O planejado está em preto, as atualizações em vermelho,
o adiado e ainda não cumprido está em rosa!
O indica o que já foi cumprido.
Semana/Data |
Conteúdos |
Atividades |
CH |
1.
08/02
|
Perfil do aluno
Apresentação da Programação |
Diálogo com os alunos
|
|
2.
15/02
|
Da
Antigüidade ao Renascimento-Instrumentos de cálculo;
|
Aula expositiva
-
Análise de textos (1) |
4 |
3.
22/02
|
Idade Moderna- Máquinas
de calcular, a Máquina Diferencial de Babbage;
Da Antigüidade ao Renascimento-Instrumentos de cálculo |
|
|
4.
01/03
|
Dispositivos de armazenamento de informações
e de comunicação de dados adiado para 08/03
Idade Moderna- Máquinas de calcular, a Máquina Diferencial de Babbage;Equipes elaboraram suas sínteses, retomada a orientação para elaboração dos painéis |
|
|
5.
08/03
|
Século
XX - Formalização dos conceitos “programar” e “computador”
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados Idade Moderna- Máquinas de calcular, a Máquina Diferencial de Babbage; |
|
|
6. 15/03
Aula com Prof. Romero |
A Máquina de Turing e o ENIACde Von Neumann
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados; a Máquina Diferencial de Babbage Finalização da preparação do Painel 1; |
Pesquisa na Internet |
|
7.
22/03
|
A Máquina de Turing
e o ENIACde Von Neumann
Dispositivos de armazenamento de informações e de comunicação de dados; a Máquina Diferencial de Babbage Apresentação do Painel 1; |
Apresentaçãoe
prática com o programa de Turing. Pesquisa na Internet
|
|
8.
29/03
|
Passagem da calculadora para o computador
Século XX - Formalização dos conceitos “programar” e “computador” |
16 | |
9.
05/04
|
Computadores de grande
porte, computadores digitais modernos.Preparação
do Painel 3
|
18 | |
10.
12/04
|
As diversas gerações
de computadores
|
Painel 3
(preparação)
|
20 |
11.
19/04
|
Prova
|
Realizada no laboratório
|
22 |
12.
26/04
|
Palestra no auditório
para os alunos de Ciência da Computação/apresentação
adiada
|
24 | |
13.
03/05
|
Redes
de Computadores – ARPANET e BITNET
Micro-processadores - A Revolução do PC As mudanças que o Computador Pessoal tem provocado (adiado) Apresentação do Painel 3 |
Embora tivesse deixado agendadas, soube
que não houve a videogravação e a apresentação
que deverá ser feita no dia 10/05 na primeira aula (das 19h10 às
20h)
|
|
14. 10/05 | Micro-processadores - A Revolução
do PC - As mudanças que o Computador Pessoal tem provocado (adiado)
Pioneiros da Informática no mundo e no Brasil (adiado) 19h10 às 20h - Apresentação do Painel 3 e comentários 20h às 20h50 - Aula dialogada |
19h10 às 20h - Apresentação do Painel 3 e comentários | |
15.
17/05
|
|
||
16.
24/05
|
A contribuições
dos centros de pesquisa
Os grandes marcos da indústria da informação (paradigmas de computação) Painel 4 (Apresentação} |
|
|
17.
31/05
|
“Humanização do Computador” interfaces
amigáveis Multimídia e sistemas interativos
Painel 5 (Apresentação) |
|
|
18.
07/06
|
Prova
|
Prova
|
|
19.
21/06
|
Redes de Computadores e Realidade Virtual – Internet,
WWW, jogos virtuais
Painel 6 (Apresentação) |
|
|
20.
28/06
|
A importância da História da Computação
para a Ciência da Computação
|
Avaliação da disciplina e auto-avaliação
|
Equipe 1: Cassio, Danilo, Eduardo, Fernando, Gilmar, Luis Antonio, Victor Hugo
Texto: Introdução (Fonseca, 1999)
Babbage's dream comes true, Campbell-Kelly & Aspray, 1997:79-86)
Monografias grupo 1 e grupo 5 da turma de 2000 (consulta no laboratório)
Painel 2 - Passagem da calculadora para o computador eletrônico - apresentação dia 22/03
Toda a classe
Texto: Primeiras Máquinas (Fonseca, 1999)
Da calculadora ao computador (Breton, 1991:89-98)
ENIAC (Shurkin, 1996:139-144)
Monografias grupo 2 e grupo 4 da turma de 2000
Painel 3 - As diversas gerações de computadores - apresentação dia 12/04, adiada para 03/05 e adiada, novamente, para 10/05.
Equipe 3: Augusto Cezar, Caio Gonçalves, Carlos R. Calegari, Fábio Augusto Falavinha, Marcio J. Fonseca, Michelle M. Borges, Sueli Yamagishi.
Texto: ENIAC (Shurkin, 1996:139-144)
The Shaping of the Personal Computer, Campbell-Kelly & Aspray, 1997:233-257
WWW: Museu da Informática - RS ; History of Computing ;
Cenni della storia del computer ; Evolução da Informátical ;
Painel 4 - As mudanças que o Computador Pessoal tem provocado - apresentação dia 26/04, adiada para 24/05.
Equipe 4: Alexsandro, Andre Issamu, Johnny, Juliano, Leandro, Teogenes
Texto: Da segunda geração de computadores aos dias de hoje (Fonseca, 1999)
The Shaping of the Personal Computer, Campbell-Kelly & Aspray, 1997:233-257
WWW: Museu da Informática - RS ; Personal Computers: History and Development ; Augmenting Human Intellect;
Painel 5 - Pioneiros da Informática no mundo e no Brasil - apresentação dia 03/05, adiada para 31/05.
Equipe 5: Anderson, Antonio Carlos Honório, Alexandre H. R. Costa, Bruno R. Carvalho Pessoas, Emerson Charavara, Rogério caetano Silveira, Thiago Rocha Amorim
Texto: Inventing the computer. Campbell-Kelly & Aspray, 1997:53-69/ 69-76/ 79-86
História da Computação (Fonseca, 1999) História da Informática (Breton, 1991)
Monografia grupo 3 turma 2000 Monografia grupo 1manhã turma 2000
Painel 6 - A contribuições dos centros de pesquisas - apresentação dia 10/05, adiada para 21/06.
Equipe 6: Claudio R. Gonçalves, Fabio R. G. Coelho, Jefferson Rocha de Barros, Luis Felipe Bauer Peixinho, Marcelo Peres, Paulo Antonio de Carvalho
Textos: Software/ Software Engineering Campbell-Kelly, 19979181-186/200-205 ( Ceruzzi, 1998; Breton, 1991; História da Informática (Breton, 1991)
WWW: Overview of History of Computing
Museu da Informática - RS
(1) Apresentação ((Fonseca, 1999)
Representação da Informação (Mano, Rui)
História do cálculo artificial ( Breton, 1991:62-64)(4) Onde as pessoas e os bites se encontram - Para além do esboço (Negroponte, 1995:86-91)
Campbell-Kelly, Martin
& Aspray (contr.), William. Computer: A History of the Information
Machine (The Sloan Technology Series). HarperCollins, 1997
(ISBN: 0465029906)
Ceruzzi, Paul E. . History
of Modern Computing (History of Computing). MIT Press, 1998 (ISBN:
0262032554).
Fonseca Filho. Cleuzio.
História
da Computação. São Paulo, LTR, 1999 (fundamental)
Gates, Bill. A Estrada
do Futuro. São Paulo, Cia das Letras, 1995.
Greenia, Mark W. History
of Computing: An Encyclopedia of the People and Machines
that Made Computer History . CD-ROM - 1100 pages Cd-Rom Only edition (March
3, 1998) Lexikon Services; ISBN: 0944601782 4.1
Lévy, Pierre. As
Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da
informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
Lévy, Pierre. A
Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.
São Paulo. Edições Loyola, 1998.
Negroponte, Nicholas.
Vida
Digital. São Paulo, Cia das Letras, 1995.
Bibliografia complementar
Breton, Philippe. História
da Informática. São Paulo, UNESP, 1991.
Shurkin, Joel. Engines
of the mind. New York, W.W. Norton, 1996.
Scientific American, setembro
de 1993
Referências Telemáticas
Apresentação.História da Computação, de Cleuzio Fonseca Filho, http://www.cic.unb.br/tutores/hci/hcomp/Apresentacao.html, 1996, 01/02/2001.
The history of the transistor. http://www.pbs.org/transistor/ , 14/02/2001.
Representação da Informação,
de Rui Mano. http://venus.rdc.puc-rio.br/rmano/comp1inf.html
, 1998.
Atualizado em 2000, 14/02/2001.
A Máquina de Turing, Uma abordagem Inicial.
http://www.cic.unb.br/tutores/turing/turing.html
, 14/02/2001
Sites sugeridos pelos próprios alunos
Evolução dos Computadores
Introdução à ciência da Computação
Pioneiros da Computação
Von_Neumann
VonNeumann
Pioneers
Turing.html
História da
Computação
Digital
Century Encyclopedia
Virtual museum
- menu
História
Historia
da computação
História da
Computação - Breno
História
Computação
Ruy Mano
Museu do Computador
History - people
História
da Computação
História
da Computação - IME
História
da Informática
www.e-net.com.br/user/anery/
Gerações de Computadores
História
da Informática
Evolução
dos computadores
Gerações
Este site exibe uma tabela simples, mas interessante
sobre as gerações de computadores, comenta os componentes
que foram evoluindo com o decorrer do tempo à medida que os computadores
tornavam-se mais potentes (Danilo).
Computador.htm
Além de conter o assunto do Painel 3 este
site comenta assuntos vistos na aula e que já foram apresentados
nos painéis anteriores, que são comentados de maneira resumida
servindo, portanto, para “relembrar” o que já foi dado em aula (Danilo)..
GERACOES.HTML
Mais um site com informações sobre
gerações de computadores, em relação aos outros,
este possui informações mais detalhadas comentando também
um pouco sobre a história que se passava pela época de cada
geração não se prendendo apenas a evolução
dos componentes nas máquinas (Danilo).
Computadores - projetos atuais
Monografias da turma de Ciência
da Computação de 2000
|
|
15/02 | Ter os texto 1 e 2 para leitura e debate em sala de aula (trabalho em equipe). |
22/02 | Ter os texto 1 e 2 para leitura e debate
em sala de aula (trabalho em equipe).
No laboratório, digitar síntese e enviar por e-mail para a professora e colegas e experiemntar o ábaco virtual. |
01/03 | Síntese dos textos lidos no dia
22/02,
Consulte Como organizar um painel; levar textos Painel 1 para aula. |
08/03 | Equipe deve enviar síntese dos textos
e do exercício com o ábaco virtual para a professora com
cópia para toda a classe
Consulte Como organizar um painel; levar textos Painel 1 para aula. |
22/03 | Grupo coordenador do Painel 1 deverá iniciar a apresentação do tema - Dispositivos de cálculo, armazenamento de informações e de comunicação de dados às 19h20 e os demais grupos deverão fechar suas conclusões e elaborar duas perguntas com as respectivas respostas e entregar para a a professora antes da apresentação da equipe coordenadora . |
29/03 | Finalização do painel 1. |
05/04 | Trazer textos para Painel 3 |
12/04 | Trazer a síntese e as perguntas para o Painel 3 |
19/04 | Estudar para a avaliação bimestral - Prova |
26/04 | Apresentação do Painel 3 - Trazer as perguntas elaboradas pelas equipes. |
03/05 | Apresentação do Painel 3 - Trazer as perguntas elaboradas pelas equipes. |
10/05 | Apresentação do Painel 3 - Trazer as perguntas elaboradas pelas equipes. |
Trazer as perguntas para os apresentadores do painel 3.
Trazer a síntese e as perguntas para preparar os Painéis 4, 5, 6 |
|