|
|
|
|
|
|
CATEGORIAS FREIREANAS NA RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO
Ivonélia
da Purificação (Mestre)
ivonelia.purificação@utp.br
Pedagofia,
FCHLA
Universidade
Tuiuti do Paraná
Falar de Paulo Freire é falar de vida, de compromisso social. Nesse trabalho buscaremos discutir categorias que Paulo Freire destacou de suma importância na relação professor-aluno no processo educativo. Perpassamos por diferentes saberes que se entrelaçam. Num viver a ética, transformar a ação de ensinar em criação de possibilidades para a produção ou a construção do conhecimento. Para Paulo Freire não há docência sem discência, as duas se explicam em seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Nesta condição de sujeitos de aprendizagem, criam-se campos de interação e produção onde as curiosidades dos sujeitos (educandos), a princípio ingênuas vão aos poucos se transformando em “curiosidades epistemológicas”, quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível. No qual o professor tem a consciência de seu inacabamento e busca na dialogicidade a construção e reconstrução do ser humano. Palavras chave: Paulo Freire, Relação professor – aluno, Educação. Bibliografia Recomendada FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa, 1998.
Para fazer download documento Word clique ivonelia2 |