|
|
|
|
|
|
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Profª
Denise Fernandes Goulart
denise.goulart@utp.br
Profª
Ivana Barbosa Paulatti
ivana.paulatti@utp.br
Profª
Rosilda Maria Borges Ferreira
rosilda.ferreira@utp.br
Profª
Vânia Fernandes Fraga
vania.fraga@utp.br
Coordenadoria
de Educação a Distância
Universidade
Tuiuti do Paraná
O objetivo deste trabalho
é contribuir para a conscientização dos alunos do
curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná, em relação
aos benefícios da Educação a Distância na contemporaneidade.
O avanço tecnológico e os meios de comunicação
vêm mudando a realidade escolar exigindo o desempenho de novos papéis
por professores e alunos. Aquele ambiente, tão conhecido por todos,
onde docentes e discentes têm hora e local pré-determinados
para se encontrarem, vem se alternando à medida que a sociedade
atual necessita ampliar seus quadros funcionais com rapidez e qualidade.
A EAD tem por objetivo primordial a (re)significação do paradigma
educacional vigente, propondo um ensino que facilite o processo de aprendizagem
para um número massivo de alunos que se encontram em locais os mais
diversos, auxiliando a autonomia, numa comunicação bidirecional
entre professores e alunos, utilizando recursos tecnológicos atuais,
numa proposta metodológica diferenciada. Esta metodologia porém
não se esgota nas ferramentas tecnológicas. Visa uma seqüência
ordenada de conteúdos, que assegure o aprendizado do educando. Neste
sentido, além do material impresso, o aluno conta com veículos
de comunicação para reduzir distâncias. O material
didático preparado por especialistas objetiva desenvolver hábitos
e atitudes de estudo, sem a presença física do professor,
levando o aluno a construir o seu autodidatismo. As Tecnologias de Informação
e Comunicação (TIC) colocam à disposição
de alunos e professores a possibilidade de uma interação
e de uma interatividade segura, eficiente e mais barata, pois são
pensados e elaborados estrategicamente para auxiliar a auto-aprendizagem
e suprir a ausência física dos participantes dos cursos. A
Metodologia em EAD deve ser pensada de forma a permitir que a aquisição
do conhecimento seja acessível a todos, através de uma comunicação
ativa que tenha no material didático a ferramenta básica
para a aprendizagem, material este, auto-explicativo, motivador e variado.
Esta forma de ensino, conta com um elemento indispensável, a figura
do Tutor, que entre suas variadas funções apóia os
alunos em todos os momentos do processo. Para que a metodologia e o material
didático se conjuguem, numa ação educativa harmoniosa,
é relevante, pessoal altamente capacitado para produzir e gerenciar
o material e/ou recursos didáticos. Para que o processo ensino-aprendizagem
em EAD seja eficaz e tenha credibilidade, faz-se necessário a Avaliação,
sistema contínuo de verificação, que proporciona apoio
e contribui para a obtenção de resultados.
Palavras-Chave: Educação a Distância, Interatividade, Autonomia, Metodologia, Avaliação Bibliografia Recomendada ANTUNES DE SÁ, Ricardo, MARTINS, Onilza Borges, POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza. A educação a distância: um debate multidisciplinar. UFPR, 1999. BELLONI, Maria Luísa. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. GIACOMANTONIO, Marcelo. Os meios audiovisuais. Martins Fontes. SP, 1976. LAASER, Wolfram (Org.). Manual de criação e elaboração de materiais para a educação a distância. Brasília: CEAD; Editora Universidade de Brasília, 1997. LANDIM, Claudia Maria M. P. F. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, 1997. NISKIU, Arnaldo. Educação a distância a tecnologia da esperança. Edit. Loyola. SP, 1999. MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. Brasiliense. 3ª ed. SP, 1995. MARTINS, Onilza Borges e POLAK, Imiracy Nascimento de Souza (Org.). Educação a Distância na UFPR: novos caminhos e novos rumos. 2 ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. MEDEIROS, José Adelino. O que é tecnologia. Brasiliense. 1. Ed. São Paulo, 1993. p. 10. PRETTI, Oreste. Educação a Distância: início e indícios de um percurso. IN: PRETTI, (Org.). Educação a Distância: uma prática educativa e mediatizada. Cuiabá (MT), NEAD/IE, UFMT, 1996. REVISTA abc educatio a revista da educação nº 16 Edit. Criart ltda. SP. Bibliografia Recomendada ANTUNES DE SÁ, Ricardo, MARTINS, Onilza Borges, POLAK, Ymiracy
Nascimento de Souza. A educação a distância: um debate
multidisciplinar. UFPR, 1999.
Para fazer download documento Word clique goulart |