|
|
|
|
|
|
REFLEXÕES : PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maria Marlene
do Carmo Pasqualotto
marlene.pasqualotto@utp.br
Universidade
Tuiuti do Paraná
O presente trabalho pretende
refletir sobre a Pedagogia e a educação de Jovens e Adultos.
Resultou de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar o perfil
e as expectativas desses alunos em relação à escola
e, também, a maneira como os professores vêm trabalhando com
eles. Esses jovens e adultos, com necessidade de iniciar ou prosseguir
seus estudos, apresentam características próprias e
é inegável que querem apropriar-se do saber sistematizado.
As iniciativas para a formação do educador nessa modalidade
de ensino, no âmbito do Ensino Superior são reduzidas. Portanto,
este trabalho pretende abordar a necessidade dos professores refletirem
sobre as condições do cotidiano desses jovens e adultos
e de se trabalhar a partir dessa realidade. Entende-se que a Pedagogia,
como campo de estudo da educação, tem que refletir
em relação aos desafios da formação
de professores que atuam com esses alunos, considerando-se os avanços
científicos e tecnológicos e as características
econômicas, sociais e culturais desse alunado, tendo como referência
paradigmas contemporâneos comprometidos com as transformações
sociais.
Palavras chave: Reflexão, Jovens e adultos, Pedagogia, Realidade. Bibliografia Recomendada ALVES, N. et al Formação dos professores: pensar
e fazer. São Paulo, Cortez,2001.
Para fazer download documento Word clique marlene |
Direitos
Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação
de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos
autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e Iolanda B. C. Cortelazzo
- dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro
2002