FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E CIDADANIA

Maria Antônia de Souza
maria.souza@utp.br
Coordenadoria de Educação a Distância
Universidade Tuiuti do Paraná


Este texto objetiva apresentar uma discussão a respeito do tema Pedagogia e Cidadania, tomando como referência reflexões sobre a prática pedagógica e a ação do pedagogo. Intenta-se questionar o que vem a ser cidadania e as repercussões desta no âmbito da Pedagogia. Parte-se da idéia de que existem duas grandes concepções de educação (Freire) e que o conceito de cidadania poderá ser trabalhado de forma mecânica ou de forma a construir atitudes, posturas e revisão de valores entre os alunos, de acordo opção feita pelo professor. A Pedagogia, entendida como “ciência da prática educativa” enfrenta o desafio de possibilitar novas posturas no âmbito educativo, especialmente no campo da formação do profissional que poderá atuar na docência, na administração e em espaços educativos não-formais. O currículo de Pedagogia sofre modificações constantes; nelas manifesta-se a preocupação com a pesquisa e com a análise das práticas educativas em desenvolvimento. Na escola de Ensino Fundamental e Médio, novas diretrizes são apontadas, dentre elas estão o temas transversais, que podem contribuir para a elaboração de experiências diferenciadas em sala de aula ou podem funcionar como um manual de conteúdos, a depender da concepção de educação adotada pelo professor. Pensando nestas questões (cidadania, concepção de educação e prática educativa) é que produzimos este trabalho, resultado de reflexões informais sobre a atuação do profissional formado em Pedagogia.

Palavras-chave: Pedagogia, Cidadania e Educação.

Bibliografia Recomendada

BUFFA, Ester, ARROYO, Miguel e NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 3 ed. SP. Cortez, 1991.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. SP: Brasiliense, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. RJ: Paz e Terra, 1987. 
____. Pedagogia da Autonomia. 3. ed. RJ: Paz e Terra, 1997. 
DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: DAGNINO, Evelina (org.). Anos 90: política e sociedade no Brasil. SP: Brasiliense, 1994.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. SP: Moderna, 2000.
GHIRALDELLI JÚNIOR, P. O que é Pedagogia. SP: Brasiliense, 1987.
MACHADO, Nilson José. Cidadania e Educação. 2. ed. SP? Escrituras, 1997. 
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclos do ensino fundamental. Temas Transversais. Brasília, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido (coord.) Pedagogia, ciência da educação? SP: Cortez, 1996.
SCHERER-WARREN, Ilse. Cidadania sem fronteiras: ações coletivas na era da globalização. SP: Hucitec, 1999.
 
 
 
 

Para fazer download documento Word clique  masouza




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002