'Educacao e os Meios de comunicacao' e estamos dicutindo a importancia
da TV como meio de informacao e pesquisa na sala de aula.
Prova disso foi um trabalho desenvolvido com criancas da minha salacom
o
Castelo Ra tim bum, partindo desse programa trabalhamos com as diversas
areas do conhecimento e o resultado foi surpreendente, pois deu
para perceber que essa ponte tv e escola da um novo significado a
aprendizagem.
Neste caso o professor deve agir como um mediador que proponha
atividades desafiadoras e bem boladas sabendo utiliza-las mostrando
a tv
como um meio de educacao repleto de cultura.
estou disposta a esclarecer e ajudar as educadoras que se interessarem
pelo assunto
um abraco
Divani
Anexo 5 - Mensagens de alunos e professores brasileiros e seus correspondentes nos projetos pedagógicos telemáticos
A - Brasil Portugal Des(Encontros de Culturas
DE PORTUGAL
From me3qcond@educom.fct.unl.pt Thu May 25 07:43 EDT 1995
Date: Thu, 25 May 95 07:39:37 EDT
From: me3qcond@educom.fct.unl.pt (CS Quinta do Conde)
Message-Id: <9505251139.AA14704@educom.fct.unl.pt>
To: ibdccort@cat.cce.usp.br, me3qcond@educom.fct.unl.pt, ro@educom.fct.unl.pt,
scecilia@cat.cce.usp.br
Subject: historia do brasil
Content-Type: text
Content-Length: 2096
Status: RO
X-Status: ~F
Ola colegas do Brasil!
Nos somos os vossos colegas da escola C+S da Quinta do Conde, em
Portugal. Andamos a procura nas nossas enciclopedias de curiosidades
sobre
o vosso pais... Algumas das informacoes que recolhemos ja eram do nosso
conhecimento, outras foram novidade para nos. Vamos enviar-vos algumas
perguntas sobre a chegada dos Portugueses a vossa terra, o Brasil.
Ficariamos muito contentes se voces nos respondessem brevemente. Aqui
vao
as perguntas juntamente com tres hipoteses de resposta das quais apenas
uma esta correcta
1. Quem descobriu o Brasil ?
a)Diogo Cao
b)Bartolomeu Dias
c)Pedro Alvares Cabral
2. Em que ano foi descoberto o Brasil ?
a)1500
b)1520
c)1496
3. Quantos navios constituiam a frota que descobriu o Brasil ?
a)16
b)13
c)19
4. Que especies de barcos eles utilizaram ?
a)naus
b)navios
c)caravelas
5. Quem governava nessa altura em Portugal ?
a)Vasco da Gama
b)D. Pedro
c)D. Manuel I
6. Por quantos homens era constituida cada nau ?
a) cerca de 100
b) cerca de 140
c) cerca de 150
7. Que tipo de pessoas encontraram os Portugueses quando chegaram ai
ao
Brasil?
a) soldados
b) indigenas selvagens
c) indigenas pacificos
8. Quais os metais preciosos que la abundavam ?
a) grafite
b) ouro
c) cobre
9. Como se chamava o Brasil quando foi descoberto ?
a) Terra Nova
b) Brasilia
c) Vera Cruz
10. Em que reinado foi colonizado o Brasil ?
a)D. Joao III
b)D. Manuel II
c)D. Joao II
11. Em que ano se iniciou a colonizaao do Brasil ?
a)1525 d.c.
b)1530 d.c.
c)1547 d.c.
12. No seculo XVI qual o produto Brasileiro mais lucrativo ?
a)Bananeira
b)Pau-Brasil
c)Cana-de-acucar
Ate breve.
============================
Ola amigos portugueses
Agora que recomecaram as aulas, finalmente nos poderemos
retornar o nosso intercambio cultural, somos do Santa Cecilia
de Santos.
A ultima mensagem que voces nos enviaram, dizia que nosso pais era
inabitado na epoca do descobrimento e tambem pedia explicacoes sobre
a
abolicao dos escravos.
Gostariamos que voces enviassem pequenos textos com bibliografia
falando do descobrimento e da abolicao para que nos pudessemos comparar
a visao historica dos seus autores com a dos nossos autores.
Santos, 21 de marco de 1995
Abracos
Arthur, Bruno, Christina, Claudia, Daniel, Erika e Kathia.
PARA PORTUGAL
Date: Wed, 7 Jun 1995 09:42:24 -0300 (EST)
From: Iolanda B C Cortelazzo <ibdccort@cat.cce.usp.br>
Subject: Mensagens da EESG Armando Araujo
To: me3acost@educom.fct.unl.pt, me3qcond@educom.fct.unl.pt,
me4aandr@educom.fct.unl.pt, brasilio@piaget.futuro.usp.br,
Univ S Cecilia - Esc do Futuro <scecilia@cat.cce.usp.br>,
mro@individual.puug.pt
Cc: renata@piaget.futuro.usp.br, marilena@piaget.futuro.usp.br
Message-Id: <Pine.3.89.9506070939.A12816-0100000@cat.cce.usp.br>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: MULTIPART/MIXED;
BOUNDARY="-1888795134-464403299-802528944:#12816"
Status: RO
This message is in MIME format. The first part should be readable text,
while the remaining parts are likely unreadable without MIME-aware
tools.
---1888795134-464403299-802528944:#12816
Content-Type: TEXT/PLAIN; charset=US-ASCII
Ola aqui vao as mensagens a que me referi anteriormente.
Iolanda
---------------
Ola
Meu nome e Leticia A T., tenho 15 anos e 1,65 de altura.
Sou morena clara, cabelos e olhos castanhos.
Moro na rua Joao Caetano n. 81, casa - 3,bairro:Mooca, Sao Paulo; e
estou fazendo a 8a serie.
Sabe qual e o meu hobby? Ouvir musica, samba ou lenta; estudar e viajar.
A comida preferida lazanha e varias outras, esporte e futebol e basquete.
Adoro estudar, quando eu crescer quero fazer a faculdade de direito.
Eu leio os livros de Monteiro Lobato. Sao tantos personagens: tem a
tia Anastacia, a Emilia, etc.
Vou contar a voces um pouco da historia:
Conhecer o mundo, de suas origens ate os nossos dias, poderia ser considerado
uma tarefa dificil se nao fosse a genialidade de Monteiro Lobato atraves
de D. Benta, que ensina e discute com os herois do Sitio do Pica Pau amarelo,
seus netos, as peripecias da Historia da Humanidade.
Falei sobre mim e um autor. Quero saber que tipo de musica voces gostam,
e as caracteristicas de Portugal?
================================================
Saudacoes,
Meu nome e Edizeni, tenho 14 anos, moro em Sao Paulo. Estudo na
8a serie, do curso ginasial na escola Armando Araujo.
Sou uma menina timida, que adora escrever poesias, ler, estudar e
jogar futebol. Gosto muito de musica popular brasileira, e os interpretes
que mais gosto sao: Djavan, Ivan Lins e Elis Regina.
Minha comida preferida eh lazanha, e de sobremesa gosto de pave.
Gostaria de saber um pouco sobre a cultura e os costumes de Portugal,
e o que voces acham do meu pais.
================================================
Ola,
Meu nome e Kriscia, moro na Mooca, adoro ouvir musica, de preferencia
MPB, tambem gosto de ler e escrever, meus autores preferidos sao: Jorge
Amado, Marcelo Rubens Paiva, Carlos Drummond de Andrade, Maria Mariana,
Sidney Sheldon, Barbara Cartland. Tambem adoro me divertir, sair nos fins
de semana com meus amigos e curtir tudo o que puder.
Nao sei ao certo o que voces pensam do meu pais, mas gostaria de saber,
e se estiver ao meu alcance esclarecer tudo e explicar exatamente o que
acontece aqui. No momento a unica coisa que posso dizer eh que eu
gosto muito do meu pais.
Bom, gostaria de saber um pouco sobre a cultura e os custumes de Portugal,
tambem quero saber o que voces fazem pra se divertir, e quais os autores
preferidos por voces.
================================================
Oi
Meu nome eh Julita B. da S..
Tenho 12 anos, nasci no dia 19 04 83.
sou uma garota que gosta de jogar volley, ouvir musicas, brincar e
assistir Tv.
Sou um tipo de pessoa que gosta de discutir trabalhos e pesquisas escolares
entre amigos.
Meus pais chamam - se Argentina e Valter. Aqui com essa mensagem quero
aprender muitas coisas com voces.
================================================
Oi
Eu me chamo Daniela da S. S., tenho 11 anos. Nasci no dia 08 03
84, e adoro brincar. Minha comida predileta eh feijoada e lazanha,a bebida
eh suco e refrigerante.
As novelas do Brasil sao otimas, sem incluir os filmes. Minha melhor
amiga Julita, esta sempre comigo, meus pais chamam- se Marina e Aerton
e tambem tenho uma irma que se chama Aline. Minha familia eh enorme,
e tem pessoas que eu nem conheco.
Gostaria de conhecer coisas sobre Portugal: como filmes, novelas, comidas,etc.
Aqui termino!
================================================
Oi,
Meu nome eh Carla Pereira Juliano, tenho 11 anos nasci em 01.09.83.
Tenho 2 irmaos, um com 6 anos e outra com 2meses e 25 dias. Meus pais
se chamam Armando e Adriana. Estudo na escola Armando Araujo. Meu esporte
predileto eh voley e natacao.Minha comida predileta eh macarronada.
Queria conhecer um pouco das novelas, dos filmes, queria conhecer
um pouco de alguma coisa dai.
Minha novela preferida eh Quatro por Quatro eu acho muito legal.
Meu programa preferido eh Malhacao. Gosto de brincar, escutar musica
e ver tv.
Minha banda preferida eh Negritude Junior. Ja dei minha caracteristica
agora quero a de voces.
================================================Oi,
Meu nome e Tatiana S. de O., tenho 11 anos estou estudando na 5a serie
B.
Eu tenho 2 irmaos Daiana de 5anos e Juliano de 1 ano e nove meses.
Meu pai chama-se Jose e minha mae e Marilza. A minha comida predileta
e feijoada, lazanha e nhoque. Meu esporte predileto e volley, natacao e
futebol. Eu adoro a Banda Raca Negra,adoro estudar portugues e geografia.
Minha novela predileta e Quatro por Quatro.Meu filme predileto e o ghost-
do outro lado da vida, tambem gostei de Meu Primeiro Amor.
Eu tambem adoro assistir malhacao.O nome da minha escola e Armando
Araujo.
================================================
Meu nome e Alexandra C. G.. Moro na Mooca.Tenho 14 anos.Meus pais chamam-se
Suely e Antonio e meus irmaos Fabiana, Renato e Fernando.
Bom, eu adoro comer, sou alta, gordona, cabelos pretos e olhos castanhos.
Gostaria muito de ir para seu pais e conhecer todos voces, como voces vivem,suas
festas e o afazeres de cada dia.
Sou dorminhoca,,adoro a igreja que vou.Gosto da igreja que vou.Gosto
muito de meus pais adoro brincar(de qualquer coisa). A escola que estudo
e Armando Araujo estou na 5a serie.
Gosto de meus professores , gosto da minha diretora, secretarias e
alunos.Adoro a Banda Tribo Gospel(e rock falando sobre nosso Jesus Cristo)
da igreja renascer em Cristo.Gosto de dance music,os esportes que eu gosto
sao volley,natacao etc.Queria muito conhecer voces mande suas respostas
para mim.
================================================
Oi,
Meu nome e Allen C. B., eu tenho 13 anos, faco aniversario
no dia 02/05.Sou moreno, cabelos pretos, olhos castanhos, sou alto.
Gosto de todos os esportes; minhas comidas preferidas sao:Macarronada,
arroz, feijao e figado. Pra beber gosto de coca-cola e agua. Gosto
de ir aos bailes.
Eu estudo no colegio Armando Araujo estou na 6a serie A e a materia
que eu nao gosto e matematica.
================================================
Date: Mon, 17 Jun 1996 15:45:10 -0300 (EST)From: "Escola Terra Mater (humanas)" <terram@piaget.futuro.usp.br>To: Qconde@piaget.futuro.usp.brSubject: A tragedia em OsascoMessage-ID: <Pine.LNX.3.91.960617152826.2532A-100000@piaget.futuro.usp.br>MIME-Version: 1.0Content-Type: TEXT/PLAIN; charset=US-ASCII
Ola amigos portugueses
Nos somos da escola Terra Mater, eu Emilio e Mariana.Nao sei se voces
souberam da tragedia que aconteceu em um Shopping Center em um municipio
vizinho a nossa Escola. A explosao ocorreu em um dia antes do dia dos Namorados(12/06/96)
e havia muitos jovens comprndo presente para os seus namorados.Peritos
que investigam as causas da Tragedia em Osasco Plaza Shopping, na regiao
Metropolitana em Sao Paulo nao descartam nenhuma hipotese, mas investem
na posibilidade de explosao ter sido causada pela concentracao de gas de
cozinha (GLP). No instituto medico legal de Sao Paulo constatou-se 39 mortos
e nos hospitais foram internados mais de 400 feridos.Os engenheros descobriram
uma tubulacao de gas sob o predio que possivelmente estava com vazamentos
e foi a causadora da explosao.Se voces quiserem saber mais detalhes sobre
a explosao mandem uma memsagempara nos.um abraco,Mariana e Emilio
===========================================================
Ola' professora Rosario,
Os autores portugueses estudados pelos alunos do 2o. grau sao: Luis
Vaz de Camoes, Padre Antonio Vieira, Almeida Garrett, Alexandre Herculano,
Camilo Castelo Branco, Julio Dinis (no momento ha uma emissora de televisao
apresentando uma novela baseada no romance "As Pupilas do Senhor Reitor".),
Antero de Quental, Cesario Verde, Eca de Queiros, Eugenio de Castro, Camilo
Pessanha, Fernando Pessoa e Mario de Sa' Carneiro.
Esperamos um breve contato,
Professora Irene Rodrigues dos Santos Neves
============================================================
B - Educando para a Cidadania
From elo@piaget.futuro.usp.brMon Apr 15 17:47:54 1996
Date: Mon, 15 Apr 1996 10:25:56 -0300 (EST)
From: Escola de Livre Opcao <elo@piaget.futuro.usp.br>
To: Projetos de Humanidades -- EE 1 e 2 Armando Araujo <armando@piaget.futuro.usp.br>,
"Brasilio Machado (humanas)" <brasilio@piaget.futuro.usp.br>, "Centro
de Educ. Fisica" <cefi@piaget.futuro.usp.br>,
Colegio Cor Jesu <corjesus@piaget.futuro.usp.br>, Colegio Cristo
Rei <cristrei@piaget.futuro.usp.br>, Colegio Santa Cecilia <scecilia@piaget.futuro.usp.br>,
EEPSG Visconde Taunay <taunay@piaget.futuro.usp.br>, "Escola Terra
Mater (humanas)" terram@piaget.futuro.usp.br
Cc: Iolanda Bueno Cortelazzo <ibdccort@piaget.futuro.usp.br>
Subject: Uma mensagem para voces!!!
Direcao, Coordenacao e Professores das Escolas do Grupo de Humanidades,
Agradecemos a mensagem de Pascoa e aproveitamos para enviar uma mensagem na area de Educacao para voces:
"Cada vez que ensinamos prematuramente a uma crianca alguma coisa que
poderia ter descoberto por si mesma, esta crianca foi impedida de inventar,
construir e consequentemente, de entender completamente" Piaget.
Atualmente estamos estudando nas nossas reunioes pedagogicas o texto
"O que e um grupo", de Madalena Freire, extraido do livro "Paixao de Aprender",
esperamos contribuir para o aprimoramento pedagogico dos professores e
receber dicas de textos interessantes para trabalharmos aqui na ELO
com os nossos professores.
Um abraco,
Elisete Baruel
Diretora da Escola de Ed. Inf. e Primeiro Grau "Livre Opcao"
elo@piaget.futuro.usp.br ou
elo@polovale.softex.br
================================================
From corjesu@eu.ansp.brThu Apr 4 02:47:58 1996
Date: Tue, 2 Apr 1996 08:44:21 -0300 (GMT-0300)
From: Colegio Cor Jesu <corjesu@eu.ansp.br>
To: cefi@piaget.futuro.usp.br
Cc: rmgramos@usp.br, cristrei@eu.ansp.br, armando@piaget.futuro.usp.br,
ibdccort@piaget.futuro.usp.br, brasilio@piaget.futuro.usp.br,
scecilia@piaget.futuro.usp.br, taunay@piaget.futuro.usp.br,
terram@piaget.futuro.usp.br, gilberto@piaget.futuro.usp.br
Subject: MENSAGEM 6.as. SERIES
Oi, somos alunos da 6.a. série do Colégio Cor Jesu que
fica na cidade de Sao Paulo. Adoramos suas mensagens e estamos lhes escrevendo
para falar sobre nós, nossos
trabalhos, nossa cidade e nosso colégio. A nossa cidade é
muito bonita e tem muita diversão, mas nela tem muita miséria
e muita violência. O nosso colégio até o ano passado
era uma escola , agora ele está se desenvolvendo e ficando cada
vez mais avan‡ado. A nossa classe é composta por 18 alunos , 8 são
meninas e 10 são meninos. As meninas são: Ana Julia, Ellen,
Estela Regina, Izabel Fernanda, Livia, Roberta, Sandra e Virginia. Os meninos
são : André C., André M., Bruno T., Evandro, Felipe,
Guilherme, Gustavo, Pedro Gabriel, Pedro Gustavo e Ronaldo. Estamos fazendo
trabalhos relacionados a empregos, estamos fazendo em todas as matérias.
Gostar¡amos que nos ajudassem falando sobre o desemprego de sua cidade.
Um beijo carinhoso da 6.a. série A.
================================================
Date: Wed, 19 Jun 1996 08:51:52 -0300 (GMT-0300)
From: Colegio Cor Jesu <corjesu@eu.ansp.br>
To: Colegio Cristo Rei <cristrei@eu.ansp.br>
Cc: Escola do Futuro <cefi@piaget.futuro.usp.br>, elo@piaget.futuro.usp.br,
elo@polovale.usp.br, geteh@piaget.futuro.usp.br,
gilberto@piaget.futuro.usp.br, ibdccort@usp.br, rmgramos@usp.br,
scecilia@piaget.futuro.usp.br, taunay@piaget.futuro.usp.br,
terram@piaget.futuro.usp.br
Subject: Cidadania (6.a. serie)
Message-Id: <Pine.OSF.3.91.960619084904.4917A-100000@eu.ansp.br>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: TEXT/PLAIN; charset US-ASCII
Status: RO
Grupo: Ana Julia, Livia, Izabel Fernanda, Pedro, Andre kudo e Virginia
Somos alunos da 6.a. serie do Colegio Cor Jesu. Estamos aqui, para debater
o problema da seca (Industria da seca) lembrando nosso tema cidadania.
Os recursos fornecidos pelo governo traz muitas vantagens para o
grupo dominante. Pois ate fazendeiros, empresarios conseguem tirar proveito
da seca, como:
Atraves da sua divulgacao dramatica nos meios de comunicacao. Esses
grupos tem chances de conseguir mais auxilios governamentais. Gracas ao
argumento da seca, muitos empresarios deixam de pagar suas dividas
bancarias, alem de contrair novos emprestimos e m condicoes especiais.
E e por isso que os poderosos nao deixam fazer irrigacao que seria
a solucao da seca. Todos esses procedimentos sao chamados de industria
da seca. O que voces acham?
Como fica a cidadania?
====================================
From corjesu@eu.ansp.br Fri Apr 19 16:19:57 1996
Return-Path: corjesu@eu.ansp.br
Received: from eu.ansp.br (eu.ansp.br [143.108.1.19]) by piaget.futuro.usp.br
(8.6.12/8.6.9) with SMTP id QAA06385; Fri, 19 Apr 1996 16:19:56 -0300
Received: by eu.ansp.br; (5.65/1.1.8.2/05Jul94-1018AM) id AA10634;
Fri, 19 Apr 1996 15:03:42 -0300
Date: Fri, 19 Apr 1996 15:03:42 -0300 (GMT-0300)
From: Colegio Cor Jesu <corjesu@eu.ansp.br>
To: Escola do Futuro <cefi@piaget.futuro.usp.br>, cristrei@eu.ansp.br,
elo@piaget.futuro.usp.br, gilberto@piaget.futuro.usp.br, ibdccort@usp.br,
rmgramos@usp.br, scecilia@piaget.futuro.usp.br, taunay@piaget.futuro.usp.br,
terram@piaget.futuro.usp.br
Subject: "Livre Opcao". - Diretora Elisete
Message-Id: <Pine.OSF.3.91.960419143904.1979A-100000@eu.ansp.br>
Mime-Version: 1.0
Content-Type: TEXT/PLAIN; charset US-ASCII
Status: RO
X-Status:
Elisete,
Em reposta a sua solicitacao informo que a nossa grade curricular e
a oficial exigida, enriquecida com ingles, informatica e robotica.
Tambem oferecemos: futebol, volei, handbool, ballet, judo e hockei.
O sistema de avaliacao e feito atraves de provas mensais e bimestrais,
trabalhos, fichas, aproveitamento em sala de aula. Os livros sao escolhidos
pelos proprios professores.
O Colegio esta totalmente informatizado com equipamentos de ultima
geracao, ligados a Internet onde os todos os alunos da pre-escola
ao colegial tem acesso, tendo aulas e pequisas no laboratorio de informatica.
Nossa biblioteca tambem esta sendo informatizada e ja opera junto a
Internet.
Ressalvo que o nome correto do nosso Colegio e:
Colegio Cor Jesu, localizado na Rua Sao Vicente de Paula, 374. CEP
- 01229-010 – Santa Cecilia- Sao Paulo - SP. Fones: 67-7548 e 66-2782 -
E-mail corjesu@eu.ansp.br ou corjesus@piaget.futuro.usp.br
Outro colegio ligado ao Colegio Cor Jesu e o Colegio CRISTO REI
de Marilia - Av. Cristo Rei, 270 - Caixa Postal, 267 - CEP -17.515-200
-
Marilia -Sao Paulo. Tel.: (0144) 23-2399. Diretor Ir. Olinto Manoel
de
Oliveira. E-mail - cristrei@eu.ansp.br ou cristrei@piaget.futuro.usp.br
Mateus Disner - Diretor do Colegio Cor Jesu
======================================================
Date: Mon, 29 Apr 1996 15:35:51 –0700
From: ELO - Escola Livre Opcao <elo@polovale.softex.br>
X-Mailer: Mozilla 2.0 (Win16; I)
Mime-Version: 1.0
To: terram@piaget.futuro.usp.br
Cc: ibdccort@piaget.futuro.usp.br
Subject: O que estamos trabalhando!
Content-Type: text/plain; charset us-ascii
Content-Transfer-Encoding: 7bit
Status: RO
X-Status:
Nos da Escola ELO ficamos muito contentes de receber sua mensagem.
Somos as Profas. Debora e Lola e damos aula na 2a. serie.
Em Estudos Sociais estamos realizando um trabalho sobre a familia.
Nossos alunos fizeram entrevista com seus pais a fim de descobrirem sua
arvore genealogica. Foi uma experiencia muito interessante onde puderam
descobrir os nomes de seus antepassados (bisavos).
Um abaco,
Esperamos novos contatos!
C - Time Capsule
TIME CAPSULE - Mensagem de apresentação de aluna de escola de Nova York
I am Maisha
I am 13 years old.
I am a girl.
I am 5'1" tall.
I like to meet new people.
I like to listen to Method Man the rapper.
I don't like rock music.
I am in the eigth grade.
I have two sisters. one is in the sixth grade and
another is in kindergarden.
I am very easy to talk to and get along with.
I am a student at I.S.27.
I like to hang out with my friends.
I like to go to McDonalds.
I take Drama in school.
I am Black.
I don't like dogs.
I am very sensitive and cry easily.
I am a fan of basketball.
I enjoy reading mystery books.
I don't like loud places.
I believe in saving the rainforest.
I don't believe in animal cruelty.
I love to eat junk food.
I like to watch T.V.
I love warm weather.
Adios amigo!!!