|
|
|
|
|
|
PEDAGOGIA E CIDADANIA
Maria Antônia
de Souza
maria.souza@utp.br
Coordenadoria
de Educação a Distância
Universidade
Tuiuti do Paraná
Este texto objetiva apresentar
uma discussão a respeito do tema Pedagogia e Cidadania, tomando
como referência reflexões sobre a prática pedagógica
e a ação do pedagogo. Intenta-se questionar o que vem a ser
cidadania e as repercussões desta no âmbito da Pedagogia.
Parte-se da idéia de que existem duas grandes concepções
de educação (Freire) e que o conceito de cidadania poderá
ser trabalhado de forma mecânica ou de forma a construir atitudes,
posturas e revisão de valores entre os alunos, de acordo opção
feita pelo professor. A Pedagogia, entendida como “ciência da prática
educativa” enfrenta o desafio de possibilitar novas posturas no âmbito
educativo, especialmente no campo da formação do profissional
que poderá atuar na docência, na administração
e em espaços educativos não-formais. O currículo de
Pedagogia sofre modificações constantes; nelas manifesta-se
a preocupação com a pesquisa e com a análise das práticas
educativas em desenvolvimento. Na escola de Ensino Fundamental e Médio,
novas diretrizes são apontadas, dentre elas estão o temas
transversais, que podem contribuir para a elaboração de experiências
diferenciadas em sala de aula ou podem funcionar como um manual de conteúdos,
a depender da concepção de educação adotada
pelo professor. Pensando nestas questões (cidadania, concepção
de educação e prática educativa) é que produzimos
este trabalho, resultado de reflexões informais sobre a atuação
do profissional formado em Pedagogia.
Palavras-chave: Pedagogia, Cidadania e Educação. Bibliografia Recomendada BUFFA, Ester, ARROYO, Miguel e NOSELLA, Paolo. Educação
e cidadania: quem educa o cidadão? 3 ed. SP. Cortez, 1991.
Para fazer download documento Word clique masouza |