Faculdade Sumaré - Ciências Contábeis

CRONOGRAMA DAS AULAS DE
HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO
Profa.  Iolanda B. C. Cortelazzo
 

O planejado está em preto, as atualizações em vermelho,

o adiado e ainda não cumprido está em  rosa!

indica o que já  foi cumprido.

 

Semana/Data

Conteúdos

Atividades

CH
1. 08/02 
Perfil do aluno
Apresentação da Programação
Diálogo com os alunos 
2
2. 15/02 
Da Antigüidade ao Renascimento-Instrumentos de cálculo;
Aula expositiva -
Análise de textos (1)
4
3. 22/02
Idade Moderna- Máquinas de calcular, a Máquina Diferencial de Babbage;
Da Antigüidade ao Renascimento-Instrumentos de cálculo
Prática com o ábaco virtual Pesquisas na Internet - Laboratório de Sistemas Análise de textos (1)
6
4. 01/03
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados adiado para 08/03
Idade Moderna- Máquinas de calcular, a Máquina Diferencial de Babbage;Equipes elaboraram suas sínteses, retomada a orientação para elaboração dos painéis
Painel 1 (equipe coordenadora e plenária com as demais equipes}. .
Prática com o ábaco virtual
8
5. 08/03
Século XX - Formalização dos conceitos “programar” e “computador” 
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados 
Idade Moderna- Máquinas de calcular, a Máquina Diferencial de Babbage;
Aula expositiva e análise de textos (2)
Preparação  do Painel 1  pela equipe coordenadora e  demais equipes}
10
6. 15/03 
    Aula com
Prof. Romero
A Máquina de Turing e o ENIACde Von Neumann 
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados; a Máquina Diferencial de Babbage
Finalização da preparação do Painel 1
 Pesquisa na Internet 
12
7. 22/03
A Máquina de Turing e o ENIACde Von Neumann 
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados; a Máquina Diferencial de Babbage Apresentação do Painel 1;
Apresentaçãoe prática com o programa de Turing. Pesquisa na Internet 
14
8.   29/03
Passagem da calculadora para o computador 
Século XX - Formalização dos conceitos “programar” e “computador”
Painel 2
Aula expositiva dialogada e análise de textos (2)
16
9. 05/04
Computadores de grande porte, computadores digitais modernos.Preparação do Painel 3
Análise de textos (3), e textos(4 ), pesquisa na Internet 
18
10. 12/04
As diversas gerações de computadores
Painel 3 (preparação)
20
11. 19/04
Prova
Realizada no laboratório
22
12. 26/04
Século XX - Formalização dos conceitos “programar” e “computador”. Preparação do Painel 3, do Painel 4 do Painel 5  e do Painel 6.
 Apresentação do Painel 3 (adiada para 03/05)
Palestra no auditório para os alunos de Ciência da Computação/apresentação adiada
24
13. 03/05
Redes de Computadores – ARPANET e BITNET
Micro-processadores - A Revolução do PC 
As mudanças que o Computador Pessoal tem provocado (adiado)
Apresentação do Painel 3 
Tarefa para a próxima aula
 Embora tivesse deixado agendadas, soube que  não houve a videogravação e a apresentação que deverá ser feita no dia 10/05 na primeira aula (das 19h10 às 20h)
14. 10/05 Micro-processadores - A Revolução do PC - As mudanças que o Computador Pessoal tem provocado (adiado)
Pioneiros da Informática no mundo e no Brasil (adiado)
19h10 às 20h - Apresentação do Painel 3 e comentários
20h às 20h50 - Aula dialogada
19h10 às 20h - Apresentação do Painel 3 e comentários
15. 17/05
Pioneiros da Informática no mundo e no Brasil  A contribuições dos centros de pesquisa (adiado)
Século XX - Formalização dos conceitos “programar” e “computador”.Preparação do Painel 3, do Painel 4 do Painel 5  e do Painel 6.
 
16. 24/05
A contribuições dos centros de pesquisa
Os grandes marcos da indústria da informação (paradigmas de computação) 
Painel 4 (Apresentação}
 
17. 31/05
“Humanização do Computador” interfaces amigáveis Multimídia e sistemas interativos 
Painel 5 (Apresentação)
 
18. 07/06
Prova
Prova
19. 21/06
Redes de Computadores e Realidade Virtual – Internet, WWW, jogos virtuais 
Painel 6 (Apresentação)
 
20. 28/06
A importância da História da Computação para a Ciência da Computação
Avaliação da disciplina e auto-avaliação

 

Painéis: temas e equipes

Equipe 1:  Cassio, Danilo, Eduardo, Fernando, Gilmar, Luis Antonio, Victor Hugo
Texto: Introdução (Fonseca, 1999)
             Babbage's dream comes true,  Campbell-Kelly & Aspray, 1997:79-86)
Monografias grupo 1 e grupo 5 da  turma de 2000 (consulta no laboratório)
  • Painel 2 - Passagem da calculadora para o computador eletrônico - apresentação dia 22/03
  • Toda a classe
    Texto: Primeiras Máquinas (Fonseca, 1999)
                 Da calculadora ao computador (Breton, 1991:89-98)
                 ENIAC (Shurkin, 1996:139-144)
                 Monografias grupo 2 e grupo 4 da  turma de 2000
  • Painel 3 - As diversas gerações de computadores  - apresentação dia 12/04, adiada para 03/05 e adiada, novamente,  para 10/05.
  • Equipe 3: Augusto Cezar, Caio Gonçalves, Carlos R. Calegari, Fábio Augusto Falavinha, Marcio J. Fonseca,  Michelle M. Borges, Sueli Yamagishi.
    Texto:  ENIAC (Shurkin, 1996:139-144)
                 The Shaping of the Personal Computer,  Campbell-Kelly & Aspray, 1997:233-257
               WWW: Museu da Informática - RS ;   History of Computing ;
               Cenni della storia del computer Evolução da Informátical ;

    Monografia grupo 3 turma 2000

  • Painel 4 - As mudanças que o Computador Pessoal tem provocado  - apresentação dia 26/04, adiada para 24/05.
  • Equipe 4: Alexsandro, Andre Issamu, Johnny, Juliano, Leandro, Teogenes
    Texto: Da segunda geração de computadores aos dias de hoje (Fonseca, 1999)
    The Shaping of the Personal Computer,  Campbell-Kelly & Aspray, 1997:233-257
    WWW: Museu da Informática - RS  ; Personal Computers: History and Development ; Augmenting Human Intellect;

    Monografia grupo 1 turma 2000

  • Painel 5 - Pioneiros da Informática no mundo e no Brasil  - apresentação dia 03/05, adiada para 31/05.
  • Painel 6 - A contribuições dos centros de pesquisas  - apresentação dia 10/05, adiada para 21/06.
  • Equipe 6: Claudio R. Gonçalves, Fabio R. G. Coelho,  Jefferson Rocha de Barros, Luis Felipe Bauer Peixinho,  Marcelo Peres, Paulo Antonio de Carvalho
    Textos: Software/ Software Engineering  Campbell-Kelly, 19979181-186/200-205 ( Ceruzzi, 1998; Breton, 1991; História da Informática (Breton, 1991)
    WWW:  Overview of History of Computing
                  Museu da Informática - RS
    Textos
    (1)  Apresentação ((Fonseca, 1999)
               Representação da Informação   (Mano, Rui)
               História do cálculo artificial ( Breton, 1991:62-64)
    (4)  Onde as pessoas e os bites se encontram - Para além do esboço (Negroponte, 1995:86-91)
    (6)
    Bibliografia básica

    Campbell-Kelly, Martin & Aspray (contr.), William. Computer: A History of the Information Machine (The   Sloan Technology Series). HarperCollins, 1997 (ISBN: 0465029906)
    Ceruzzi, Paul E. . History of Modern Computing (History of  Computing). MIT Press, 1998 (ISBN: 0262032554).
    Fonseca Filho. Cleuzio. História da Computação. São Paulo, LTR, 1999 (fundamental)
    Gates, Bill.  A Estrada do Futuro. São Paulo, Cia das Letras, 1995.
    Greenia, Mark W. History of Computing: An Encyclopedia of the People   and Machines that Made Computer History . CD-ROM - 1100 pages Cd-Rom Only edition (March 3, 1998) Lexikon Services; ISBN: 0944601782  4.1
    Lévy, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
    Lévy, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma  antropologia do ciberespaço. São Paulo. Edições Loyola, 1998.
    Negroponte, Nicholas. Vida Digital. São Paulo, Cia das Letras, 1995.

    Bibliografia complementar
    Breton, Philippe. História da Informática. São Paulo, UNESP, 1991.
    Shurkin, Joel. Engines of the mind. New York, W.W. Norton, 1996.
    Scientific American, setembro de 1993
     
     

    Referências Telemáticas

    Apresentação.História da Computação, de Cleuzio Fonseca Filho,  http://www.cic.unb.br/tutores/hci/hcomp/Apresentacao.html, 1996, 01/02/2001.

    The history of the transistorhttp://www.pbs.org/transistor/ , 14/02/2001.

    Representação da Informação, de Rui Mano.  http://venus.rdc.puc-rio.br/rmano/comp1inf.html , 1998.
     Atualizado em 2000, 14/02/2001.

    A Máquina de Turing, Uma abordagem Inicial. http://www.cic.unb.br/tutores/turing/turing.html , 14/02/2001
     
     

    Sites sugeridos pelos próprios alunos

    Evolução dos Computadores

    Introdução à ciência da Computação

    Pioneiros da Computação
    Von_Neumann
    VonNeumann
    Pioneers
    Turing.html
    História da Computação
    Digital Century Encyclopedia
    Virtual museum  - menu
    História
    Historia da computação
    História da Computação - Breno
    História
    Computação Ruy Mano
    Museu do Computador
    History - people
    História da Computação
    História da Computação - IME
    História da Informática
    www.e-net.com.br/user/anery/

    Gerações de Computadores

    História da Informática
    Evolução dos computadores

    Gerações
    Este site exibe uma tabela simples, mas interessante sobre as gerações de computadores, comenta os componentes que foram evoluindo com o decorrer do tempo à medida que os computadores tornavam-se mais potentes (Danilo).

    Computador.htm
    Além de conter o assunto do Painel 3 este site comenta assuntos vistos na aula e que já foram apresentados nos painéis anteriores, que são comentados de maneira resumida servindo, portanto, para “relembrar” o que já foi dado em aula (Danilo)..

    GERACOES.HTML
    Mais um site com informações sobre gerações de computadores, em relação aos outros, este possui informações mais detalhadas comentando também um pouco sobre a história que se passava pela época de cada geração não se prendendo apenas a evolução dos componentes nas máquinas (Danilo).

    Computadores - projetos atuais

    Cyberspace

    Monografias da turma de Ciência da Computação de 2000
     
     

    Tarefas para a próxima aula
     
    Data da próxima aula
    Tarefa
    15/02 Ter os texto 1 e 2  para leitura e debate em sala de aula (trabalho em equipe).
    22/02 Ter os texto 1 e 2  para leitura e debate em sala de aula (trabalho em equipe). 
    No laboratório, digitar síntese e enviar por e-mail para a professora e colegas e experiemntar o ábaco virtual.
    01/03 Síntese  dos textos lidos no dia 22/02, 
    Consulte Como organizar um painel
    levar textos Painel 1 para aula.
    08/03 Equipe deve enviar síntese dos textos e do exercício com o ábaco virtual para a professora com cópia para toda a classe 
    Consulte Como organizar um painel; levar textos Painel 1 para aula.
    22/03 Grupo coordenador do Painel 1  deverá iniciar a apresentação do tema - Dispositivos de cálculo,  armazenamento de informações e de comunicação de dados às  19h20 e os demais grupos deverão fechar suas conclusões e elaborar duas perguntas com as respectivas respostas e entregar para a a professora antes da apresentação da equipe coordenadora .
    29/03 Finalização do painel 1
    05/04 Trazer textos para Painel 3
    12/04 Trazer a síntese e as perguntas para o Painel 3
    19/04 Estudar para a avaliação bimestral - Prova
    26/04 Apresentação do Painel  3 - Trazer as perguntas elaboradas pelas equipes.
    03/05 Apresentação do Painel  3 - Trazer as perguntas elaboradas pelas equipes.
    10/05 Apresentação do Painel  3 - Trazer as perguntas elaboradas pelas equipes.
    17/05 Trazer as perguntas para os apresentadores do painel 3.
    Trazer a síntese e as perguntas para preparar  os  Painéis 4, 5, 6


    História da Computação  - 1. semestre de 2001 - Aulas às 5as. feiras das 19h10 às 20h50. 
     
     


    Atualizado em 14/05/2001

    *  * 
    História da Computação - fevereiro 2000  © 2001  Boa Aula . Todos os direitos reservados