História da Computação
Profa.  Iolanda B. C. Cortelazzo

Linguagens de programação: "linguagens que geram códigos a partir de códigos que estão muito mais próximos da algebra ou do modo como um usuário típico 
descreveria um processo"

                                                             (Cerruzzi, 1999:87)


ASSEMBLY (década de 1940)
 A linguagem Assembly na verdade era um conjunto de códigos que gerava instruções de máquina para cada instução codificada pelo programador. O programa não era compilado, mas montado (assembled)
 
FORTRAN - Formula Translator

John Backus, um pesquisador de 29 anos de idade da IBM,  trabalhou nessa linguagem. conhecida como a primeira linguagem de programação bem sucedida, de 1954 a 1956. Um programa que tentava conseguir que o compilador pudesse produzir programas tão bons quanto os escritos pelos programadores humanos. Segundo Campbell-Kelly e Aspray ((1996), com o FORTRAN, uma  expressão poderia produzir muitas instruções de máquina, economizando tempo para o programador. Até hoje, essa é uma linguagem muito usada. A 20 de abril de 1957, o centro de computação da  unidade de energia nuclear de Westinghouse-Bettis, em Maryland, foi o primeiro a usar um programa FORTRAN.

O compilador FORTRAN II foi disponibilizado em 1959, tinha 50.000 linhas de código e ocupou 50 homens/ano para ser desenvolvido.
 


 
ALGOL (1958-60): Algorithmic Language

Desenvolvida  por pesquisadores europeus para ter universalidade de aplicação, isto é, para usada em qualquer configuração de hardware. Da forma como foi escrita não haveria qualquer ambigüidade no que deveria ser executado.  Foi um sucesso pedagógico, pois serviu de modelo a outros desenvolvimenos, mas um fracasso comercial, rapidamente substituída pela linguagem FORTRAN.
 


 
 
COBOL (1959): Common Business Oriented Language

Grace Hopper, programadora da UNIVAC teve uma participação decisiva no desenvolvimento do COBOL, uma linguagem padrão para o processamento de dados comercial, parecia o Inglês comum. 
Em 1960, "o governo americano declarou  que não alugaria nem compraria novos computadores que não tivessem o compilador COBOL a menos que o fabricante garantisse que o seu desempenho seria tão bom quanto com o compilador COBOL" (Campbell-Kelly & Aspray, 1996:193) .
Em dezembro de 1960, constatou-se que o mesmo programa COBOL rodava em diferentes computadores de diferentes fabricantes. Essa era uma característica comercial importante.
 


 

Conheça mais sobre essas linguagens:

Breton, Phillip. As linguagens de programação. História da Informática. São Paulo, 
     Editora da UNESP, 1991.
New York, 1993:189-195.
Ceruzzi, Paul E. The Early History of Software, 1952-1968. IN History of Modern 
     Computing
. Cambridge-Massachusetts, MIT Press, 1998: .
Fonseca Filho, Cleuzio. O desenvolvimento das linguagens . IN História da Computação.
    São Paulo,     .
Campbell-Kelly, Martin  and Aspray, William. Software.  IN  Computer: A History of the
    Information  Machine, Basic Books, New York, 1996:181-205.

Voltar   Sumário Avançar