FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia

PEDAGOGIA E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
UM MOVIMENTO NECESSÁRIO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO?

 Ivonélia da Purificação (Mestre)
ivonelia.purificação@utp.br
Pedagofia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná

 

 
Palavras-Chave

Bibliografia Recomendada

ALONSO, Myrtes. Transformações necessárias na escola e na formação dos educadores. (In) FAZENDA, Ivani (et al) Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 1999. 

BRITO, Glaucia & PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Inovações educacionais e tecnologias na escola. (No prelo, 2002)

CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002
.
CHAVES, E. O. C. Informática na Educação: uma reavaliação. Cadernos CEVEC, São Paulo, n.03,p.26-31, 1987.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Tempo da escola e temo da sociedade. (In). SERBINO, Raquel Volpato (et al) Formação de professores. São Paulo : Ed. UNESP, 1998.

FERREIRO, Emília. O mundo digital e o anúncio do fim do espaço Institucional escolar. Pátio Revista Pedagógica. Ano IV, nº16, Fev/Abr, 2001, Artmd.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6ª ed., Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1976. 
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. Portugal : Porto Editora, 1999. 

GATTI,, B. A. Os agentes escolares e o computador no ensino. ACESSO: Revista de Educação e Informática. Ano 4, Edição especial dez. 1993. FDE - São Paulo

MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas. http://edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand1.htm Acessado em 02 de maio de 2001. 

MORAES, Maria Candida. Novas tendências para o uso das Tecnologias da Informação da Comunicação na Educação. (In) FAZENDA, Ivani (et al) Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 1999. 

MORAN, José Manuel. Ensino aprendizagem inovadores com tecnologia. 
http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm. Acessado em 01 de maio de 2001.

MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal, Editora da UFRN, 2000. 

NOVOA, Antonio (org.). Profissão professor. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Edit. Porto, 1995.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª a 8ª séries). Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

PENTEADO, M.G.; BORBA, M. C. & GRACIAS, T.S. Informática como veículo para mudança. ZETETIKÉ, Campinas, SP, V. 06,  nº 10, p. 77-86, 1998.

PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PURIFICAÇÃO, I.; VERMELHO S. C. S.D. Informática na Educação: a percepção dos professores. Tuiuti Ciência e Cultura. Volume 16, março de 2000.

SANCHO, M. J. (1999) Entrevista. Lição para usar tecnologia. Disponível na Internet em http://www.jb.com.br/emprego.html. Acessado em 20 de junho de 1999.

SIMÃO NETO, A. As cinco ondas da informática educacional. Revista Educação em Movimento. Associação de Educação Católica do Paraná. Volume I – nº 2 – maio/agosto 2002. 

VALENTE, J. A . Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Disponível na Internet em http://www.proinfo.gov.br Acessado em 20 de novembro de 2000.
 

Para fazer download documento Word clique ivonelia



Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002