FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato
PEDAGOGIA E MOTIVAÇÃO – INCENTIVO AO EDUCADOR ATUAL

Mailde A. Casagrande
mailde.casagrande@utp.br
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná

 
O  presente trabalho relata a experiência vivenciada como professora do Ensino de Ciências  Naturais do Ensino  Fundamental , adequando os conteúdos propostos as atividades experimentais. Inúmeras foram as dificuldades encontradas para trabalhar os experimentos em sala de aula, porém várias atividades foram desenvolvidas tais como: oficinas, mostras e feiras de Ciências adaptadas a realidade local  e a comunidade escolar. As transformações tecnológicas estão desafiando as escolas diariamente e a repercussão da qualidade de ensino deixa a desejar. As crianças de hoje, serão os adultos de amanhã, enfrentando uma sociedade complexa, fria e calculista, com tecnologias cada vez mais avançada, destruindo o ser humano. Tais reflexões foram sintetizadas e apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais nas diversas áreas do conhecimento. A fragmentação das Ciências, permitiram um rápido desenvolvimento  na área científica, reduzindo o ensino a mera transmissão de informações isoladas e descontextualizadas, não oferecendo aplicações na vida diária dos alunos. Na perspectiva de buscar uma melhor integração entre os conteúdos e relacionando-os com o saber doa alunos, resgatando-se a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a co – responsabilidade pela vida social.  Como objetivo geral, propomos levar o aluno a saber pensar, para que possa desenvolver e aperfeiçoar a habilidade de saber ser, compreendendo a necessária formação da consciência de cidadania por saber agir com iniciativa, criatividade e capacidade de decisão para resolver problemas. Elaboramos várias atividades interdisciplinares enfocando os três blocos temáticos para o 1º e 2º ciclos: Ambiente, Ser Humano e Saúde e Recursos Tecnológicos. As atividades serão feitas através de eixos temáticos e de forma interdisciplinar. Estarão a disposição dos alunos no xerox do DCE.

Palavras -Chave:  interdisciplinaridade, experimentação , fragmentação, paradigma.

Bibliografia recomendada

ALVES, Rubem. A alegria de Ensinar. 2.ed. Campinas, SP: Editora Papyrus, 2000.
BUSQUETS, Maria Dolores;  MORENO, Montserrat.  Temas Transversais em Educação.  6. ed .São Paulo: Editora Ática, 2000.
CARVALHO, Maria Helena da Costa ( org. ) Avaliar com os pés no chão da Escola. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, vol. 4. Brasília: MEC / SEF, 1998.
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA. Proposta Pedagógica para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental em Ciclos.  SESI / DF: Brasília: Editora Plano, 2000.
WEISSMANN, Hilda ( org. ) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
 
 
 

Para fazer download documento Word clique mailde




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002