Currículo da Educação Básica
Profa. Dra  Iolanda B. C. Cortelazzo

Relatório de Pesquisa - Exemplo

Equipe __
Relatório  para a disciplina __________________.

Prezada Professora,

Trazemos a V. Sa. a exposição do processo de análise do Projeto Curricular da Escola de   __________________________ (nível) _______________________________________________________ (nome), realizada por esta equipe composta por:   (Indicar os nomes por extenso dos componentes da equipe)
______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ .

(Em outra folha)

Título do Relatório (que demonstre sobre o que o relatório trata)

Introdução - não precisa escrever a palavra Introdução
Preliminares
Por que a pesquisa foi realizada? Falar sobre as dificuldades, sobre  a cooperação - ou falta de, sobre como foi organizada a pesquisa sobre os documentos e a observação no estágio.
Justificativa - explicar porque essa análise é importante para o curso, para os educadores de um modo geral, para as escolas onde os estágios foram realizados;
Proposta - explicitar qual é a proposta da pesquisa que a equipe fez (análise documental e análise do currículo em ação);
Objetivos - enumerar os objetivos da análise do currículo de uma escola real ( usar verbos como identificar, comparar, analisar, etc...);
Metodologia - descrever como  foi feita a escolha da escola, quem ficou com que tarefa, se a análise documental foi feita individualmente ou  em grupo,  quantos encontros foram realizados para a discussão dos resultados coletados, como está sendo planejada a apresentação dos resultados.

(Desenvolvimento - não precisa escrever a palavra Desenvolvimento)

Análise do Projeto Curricular de Escola (s) de ______________________________________


 Coleta de Dados - Como foi feita a coleta dos dados nos documentos e na(s) escola(s) durante os estágios; como foi a participação de cada componente da equipe.


 Análise Documental
Explicar quais os documentos analisados, resumir os pontos principais referentes à função,  à filosofia e  aos objetivos da (s) Escola (s), explicitar as características do nível que vai ser analisado (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio , EJA ou Ensino Superior) referentes à grade curricular - conteúdo, formação do professor, relação com o aluno, comunidade escolar, materiais didáticos e meios de comunicação/tecnologia de comunicação, avaliação, relações da  escola com a sociedade.


Análise do Currículo em Ação
Explicar como foi feita a observação na(s) Escola (s), caracterizar a(s) escola (s), indicar e resumir os pontos principais referentes à função,  à filosofia e  aos objetivos observados na Escola , explicitar as características do nível que foi observado (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio , EJA ou Ensino Superior) referentes à grade curricular - conteúdo, formação do professor, relação com o aluno, comunidade escolar, materiais didáticos e meios de comunicação/tecnologia de comunicação, avaliação, relações da  escola com a sociedade. Neste item, é fundamental que os diversos componentes da equipe troquem idéias e juntem suas observações em uma narrativa entremeada com descrições baseadas nas observações, indicando possíveis contradições co,m os documentos analisados.

Resultados

Constatações -  Apresentar um resumo das constatações encontradas durante as análises e suas reflexões respondendo ao problema da pesquisa.;

Conclusão

Desafios -  Indicar quais as ausências e os problemas encontrados que geraram  desafio(s) a ser(em) enfrentado(s);
Perspectivas - Indicar as perspectivas que se inferem para um futuro próximo;
Sugestões - Apresentar  propostas ou sugestões para vencer os desafios, ou para se realizarem novas pesquisas.

Referências 
Indicar os livros e/ou sites consultados.

Exemplo  OLIVEIRA, J. B. A. e Chadwick, C.. Aprender e Ensinar.São Paulo: Global, 2001:23-34.

 

Anexos - A equipe pode anexar quaisquer documentos que queiram (foto, folheto da escola, produção dos alunos, fita cassete com gravação dos alunos. etc...)
 

 




Criado em 01/09/2001 -  pela Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo
Atualizado em 24/08/2004