Orientação |
Vínculos | Contato |
3.
VMEI - Curso de Verão
O planejado está em preto, as atualizações em vermelho,
O
indica o que já foi cumprido.
Semana | Dia | Aulas/Assuntos/Atividades | CH |
1/2 | 11/02 |
Diagnóstico de expectativas e conhecimento da classe. Conceito de Currículo. | 2h |
3/4
|
18/02 |
Colaboração e Projeto: Conceitos | 4h |
5/6 | 03/10 |
1.1 Currículo
e seus significados
texto 1 Conceituação: Linha do tempo pessoal e Currículo: Aula dialogada com apoio de quadro de giz |
6h |
7/8 |
10/03 |
1.1 Currículo e seus significados Discussão em grupo do texto 1 a partir de anotações dos alunos e de uma pergunta orientadora diferente para cada grupo; |
8h |
9/10 |
17/03 |
1.2
Diferentes abordagens do currículo escolar e suas correlações
aula dialogada para sistematização |
10h |
11/12 |
24/03 |
1.2
Diferentes abordagens do currículo escolar e suas correlações
Discussão do texto 2 a partir das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos em trabalho de equipe. Sistematização de "Fundamentos do currículo" |
12h |
13/14
|
31/03 |
Conceituação
de currículo: definição a ser considerada; conceituação
de Projeto |
14h |
15/16
|
07/04 |
Conceituação
de Projeto.
Projeto Currícular
- Diretrizes e Responsabilidades
texto
3. |
16h |
17/18
|
14/04 |
Prova bimestral |
18h |
19/20
|
28/04 |
Revisão
da prova escrita conceituação de Projeto |
20h |
21/22
|
05/05 |
Projeto Curricular:Diretrizes e Responsabilidades texto 3 / observação de uma escola real |
22h |
23/24
|
12/05 |
Projeto
Curricular de uma escola real: Missão, diretrizes,
objetivos texto
3 |
24h |
25/26
|
19/05 |
Projeto Curricular de uma escola real: observação de uma escola real texto 3 |
26h |
27/28
|
26/05 |
Projeto
Curricular de uma escola real: teorias curriculares
texto
3 |
28h |
29/30
|
02/06 |
Projeto Curricular de uma escola real: orientação para elaboração do trabalho |
30h |
31/32
|
09/06 |
Projeto Curricular de uma escola real: formação do professor . |
32h |
33/34
|
16/06 |
Prova
bimestral |
34h |
35/36 |
23/06 |
Revisão
da Prova. Avaliação do semestre Palestra do Prof. Joe Garcia |
36h |
30/06 |
2a chamada |
||
37/38
|
26/07 |
Revisão
dos conceitos trabalhados no primeiro com base na leitura do texto 4 |
38h |
39/40 |
04/08 |
Projeto
Curricular de uma escola real: princípios, necessidades,
prioridades, metodologia texto 5 |
40h |
41/42 |
11/08 |
Projeto Curricular de uma escola real: princípios, necessidades,
prioridades, metodologia texto
5 |
42h |
43/44 |
18/08 |
Projeto Curricular de uma escola real; trabalho em equipe: planejamento | 44h |
45/46 | 25/08 | Projeto Curricular de uma escola real; trabalho
em equipe: planejamento
|
46h |
47/48 |
01/09 |
Projeto Curricular de uma escola real: estudo dos documentos (PCN, proposta municipal, projeto da escola) textos |
48h |
49/50 |
08/09 |
Projeto Curricular de uma escola real: estudo dos documentos (PCN,
proposta municipal, projeto da escola |
50h |
51/52 |
15/09 |
Projeto
Curricular de uma escola real. |
52h |
53/54 |
22/09 | Investigação/ reflexão, relatório parcial. | 54h |
55/56 |
29/09 |
Investigação/ reflexão, relatório parcial. | 56h |
57/58 |
06/10 |
Preparação para apresentação
dos resultados da análise para a classe; Redação do relatório parcial: trabalho em equipe: reflexão |
58h |
59/60 |
13/10 |
Preparação
para apresentação dos resultados da análise para
a classe; Redação e entrega do relatório parcial: trabalho em equipe (continuação). Tarefa para a próxima aula |
60h |
61/62 |
20/10 |
Semana da Pedagogia | 62h |
63/64 |
27/20 |
Apresentação dos resultados
da análise para a classe |
64h |
65/66 |
03/11 |
Elaboração de uma proposta curricular: entrega da proposta e apresentação para a classe - E1/E2/E3 |
66 |
67/68 |
10/11 |
Elaboração de uma
proposta curricular: entrega da proposta e apresentação
para a classe - E3/E4/E6 |
68
|
69/70 |
17/11 |
Avaliação escrita /entrega do
relatório final |
70 |
71/72 |
24/11 |
Revisão da
prova -Auto-Avaliação,
avaliação da equipe e avaliação da disciplina |
72 |
Segunda chamada |
|||
1. OLIVEIRA, João Batista Araújo (leitura para 03/03/2004)2. COLL. Cesar.Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998:35-63 (leitura para 24/03/2004) .
3. SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000:119-148.
4. SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999: 77-152.
5. ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1o. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994:11-32.
Tarefas para
a próxima aula
|
|
18/02 |
Leitura do texto
Colaboração
e Metáforas Colaborativas até
o item 2.2 . Trazer a formação das equipes de trabalho ( 6 equipes com 4 participantes cada equipe). |
03/03 | Leitura do texto de Oliveira
. Ter o texto em mãos para esta aula. Trazer a formação das equipes de trabalho ( 6 equipes com 4 participantes cada equipe). |
10/03 |
Trazer cinco perguntas em uma folha de papel e cinco respostas em outra folha de papel feitas a partir do texto 1 |
17/03 |
Trazer as perguntas da equipe
no papel da respectiva equipe. Colocar sobre a mesa da professora, no
início da aula, a folha com as cinco perguntas e a folha
com as cinco respostas feitas para a aula
de 10/03 a partir do texto
1. |
24/03 |
Leitura do texto
2. Preparar síntese do texto
para dia 31/03. |
31/03 |
Apresentar dois parágrafos
que achou mais interessante e explicar porque. |
07/04 |
Última oportunidade
de apresentar dois parágrafos que achou mais interessante
e explicar porque (alunas que não fizeram ou não enviaram
por email o dia 31/03, deixar texto em papel sobre a mesa da professora
no início da aula). |
14/04 |
Prova
bimestral (trazer textos lidos e tarefas corrigidas). |
28/04 |
Apresentar dúvidas para
esclarecimentos. |
05/05 |
Leitura do texto
3 . Trazer dúvidas. |
12/05 |
Leitura do texto
3 . Preparar para
a sistematização do |
19/05 |
Leitura do texto
3 . Extrair
dois parágrafos mais significativos e preparar para
discusão. |
26/05 |
Trazer os parágrafos
escolhidos para serem discutidos. |
02/06 |
Trazer dois parágrafos
para discutir. |
09/06 |
Dúvidas para a prova
e leitura do texto
5 (adiado) |
16/06 |
Estudar para a prova |
23/06 |
Entrega das tarefas pelos alunos que ainda não
entregaram. Último prazo |
|
|
26/07 | Leitura e fichamento do texto 4.
Comparar com o texto 3, página
131-135. |
04/08 |
Leitura e fichamento do texto 5. |
11/08 |
Leitura e fichamento do texto 5. Entregar uma folha A4 com nome da aluna e síntese do Projeto Curricular proposto no texto 5 (não é para copiar do texto). |
18/08 |
Leitura e fichamento do texto 5. Entregar uma folha A4 com nome da aluna e síntese do Projeto Curricular proposto no texto 5 (não é para copiar do texto). |
25/08 |
Trazer RCN, proposta do município, projeto curricular da escola. |
01/09 | Trazer RCN, proposta do município, projeto
curricular da escola Dividir tarefas na equipe e fazer planejamento seguindo quadro de Alonso |
08/09 | Trazer RCN, proposta do município, projeto
curricular da escola Responder item A - critérios segundo texto 5. |
15/09 | Trazer RCN, proposta do município, projeto
curricular da escola Responder item A - critérios segundo texto 5. |
22/09 | Trazer RCN, proposta do município, projeto
curricular da escola. Escrever síntese do que já foi discutido, responder item B a partir dos critérios do item A |
29/09 |
Trazer RCN, proposta do município, projeto curricular da escola. Começar a preparar o relatório (ver roteiro) |
06/10 |
Trazer material para a preparação para apresentação dos resultados da análise para a classe; Imprimir o modelo de relatório e redigir o relatório parcial: |
13/10 | Finalizar o relatório
esclarecendo as dúvidas. Observar as orientações no roteiro
do relatório. |
20/10 |
Participar das atividades da Semana da Pedagogia e
preparar uma síntese a ser entregue no dia 27/10 |
27/20 |
Trazer o relatório da pesquisa sobre os documentos
ofíciais do currículo |
Equipes de trabalho para a análise do
Projeto Curricular e
do Currículo em processo de uma escola real
Lista de alunos do 3. MVEI
2004
Currículos da Escola
Básica
Turma de Verão -
3o. VMEI - 1o semestre de 2004
Curso de Pedagogia
Faculdade de Filosofia Letras, Ciências
Humanas e Artes
Universidade Tuiuti do Paraná