Painel

Profa.  Iolanda B. C. Cortelazzo


 
 
O que é um painel? 

O painel é uma forma de apresentação dos resultados dos trabalhos realizados em torno de um tema. Diversas pessoas ou equipes contrapõem  suas conclusões  a partir de diferente pontos de vistas ou complementam as conclusões umas das outras a partir da mesma perspectiva. 

Eis aqui,  uma orientação para a utilização do painel, como forma de apresentação de trabalho em equipe, colaborativo, em sala de aula de cursos de Graduação ou Pós-Graduação.

Como se organiza um painel?

Toda a classe, dividida em equipes, prepara um tema  a partir das leituras indicadas pelo professor.

    Cada equipe deverá ter
    • um coordenador que distribua as tarefas para a conclusão do trabalho a ser apresentado no painel;
    • um secretário que anotará todas as ocorrências durante o trabalho da equipe tais como tarefas atribuídas a cada membro, horário e duração da leitura orientada,  da reunião para discussão, e elaboração da sínteses, dificuldades  e eventuais problemas ocorridos durante a preparação  e realização do painel;
    • um relator que redigirá o relatório do painel com a colaboração de toda a equipe.


    Etapas de preparação do painel

    • atribuição de tarefas a cada componente (pesquisa de textos, de outros materiais a serem apresentados, leitura individual);
    • discussão das sínteses  e das contribuições individuais;
    • preparação da participação da equipe no painel (estratégia, tempo, conteúdo);
    • participação efetiva no painel*.


    Painelistas

    • uma equipe comporá o painel, as demais comporão o auditório;
    • um moderador, escolhido pela equipe, coordena o painel, estabelecendo a agenda do dia: tempo de apresentação de cada componente da equipe, formulação de uma questão para ser discutida no painel (aberta ou não ao auditório), abertura de tempo para participação das demais equipes que compõem o auditório.


    Tipos  de painel

    • exposição: cada componente da equipe de painelistas apresenta sua síntese sobre o tema; o moderador faz um resumo encadeando as diversas sínteses e abre tempo para o auditório;
    • visões conflitantes: duas equipes, com visões antagônicas,  participam  do painel; o moderador gerencia as discussões entre as duas equipes;
    • interrogação: duas equipes participam, uma com a função de questionar e outra com a função de responder sobre o mesmo tema; o moderador gerencia o tempo de perguntas e respostas;


    Dinâmica do painel

    • o moderador inicia o painel apresentando aos painelistas e ao auditório as regras de apresentação, lembra o tema,  apresenta os componentes do painel e recomenda a não participação do auditória nesta primeira etapa;
    • o moderador apresenta uma questão estimuladora ou orienta a apresentação das sínteses de cada componente do painel;
    • o moderador encerra a primeira etapa e abre a segunda etapa  dando cinco minutos para que o auditório se prepare para as perguntas aos painelistas e  passados os cinco minutos oferece a palavra ao auditório.
    • no auditório, cada equipe escolhe a pergunta para apresentar aos painelistas entre aquelas que já tem  preparadas;
    • as perguntas são apresentadas verbalmente ou por escrito e os painelistas respondem, podendo ou não haver réplica e tréplica;
    • o moderador encerra o painel fazendo um resumo das conclusões  e agradecendo aos participantes.


Esta página  (www.boaaula.com.br/painel.html) dá apoio às disciplinas
 

Currículo da Educação Básica - Pedagogia  -  UTP

História da Comunicação  - Publicidade e Propaganda - UTP

Fundamentos da Prática Pedagógica
 

Concepção e criação da Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo
em 01/03/2001  atualização 23/08/2005

 


 

iolanda@boaaula.com.br...i@.................................................................................................... images/menino.gif (323 bytes)