FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Profª Denise Fernandes Goulart
denise.goulart@utp.br
Profª Ivana Barbosa Paulatti
ivana.paulatti@utp.br
Profª Rosilda Maria Borges Ferreira
rosilda.ferreira@utp.br
Profª Vânia Fernandes Fraga
vania.fraga@utp.br
Coordenadoria de Educação a Distância
Universidade Tuiuti do Paraná


O objetivo deste trabalho é contribuir para a conscientização dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná, em relação aos benefícios da Educação a Distância na contemporaneidade. O avanço tecnológico e os meios de comunicação vêm mudando a realidade escolar exigindo o desempenho de novos papéis por professores e alunos. Aquele ambiente, tão conhecido por todos, onde docentes e discentes têm hora e local pré-determinados para se encontrarem, vem se alternando à medida que a sociedade atual necessita ampliar seus quadros funcionais com rapidez e qualidade. A EAD tem por objetivo primordial a (re)significação do paradigma educacional vigente, propondo um ensino que facilite o processo de aprendizagem para um número massivo de alunos que se encontram em locais os mais diversos, auxiliando a autonomia, numa comunicação bidirecional entre professores e alunos, utilizando recursos tecnológicos atuais, numa proposta metodológica diferenciada. Esta metodologia porém não se esgota nas ferramentas tecnológicas. Visa uma seqüência ordenada de conteúdos, que assegure o aprendizado do educando. Neste sentido, além do material impresso, o aluno conta com veículos de comunicação para reduzir distâncias. O material didático preparado por especialistas objetiva desenvolver hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do professor, levando o aluno a construir o seu autodidatismo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) colocam à disposição de alunos e professores a possibilidade de uma interação e de uma interatividade segura, eficiente e mais barata, pois são pensados e elaborados estrategicamente para auxiliar a auto-aprendizagem e suprir a ausência física dos participantes dos cursos. A Metodologia em EAD deve ser pensada de forma a permitir que a aquisição do conhecimento seja acessível a todos, através de uma comunicação ativa que tenha no material didático a ferramenta básica para a aprendizagem, material este, auto-explicativo, motivador e variado. Esta forma de ensino, conta com um elemento indispensável, a figura do Tutor, que entre suas variadas funções apóia os alunos em todos os momentos do processo. Para que a metodologia e o material didático se conjuguem, numa ação educativa harmoniosa, é relevante, pessoal altamente capacitado para produzir e gerenciar o material e/ou recursos didáticos. Para que o processo ensino-aprendizagem em EAD seja eficaz e tenha credibilidade, faz-se necessário a Avaliação, sistema contínuo de verificação, que proporciona apoio e contribui para a obtenção de resultados.
Palavras-Chave: Educação a Distância, Interatividade, Autonomia, Metodologia, Avaliação
Bibliografia Recomendada
ANTUNES DE SÁ, Ricardo, MARTINS, Onilza Borges, POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. A educação a distância: um debate multidisciplinar. UFPR, 1999.
BELLONI, Maria Luísa. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
GIACOMANTONIO, Marcelo. Os meios audiovisuais. Martins Fontes. SP, 1976.
LAASER, Wolfram (Org.). Manual de criação e elaboração de materiais para a educação a distância. Brasília: CEAD; Editora Universidade de Brasília, 1997.
LANDIM, Claudia Maria M. P. F. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, 1997.
NISKIU, Arnaldo. Educação a distância – a tecnologia da esperança. Edit. Loyola. SP, 1999.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. Brasiliense. 3ª ed. SP, 1995.
MARTINS, Onilza Borges e POLAK, Imiracy Nascimento de Souza (Org.). Educação a Distância na UFPR: novos caminhos e novos rumos. 2 ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.
MEDEIROS, José Adelino. O que é tecnologia. Brasiliense. 1. Ed. São Paulo, 1993. p. 10.
PRETTI, Oreste. Educação a Distância: início e indícios de um percurso. IN: PRETTI, (Org.). Educação a Distância: uma prática educativa e mediatizada. Cuiabá (MT), NEAD/IE, UFMT, 1996.
REVISTA – abc educatio – a revista da educação – nº 16 – Edit. Criart ltda. SP.
 
 

Bibliografia Recomendada

ANTUNES DE SÁ, Ricardo, MARTINS, Onilza Borges, POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. A educação a distância: um debate multidisciplinar. UFPR, 1999.
BELLONI, Maria Luísa. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
GIACOMANTONIO, Marcelo. Os meios audiovisuais. Martins Fontes. SP, 1976.
LAASER, Wolfram (Org.). Manual de criação e elaboração de materiais para a educação a distância. Brasília: CEAD; Editora Universidade de Brasília, 1997.
LANDIM, Claudia Maria M. P. F. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, 1997.
NISKIU, Arnaldo. Educação a distância – a tecnologia da esperança. Edit. Loyola. SP, 1999.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. Brasiliense. 3ª ed. SP, 1995.
MARTINS, Onilza Borges e POLAK, Imiracy Nascimento de Souza (Org.). Educação a Distância na UFPR: novos caminhos e novos rumos. 2 ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.
MEDEIROS, José Adelino. O que é tecnologia. Brasiliense. 1. Ed. São Paulo, 1993. p. 10.
PRETTI, Oreste. Educação a Distância: início e indícios de um percurso. IN: PRETTI, (Org.). Educação a Distância: uma prática educativa e mediatizada. Cuiabá (MT), NEAD/IE, UFMT, 1996.
REVISTA – abc educatio – a revista da educação – nº 16 – Edit. Criart ltda. SP.
 

Para fazer download documento Word clique  goulart




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002