FFCHLA - Mestrado em Educação
e Curso de Pedagogia
PEDAGOGIA
E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
UM MOVIMENTO NECESSÁRIO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO?
Ivonélia
da Purificação (Mestre)
ivonelia.purificação@utp.br
Pedagofia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná
Bibliografia Recomendada ALONSO, Myrtes. Transformações necessárias na escola e na formação dos educadores. (In) FAZENDA, Ivani (et al) Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 1999. BRITO, Glaucia & PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Inovações educacionais e tecnologias na escola. (No prelo, 2002) CARNEIRO,
Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São
Paulo: Cortez, 2002 D’AMBROSIO, Ubiratan. Tempo da escola e temo da sociedade. (In). SERBINO, Raquel Volpato (et al) Formação de professores. São Paulo : Ed. UNESP, 1998. FERREIRO, Emília. O mundo digital e o anúncio do fim do espaço Institucional escolar. Pátio Revista Pedagógica. Ano IV, nº16, Fev/Abr, 2001, Artmd. FREIRE,
Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6ª ed., Rio de Janeiro : Paz e Terra,
1976. GATTI,, B. A. Os agentes escolares e o computador no ensino. ACESSO: Revista de Educação e Informática. Ano 4, Edição especial dez. 1993. FDE - São Paulo MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas. http://edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand1.htm Acessado em 02 de maio de 2001. MORAES, Maria Candida. Novas tendências para o uso das Tecnologias da Informação da Comunicação na Educação. (In) FAZENDA, Ivani (et al) Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 1999. MORAN,
José Manuel. Ensino aprendizagem inovadores com tecnologia. MORIN, Edgar. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal, Editora da UFRN, 2000. NOVOA, Antonio (org.). Profissão professor. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Edit. Porto, 1995. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª a 8ª séries). Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1998. PENTEADO, M.G.; BORBA, M. C. & GRACIAS, T.S. Informática como veículo para mudança. ZETETIKÉ, Campinas, SP, V. 06, nº 10, p. 77-86, 1998. PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PURIFICAÇÃO, I.; VERMELHO S. C. S.D. Informática na Educação: a percepção dos professores. Tuiuti Ciência e Cultura. Volume 16, março de 2000. SANCHO, M. J. (1999) Entrevista. Lição para usar tecnologia. Disponível na Internet em http://www.jb.com.br/emprego.html. Acessado em 20 de junho de 1999. SIMÃO NETO, A. As cinco ondas da informática educacional. Revista Educação em Movimento. Associação de Educação Católica do Paraná. Volume I – nº 2 – maio/agosto 2002. VALENTE,
J. A . Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. Disponível
na Internet em http://www.proinfo.gov.br
Acessado em 20 de novembro de 2000. Para fazer download documento Word clique ivonelia |
Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para
orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e Iolanda B. C. Cortelazzo -
dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002