FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de
Pedagogia| 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
 | 
PEDAGOGIA E A CULTURA DE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS
Prof. Dr. Joe Garcia (Doutor pela PUC-SP)
joe.garcia@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná
| 
 Este texto analisa alguns aspectos da cultura da indisciplina nas escolas, e discute algumas ações pedagógicas necessárias para a superação desse cenário que historicamente vem afetando a educação básica. A indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos com os quais se defrontam as instituições de educação básica, públicas e privadas, neste País. Ela abrange diversas formas e mecanismos de expressão, e reflete um grande grupo de causas de diversas naturezas. Nas escolas, a indisciplina não constitui apenas um fenômeno atrelado a determinados comportamentos de indivíduos particulares, mas pode ser pensada como um fenômeno cultural, bem como institucional. Nesse sentido, este texto explora a noção de cultura de indisciplina nas escolas, de um lado ampliando a perspectiva conceitual acerca da indisciplina escolar, bem como buscando outros referenciais para pensar e transformar as formas de agir que tradicionalmente tem sido exercidas nas escolas, em relação a esse fenômeno. Inicialmente, desenhamos um horizonte de reflexão sobre indisciplina escolar nos dias de hoje, onde englobamos algumas de suas principais implicações para o contexto educacional. Em seguida, desenvolvemos a noção de cultura de indisciplina, destacando alguns pontos críticos que lhe dão sustentação. Neste ponto, destacamos a desarticulação do projeto político-pedagógico em relação ao trabalho disciplinar nas escolas, e a tendência a deslocar a prioridade das estratégias de prevenção para as ações interventivas - no interior das quais predomina a utilização de procedimentos de repreensão. Na parte final do texto, discutimos a importância de uma abordagem fundamentalmente pedagógica para pensar e encaminhar as questões de indisciplina nas escolas, e refletimos sobre o papel do pedagogo no processo de superação da cultura de indisciplina na educação básica. Palavras-Chave: indisciplina -- pedagogia -- escola -- cultura Bibliografia Recomendada ESTRELA, Maria Teresa.   Relação pedagógica,
disciplina e indisciplina na aula.  3. ed.  Portugal: Porto,
1992. 
 Para fazer download documento Word clique joe  | 
           Direitos
Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação
de alunos.
                        
Não podem ser comercializados sem autorização dos
autores.
               
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo
-  dezembro de 2002.
                       
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro
2002