|
|
|
|
|
|
Mailde A. Casagrande
mailde.casagrande@utp.br
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná
O presente trabalho relata a experiência vivenciada como professora do Ensino de Ciências Naturais do Ensino Fundamental , adequando os conteúdos propostos as atividades experimentais. Inúmeras foram as dificuldades encontradas para trabalhar os experimentos em sala de aula, porém várias atividades foram desenvolvidas tais como: oficinas, mostras e feiras de Ciências adaptadas a realidade local e a comunidade escolar. As transformações tecnológicas estão desafiando as escolas diariamente e a repercussão da qualidade de ensino deixa a desejar. As crianças de hoje, serão os adultos de amanhã, enfrentando uma sociedade complexa, fria e calculista, com tecnologias cada vez mais avançada, destruindo o ser humano. Tais reflexões foram sintetizadas e apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais nas diversas áreas do conhecimento. A fragmentação das Ciências, permitiram um rápido desenvolvimento na área científica, reduzindo o ensino a mera transmissão de informações isoladas e descontextualizadas, não oferecendo aplicações na vida diária dos alunos. Na perspectiva de buscar uma melhor integração entre os conteúdos e relacionando-os com o saber doa alunos, resgatando-se a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a co – responsabilidade pela vida social. Como objetivo geral, propomos levar o aluno a saber pensar, para que possa desenvolver e aperfeiçoar a habilidade de saber ser, compreendendo a necessária formação da consciência de cidadania por saber agir com iniciativa, criatividade e capacidade de decisão para resolver problemas. Elaboramos várias atividades interdisciplinares enfocando os três blocos temáticos para o 1º e 2º ciclos: Ambiente, Ser Humano e Saúde e Recursos Tecnológicos. As atividades serão feitas através de eixos temáticos e de forma interdisciplinar. Estarão a disposição dos alunos no xerox do DCE. Palavras -Chave: interdisciplinaridade, experimentação , fragmentação, paradigma. Bibliografia recomendada ALVES, Rubem. A alegria de Ensinar. 2.ed. Campinas, SP: Editora
Papyrus, 2000.
Para fazer download documento Word clique mailde |