FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

REFLEXÕES : PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Maria Marlene do Carmo Pasqualotto
marlene.pasqualotto@utp.br
Universidade Tuiuti do Paraná


O presente trabalho pretende refletir sobre a Pedagogia e a educação de Jovens e Adultos. Resultou de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar o perfil e as expectativas desses alunos em relação à escola e, também, a maneira como os professores vêm trabalhando com eles. Esses jovens e adultos,  com necessidade de iniciar ou prosseguir seus estudos, apresentam características  próprias e é inegável que querem apropriar-se do saber sistematizado. As iniciativas para a formação do educador nessa modalidade de ensino, no âmbito do Ensino Superior são reduzidas. Portanto, este trabalho pretende abordar a necessidade dos  professores refletirem  sobre as condições do cotidiano desses jovens e adultos  e de se trabalhar a partir dessa realidade. Entende-se que a Pedagogia, como  campo de estudo da educação, tem que refletir em relação aos  desafios  da formação de professores que atuam com esses alunos, considerando-se os avanços científicos e tecnológicos e as características  econômicas, sociais e culturais desse alunado, tendo como referência paradigmas contemporâneos comprometidos com as transformações sociais.

Palavras chave: Reflexão, Jovens e adultos,  Pedagogia, Realidade.

 Bibliografia Recomendada 

ALVES, N. et al Formação dos professores: pensar e fazer. São Paulo, Cortez,2001.
BRANDÃO, C. R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1981.
BOURDIEU, P. La educación francesa: ideas para una reforma.Revista Colombiana de Educação, 16: 9-13,1985.
BRASIL. Ministério da Educação, Cultura e Desportos. Plano Nacional de Educação ( PNE ). Apresentação de Vital Didonet. Brasilia: Editora Plano, 2000.
CUNHA, C. M. Introdução: discutindo conceitos básicos. Série de Estudos: educação à distância. Brasilia, 1999.
DIÁZ, B. A.  F.; Hernández R. G. Aportacienes de la psicología educativa a la tecnologia de la educación: alguns enfoques y desarrollos prevalentes, em Ponencias del Seminario Internacional de Tecnologia Educativa, México, ILCE, 1994.
FREIRE, P. Educação de adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, Moacir.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
________Professor sim, tia não. São Paulo: Olho D´ água, 1993.
GADOTTI, M. et al Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GIROUX, H.A. Os professores como Intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
LIBÂNEO,J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 2002.
NONAKA, I.;TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação; Projeto Correção de Fluxo-Módulo Introdutório, 1997.
PINTO, Á. V. Sete lições sobre a educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2000.
PRETTO, N. Entrevista. Pré–textos para Discussão, Salvador, v.3,n.5.p.12-13,jul./dez, 1998
ROMÃO, J.E. Educação de jovens e adultos: problemas e perspectivas. In: Gadotti, M.; Romão, J. E. Educação de jovens e Adultos. São Paulo: Cortez, 2000. 
TRANJAN, R. A.  Não durma no ponto. São Paulo: Gente, 1999
UNESCO. Relatório da comissão de educação.[ S.I.], 1995

Para fazer download documento Word clique marlene



           Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
                         Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
                Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
                        Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002