FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E A SUPERCULTURA DA INFORMAÇÃO:
 A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE
Prof. MS. Sérgio Nauffal
sergio.nauffal@utp.br
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná


Este trabalho realiza um relato da evolução dos refinamentos de materiais pelos seres humanos com a própria influência que as tecnologias geram na atual sociedade, chamada de sociedade da “supercultura” das interfaces dinâmicas. Através de uma análise histórica esquemática, interrelaciona o desenvolvimento dos chamados instrumentos de “contar”, até os atuais contadores por excelência, os computadores, visando desmistificar posicionamentos mitológicos “científicos” dentro da própria pedagogia colocando-a como influenciada por um contexto mais amplo, que é a sociedade da “supercultura” de James Lull, a qual tem sua essência nas várias esferas culturais atualmente existentes, através de interfaces dinâmicas como calculadoras, computadores, TVs e vídeos, dentro desta matriz cultural que os indivíduos criam para si mesmos, disponibilizando acessos muitas vezes “distantes”.Faz uma analogia de idéias entre a evolução tecnológica em um contexto antropológico, determinístico, com o uso atual das interfaces dinâmicas e descreve esta aceleração na linha do tempo do processo de criação de novas tecnologias “de contar”, determinando influências nas estruturas educacionais a cada nova geração de dispositivos. Para reforçar, cita experiências referentes aos usos de interfaces dinâmicas em projetos como o LabTICE e o HyperMath, correlacionando com métodos instrucionais de ensino. Estes esforços nestes projetos de interfaces dinâmicas são baseados na crença de que o ensino-aprendizagem é um processo construtivo, na qual o aluno constrói suas representações pessoais do mundo que o cerca. Esta construção interna ocorre primeiramente através de experiências idealizadas, situadas em um contexto amplo. Uma das intenções é relatar o emprego de tecnologia para ampliar e dar maiores oportunidades para os estudantes em um contexto de experiências reais, na manufatura de sistemas e software educacionais matemáticos e assim encorajar, a transferir e conectar, a instrução baseada em sala de aula com o mundo real. 

Palavras-chave: pedagogia, tecnologia, informação, sociedade 

Bibliografia Recomendada

CORTELAZZO, I. Computador para a Interação Comunicativa. Comunicação & Educação. AnoV, [16]:19-25, set.dez., 1999. 

DALEY, Wayne D.R. Multimedia Information in Mobile Environments Laboratory – MiME em  http://mime1.marc.gatech.edu/MiME/mime_proposal.html#intro, acessado em 10 de maio de 2001. 

LEAD – Laboratório de Ensino a Distância em http://www.utp.br/lead/ricardo/manuaula2.htm acessado em 10 de setembro de 2002. 

HOFSTRA HomePage, Overviews of the History of Computing,  no http://ei.cs.vt.edu/~history/overviews acessado em 12 de julho de 2001 

LULL, James. Superculture for the Communication Age em http://members.aol.com/JamesLull/superculture2.html, acessado em 16 de setembro de 2001. 

GE Iluminação – Brasil em http://www.gelighting.com/br/institute/aboutgel.htm  acessado em 03 de setembro de 2002. & O homem que veio de Milan-Ohio em http://www.workersforjesus.com/dfi/785por.htm acessado em 03 de setembro de 2002. 

IMSA 1998 - Center Problem Based Learning : Instructional Methods http://www.imsa.edu/team/cpbl/whatis/matrix/tchrole.html  em 20 de julho de 2001. 

NAUFFAL, S. R., TAVARES, R. E., BERNARD, J. Inovações no Ensino de Informática Aplicada à Educação Matemática: Um Relato de Experiência In: ENEM 2001 - Encontro Nacional de Ensino em Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001. 

NORTON, Peter. Introdução a Informática. São Paulo: Makron Books, 1997. 

LABTICE – Laboratório de TICE em http://www.utp.br/labtice  em 10 setembro de 2002. 

HYPERMATH – Laboratório de Hipermídia e Matemática da  UTP  no http://www.utp.br/labtice/hypermath em 10 setembro de 2002. 
 

Para fazer download documento Word clique nauffal
 




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002