FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E A CULTURA DE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS

Prof. Dr. Joe Garcia (Doutor pela PUC-SP)
joe.garcia@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná

 
Este texto analisa alguns aspectos da cultura da indisciplina nas escolas, e discute algumas ações pedagógicas necessárias para a superação desse cenário que historicamente vem afetando a educação básica.  A indisciplina escolar constitui um dos desafios mais críticos com os quais se defrontam as instituições de educação básica, públicas e privadas, neste País.  Ela abrange diversas formas e mecanismos de expressão, e reflete um grande grupo de causas de diversas naturezas.  Nas escolas, a indisciplina não constitui apenas um fenômeno atrelado a determinados comportamentos de indivíduos particulares, mas pode ser pensada como um fenômeno cultural, bem como institucional.  Nesse sentido, este texto explora a noção de cultura de indisciplina nas escolas, de um lado ampliando a perspectiva conceitual acerca da indisciplina escolar, bem como buscando outros referenciais para pensar e transformar as formas de agir que tradicionalmente tem sido exercidas nas escolas, em relação a esse fenômeno.  Inicialmente, desenhamos um horizonte de reflexão sobre indisciplina escolar nos dias de hoje, onde englobamos algumas de suas principais implicações para o contexto educacional.  Em seguida, desenvolvemos a noção de cultura de indisciplina, destacando alguns pontos críticos que lhe dão sustentação.  Neste ponto, destacamos a desarticulação do projeto político-pedagógico em relação ao trabalho disciplinar nas escolas, e a tendência a deslocar a prioridade das estratégias de prevenção para as ações interventivas - no interior das quais predomina a utilização de procedimentos de repreensão.  Na parte final do texto, discutimos a importância de uma abordagem fundamentalmente pedagógica para pensar e encaminhar as questões de indisciplina nas escolas, e refletimos sobre o papel do pedagogo  no processo de superação da cultura de indisciplina na educação básica.

Palavras-Chave:  indisciplina  --  pedagogia  --  escola  -- cultura

Bibliografia Recomendada

ESTRELA, Maria Teresa.   Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula.  3. ed.  Portugal: Porto, 1992. 
GARCIA, Joe.  Indisciplina na Escola.  Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, janeiro/abril 1999.
VASCONCELLOS, Celso.  Disciplina.  São Paulo: Libertad, 1995.
 
 

Para fazer download documento Word clique joe



           Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
                         Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
                Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
                        Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002