Currículo da Educação Básica
Relatório de Pesquisa - Exemplo
Equipe __
Relatório para a disciplina __________________.
Prezada Professora,
Trazemos a V. Sa. a exposição do processo de análise do Projeto Curricular
da Escola de
__________________________ (nível) _______________________________________________________
(nome),
realizada por esta equipe composta por: (Indicar os nomes por extenso dos
componentes da equipe)
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
.
(Em outra folha)
Título do Relatório (que demonstre sobre o que o relatório trata)
Introdução - não precisa escrever a palavra Introdução
Preliminares
Por que a pesquisa foi realizada? Falar sobre as dificuldades,
sobre a cooperação - ou falta de, sobre como foi organizada a pesquisa sobre os
documentos e a observação no estágio.
Justificativa - explicar porque essa análise é
importante para o curso, para os educadores de um modo geral, para as escolas onde os
estágios foram realizados;
Proposta - explicitar qual é a proposta da pesquisa que a
equipe fez (análise documental e análise do currículo em ação);
Objetivos - enumerar os objetivos da análise do currículo
de uma escola real ( usar verbos como identificar, comparar, analisar, etc...);
Metodologia - descrever como foi feita a escolha da
escola, quem ficou com que tarefa, se a análise documental foi feita individualmente
ou em grupo, quantos encontros foram realizados para a discussão dos
resultados coletados, como está sendo planejada a apresentação dos resultados.
(Desenvolvimento - não precisa escrever a palavra Desenvolvimento)
Análise do Projeto Curricular de Escola (s) de ______________________________________
Coleta de Dados - Como foi feita a coleta dos dados nos documentos e na(s) escola(s) durante os estágios; como foi a participação de cada componente da equipe.
Análise Documental
Explicar quais os documentos analisados, resumir os pontos principais referentes à função, à filosofia e aos objetivos da (s) Escola (s), explicitar as características do nível que vai ser analisado (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio , EJA ou Ensino Superior) referentes à grade curricular - conteúdo, formação do professor, relação com o aluno, comunidade escolar, materiais didáticos e meios de comunicação/tecnologia de comunicação, avaliação, relações da escola com a sociedade.
Análise do Currículo em Ação
Explicar como foi feita a observação na(s) Escola (s), caracterizar a(s) escola (s), indicar e resumir os pontos principais referentes à função, à filosofia e aos objetivos observados na Escola , explicitar as características do nível que foi observado (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio , EJA ou Ensino Superior) referentes à grade curricular - conteúdo, formação do professor, relação com o aluno, comunidade escolar, materiais didáticos e meios de comunicação/tecnologia de comunicação, avaliação, relações da escola com a sociedade. Neste item, é fundamental que os diversos componentes da equipe troquem idéias e juntem suas observações em uma narrativa entremeada com descrições baseadas nas observações, indicando possíveis contradições co,m os documentos analisados.
Resultados
Constatações - Apresentar um resumo das constatações encontradas durante as análises e suas reflexões respondendo ao problema da pesquisa.;
Conclusão
Desafios - Indicar quais as ausências e os problemas encontrados que geraram desafio(s) a ser(em) enfrentado(s);
Perspectivas - Indicar as perspectivas que se inferem para um futuro próximo;
Sugestões - Apresentar propostas ou sugestões para vencer os desafios, ou para se realizarem novas pesquisas.
Referências
Exemplo OLIVEIRA, J. B. A. e Chadwick, C.. Aprender e Ensinar.São Paulo: Global, 2001:23-34.
Anexos - A equipe pode anexar quaisquer documentos
que queiram (foto, folheto da escola, produção dos alunos, fita cassete com gravação
dos alunos. etc...)
Criado em 01/09/2001 - pela Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo
Atualizado em 24/08/2004