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PEDAGOGIA
E A PEDAGOGIA SOCIAL: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Profa. Dra.
Evelcy Monteiro Machado
evelcy.machado@utp.br
Mestrado em
Educação
Universidade
Tuiuti do Paraná
O Curso de Pedagogia
no Brasil, desde sua origem em 1930, tem se centrado nas questões
relacionadas à formação do educador para atuar na
educação formal, regular e escolar. As três regulamentações
do Curso, ocorridas em 1939, 1962 e 1969, propiciaram pouca flexilibilização
e inovações nos projetos das instituições formadoras,
já que continham um currículo mínimo indicado que
era implantado como referência nacional. A Reforma da Educação
ocorrida em 1996 rompe com a tradição da oferta padrão
– o currículo mínimo é substituído por diretrizes
curriculares – além de possibilitar diversidade e diversificação
de projetos educacionais. Na tramitação da nova regulamentação
do Curso se acentua o debate sobre a formação e trabalho
do pedagogo. Além de questões conflitantes, como a proposta
de fragmentação do trabalho do pedagogo, com a restrição
da formação para a docência e ênfase na gestão
e da proposta de novos agentes formadores para docência (os Institutos
Superiores de Educação), são incluídas nas
discussões novas demandas de trabalho que propiciam atuação
em diferentes espaços. O presente texto teórico-reflexivo
se insere neste amplo debate e pretende situar a Pedagogia Social como
perspectiva de inovação para o Curso de Pedagogia com relação
à questão da educação não formal. Esta
é abstraída de novas demandas sócio-educacionais e
possibilitada pela legislação em vigor como atividade profissional,
mesmo que no Brasil ainda sem clareza quanto a teorias e práticas
e principalmente quanto à formação desse profissional.
Considerando-se tais fatores, coerentes com a perspectiva de formação
do educador com conhecimento e domínio da amplitude da área,
discute-se a inclusão, nas políticas de formação
do pedagogo, da educação social como área de atuação
e como prática intervencionista. Destaca-se na educação
social as relações entre educação formal, não-formal
e informal, fundamentando-se na Pedagogia Social como referencial teórico
situando conceito, áreas de intervenção e perspectivas
de trabalho.
Palavras-chave: Pedagogia Social; Educação não formal; Formação do Pedagogo. Bibliografia Recomendada TORRES, C. A. A política da educação não
formal na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
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Direitos
Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação
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autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e Iolanda B. C. Cortelazzo
- dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro
2002