FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

GESTÃO DEMOCRÁTICA  NO COTIDIANO  DA  ESCOLA

Marilza do Rocio Maidl Pessoa da Silva
contatojoy2@uol.com.br
Pedagogia , FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná


 
 
O  presente  estudo tem como objetivo abordar a gestão  democrática no dia a dia  da  instituição  escolar dando  destaque ao movimento contraditório que marca o modelo sócio-político-ideológico contemplado nas disposições  oficiais do sistema e a gestão educacional na perspectiva da  participação compartilhada,  tendo a escola e seus atores  como importante foco das políticas educacionais.  Procura esclarecer que  a gestão educacional passa pela democratização da escola sob dois aspectos: a) interno – que contempla os processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos; b) externo – ligado à função social da escola, na forma como produz, divulga e socializa o conhecimento. A  partir  da  análise de  alguns trabalhos recentes (pesquisas  realizadas  na área  de  gestão  educacional )  o estudo pretende  trazer suporte teórico  para  uma reflexão sobre o tema  de forma  que seja possível  ultrapassar  o nível de entendimento sobre  gestão  como  palavra recente que se incorpora  ao ideário das novas políticas públicas em substituição ao termo administração escolar.  O  texto  dará  especial importância ao  fato  de  que a idéia  gestão educacional  desenvolve-se associada a um contexto de outras idéias como, por exemplo,  transformação e cidadania. Isto  permite  pensar  gestão no sentido de uma articulação consciente entre  ações que  se realizam  no cotidiano  da instituição escolar e o seu significado  político  e social.  Para  consubstanciar  este  conceito  serão equacionadas  questões  referentes  ao  processo eletivo escolar, conselhos colegiados, projeto-político-pedagógico  e  programas governamentais   que  enfatizam  essas  ações.  À  guisa de  conclusão,   o texto procura  criar,  nos  participantes,  o desafio  para  algumas  indagações  que poderão gerar  novas descobertas, principalmente,  no que  se refere  a uma reflexão   mais  apurada sobre  as estratégias  que vêm sendo  desenvolvidas   no cotidiano da escola  e  sua  finalidade  de efetiva democratização  da  gestão educacional ou simples  forma de gestão  apenas  compartilhada.  

Palavras-chave: democratização e gestão escolar, estratégias, gestão educacional, participação compartilhada.

Bibliografia Recomendada

CERQUEIRA, Doralice Marques de Araújo. Gestão da Escola Pública: uma análise  prática. In: Gestão em Rede. Curitiba: CONSED, número 35, abr/2002, p. 9-12.
FERREIRA,Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2ª ed.  São Paulo, Cortez, 2000
________, Gestão  da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo, Cortez, 2000.
FONSECA,  Dirce Mendes da. Gestão em Educação.  Gestão em rede. Curitiba:  CONSED, nº  31, set, 200111, p. 14-18.
LÜCK, Heloísa.  A evolução da gestão educacional, a partir de mudança paradigmática.  Disponível  na  Internet  www.  eaprender. com. br
VEIGA, Ilma  P. A.  Escola: espaço do projeto político – pedagógico. Campinas, Papirus, 1998

Para fazer download documento Word clique marilza




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002