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PEDAGOGIA
E A SUPERCULTURA DA INFORMAÇÃO:
A
EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE
Prof. MS.
Sérgio Nauffal
sergio.nauffal@utp.br
Pedagogia,
FCHLA
Universidade
Tuiuti do Paraná
Este trabalho realiza
um relato da evolução dos refinamentos de materiais pelos
seres humanos com a própria influência que as tecnologias
geram na atual sociedade, chamada de sociedade da “supercultura” das interfaces
dinâmicas. Através de uma análise histórica
esquemática, interrelaciona o desenvolvimento dos chamados instrumentos
de “contar”, até os atuais contadores por excelência, os computadores,
visando desmistificar posicionamentos mitológicos “científicos”
dentro da própria pedagogia colocando-a como influenciada por um
contexto mais amplo, que é a sociedade da “supercultura” de James
Lull, a qual tem sua essência nas várias esferas culturais
atualmente existentes, através de interfaces dinâmicas como
calculadoras, computadores, TVs e vídeos, dentro desta matriz cultural
que os indivíduos criam para si mesmos, disponibilizando acessos
muitas vezes “distantes”.Faz uma analogia de idéias entre a evolução
tecnológica em um contexto antropológico, determinístico,
com o uso atual das interfaces dinâmicas e descreve esta aceleração
na linha do tempo do processo de criação de novas tecnologias
“de contar”, determinando influências nas estruturas educacionais
a cada nova geração de dispositivos. Para reforçar,
cita experiências referentes aos usos de interfaces dinâmicas
em projetos como o LabTICE e o HyperMath, correlacionando com métodos
instrucionais de ensino. Estes esforços nestes projetos de interfaces
dinâmicas são baseados na crença de que o ensino-aprendizagem
é um processo construtivo, na qual o aluno constrói suas
representações pessoais do mundo que o cerca. Esta construção
interna ocorre primeiramente através de experiências idealizadas,
situadas em um contexto amplo. Uma das intenções é
relatar o emprego de tecnologia para ampliar e dar maiores oportunidades
para os estudantes em um contexto de experiências reais, na manufatura
de sistemas e software educacionais matemáticos e assim encorajar,
a transferir e conectar, a instrução baseada em sala de aula
com o mundo real.
Palavras-chave: pedagogia, tecnologia, informação, sociedade Bibliografia Recomendada CORTELAZZO, I. Computador para a Interação Comunicativa. Comunicação & Educação. AnoV, [16]:19-25, set.dez., 1999. DALEY, Wayne D.R. Multimedia Information in Mobile Environments Laboratory – MiME em http://mime1.marc.gatech.edu/MiME/mime_proposal.html#intro, acessado em 10 de maio de 2001. LEAD – Laboratório de Ensino a Distância em http://www.utp.br/lead/ricardo/manuaula2.htm acessado em 10 de setembro de 2002. HOFSTRA HomePage, Overviews of the History of Computing, no http://ei.cs.vt.edu/~history/overviews acessado em 12 de julho de 2001 LULL, James. Superculture for the Communication Age em http://members.aol.com/JamesLull/superculture2.html, acessado em 16 de setembro de 2001. GE Iluminação – Brasil em http://www.gelighting.com/br/institute/aboutgel.htm acessado em 03 de setembro de 2002. & O homem que veio de Milan-Ohio em http://www.workersforjesus.com/dfi/785por.htm acessado em 03 de setembro de 2002. IMSA 1998 - Center Problem Based Learning : Instructional Methods http://www.imsa.edu/team/cpbl/whatis/matrix/tchrole.html em 20 de julho de 2001. NAUFFAL, S. R., TAVARES, R. E., BERNARD, J. Inovações no Ensino de Informática Aplicada à Educação Matemática: Um Relato de Experiência In: ENEM 2001 - Encontro Nacional de Ensino em Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001. NORTON, Peter. Introdução a Informática. São Paulo: Makron Books, 1997. LABTICE – Laboratório de TICE em http://www.utp.br/labtice em 10 setembro de 2002. HYPERMATH – Laboratório de Hipermídia e Matemática
da UTP no http://www.utp.br/labtice/hypermath
em 10 setembro de 2002.
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