|
|
|
|
|
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA NO COTIDIANO DA ESCOLA
Marilza do Rocio Maidl Pessoa da Silva
contatojoy2@uol.com.br
Pedagogia , FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná
O presente estudo tem como objetivo abordar a gestão democrática no dia a dia da instituição escolar dando destaque ao movimento contraditório que marca o modelo sócio-político-ideológico contemplado nas disposições oficiais do sistema e a gestão educacional na perspectiva da participação compartilhada, tendo a escola e seus atores como importante foco das políticas educacionais. Procura esclarecer que a gestão educacional passa pela democratização da escola sob dois aspectos: a) interno – que contempla os processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos; b) externo – ligado à função social da escola, na forma como produz, divulga e socializa o conhecimento. A partir da análise de alguns trabalhos recentes (pesquisas realizadas na área de gestão educacional ) o estudo pretende trazer suporte teórico para uma reflexão sobre o tema de forma que seja possível ultrapassar o nível de entendimento sobre gestão como palavra recente que se incorpora ao ideário das novas políticas públicas em substituição ao termo administração escolar. O texto dará especial importância ao fato de que a idéia gestão educacional desenvolve-se associada a um contexto de outras idéias como, por exemplo, transformação e cidadania. Isto permite pensar gestão no sentido de uma articulação consciente entre ações que se realizam no cotidiano da instituição escolar e o seu significado político e social. Para consubstanciar este conceito serão equacionadas questões referentes ao processo eletivo escolar, conselhos colegiados, projeto-político-pedagógico e programas governamentais que enfatizam essas ações. À guisa de conclusão, o texto procura criar, nos participantes, o desafio para algumas indagações que poderão gerar novas descobertas, principalmente, no que se refere a uma reflexão mais apurada sobre as estratégias que vêm sendo desenvolvidas no cotidiano da escola e sua finalidade de efetiva democratização da gestão educacional ou simples forma de gestão apenas compartilhada. Palavras-chave: democratização e gestão escolar, estratégias, gestão educacional, participação compartilhada. Bibliografia Recomendada CERQUEIRA, Doralice Marques de Araújo. Gestão da Escola
Pública: uma análise prática. In: Gestão
em Rede. Curitiba: CONSED, número 35, abr/2002, p. 9-12.
Para fazer download documento Word clique marilza |