Primeira Geração
(1937 a 1953)
Tecnologia
válvulas a vácuo
Primeiras Tentativas
1937 - John Vincent Atanasoff e Clifford Berry,
na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, criaram o ABC (Atanasoff-Berry
Computer).
1943 - Max Newman, Alan Turing e equipe de Betchley Park desenharam
a série de máquinas "Colossus", mantida em segredo
durante a II Guerra Mundial (foi usado na decodificação de
mensagens secretas dos alemães).
1948 - A equipe da IBM utiliza pela primeira vez o SSEC (Selective
Sequence Eletronic Calculator) , uma máquina híbrida de válvulas
a vácuo e relês eletromecânicos, para calcular as tabelas
de posições da Lua (utilizadas na primeira alunissagem).
Primeiros computadores
programáveis de uso universal
1943 a 1945 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly e Herman
H. Goldstine, nos Estados Unidos, construíram o ENIAC (Eletronic
Numerical Integrator Computer), considerado o primeiro computador programável
universal, que foi usado em uma simulacão numérica
para o projeto da bomba de hidrogênio e em pesquisa de projetos de
túneis de vento, geradores de números randômicos e
em previsões metereológicas.
1946 - Max Newman e a equipe da Universidade de Manchester, na
Inglaterra, que teve a participação de Alan Turing, construíram
o Manchester Mark I, "primeiro computador que funcionou", que teve
"a primeira visualização na tela de dados contidos na memória"
e que teve o primeiro programa gravado executado em 21 de junho de
1948.
1949 - M Wilkes (que conhecia os trabalhos de von Neumann e participou
de cursos na Moore School, diretor do Laboratório de Cálculo,
na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, construiu o EDSAC (Electronic
Delay Storage Automatic Computer), que calculou tabelas de quadrados e
tabelas de números primos.
1945 a 1951 - J. Presper Eckert, John V. Mauchly
(engenheiros eletrônicos) e Herman H. Goldstine com a consultoria
de John von Neumann, doutor em Matemática, pela Universidade
de Budapeste, húngaro, naturalizado americano, especialista em lógica,
construíram o EDVAC (Eletronic Discrete Variable Computer), "um
autômato universal eletrônico de algorítmo gravado"
(BRETON, 1991:100).
1951 - J. Presper Eckert e John V. Mauchly construíram
o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer), o primeiro computador bem sucedido
comercialmente. Sua aplicação era na área de administração.
Linguagem/Software
Os primeiros programas eram escritos em código de máquina,
os programadores escreviam os números binários que correspondiam
às instruções a serem armazenadas na memória.
1950 - os programadores começam a usar a linguagem
de montagem (assembly), uma notação simbólica. totalmente
dependente da máquina em que era usada. Apareceram então
os montadores (assemblers) que traduzem as notações para
a linguagem de máquina.
Programas (Software)
Em 1948, David Wheeler, matemático de
Cambridge, Inglaterra, escreveu um programa, Ordens Iniciais,
que era perfurado em uma fita de teletipo, convertia o simbólico
em binário e gravava na memória do computador pronto para
executar. Esse programa tinha 30 instruções.
Os programas tinham que ser constantemente revisados
porque apresentavam muitos problemas e uma revisão economizava muito
tempo de reprocessamento.
Inicialmente, os problemas nos programas eram
chamados de erros, mais tarde passaram a se chamar "bugs" e o processo
de correção chama-se "debugging".
O programa era denomindo rotina. Os cientistas
de Cambridge sugeriram que se criasse uma biblioteca de sub-rotinas, isto
é, de pequenos programas ou partes de programas que serviam par
uma série de outras aplicações. Isso aumentava a produtividade
e a confiabilidade do programador. Wheeler recebeu a incumbência
de organizar as primeiras bibliotecas de subrotinas e realizou-a de maneira
"simples e elegante". As sub-rotinas eram colocadas na memória
em qualquer endereço disponível, otimizando o uso da memória.
Em 1951, o grupo de Cambridge escreveu um livro texto "A Preparação
de Programas para um Computador Digital Eletrônico" publicado nos
Estados Unidos para alcançar um público maior.
A partir de 1953, o centro de programação
se muda para os Estados Unidos. Com computadores maiores e memórias
maiores, era anti-econômica a programação artesanal.
Começa-se a experimentar a programação automática.
Interface homem-máquina
Entrada e saída de dados:
cartões
perfurados e listas impressas.
Usuário não tinha nenhum contato
com o computador. Digitadores transcreviam programas e/ou dados em
cartões perfurados.
Aplicação
Os primeiros computadores eram usados em aplicações
científicas e de engenharia.
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