FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E A PEDAGOGIA SOCIAL: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Profa. Dra. Evelcy Monteiro Machado
 evelcy.machado@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná


O Curso de Pedagogia no Brasil, desde sua origem em 1930, tem se centrado nas questões relacionadas à formação do educador para atuar na educação formal, regular e escolar. As três regulamentações do Curso, ocorridas em 1939, 1962 e 1969, propiciaram pouca flexilibilização e inovações nos projetos das instituições formadoras, já que continham um currículo mínimo indicado que era implantado como referência nacional. A Reforma da Educação ocorrida em 1996 rompe com a tradição da oferta padrão – o currículo mínimo é substituído por diretrizes curriculares – além de possibilitar diversidade e diversificação de projetos educacionais. Na tramitação da nova regulamentação do Curso se acentua o debate sobre a formação e trabalho do pedagogo. Além de questões conflitantes, como a proposta de fragmentação do trabalho do pedagogo, com a restrição da formação para a docência e ênfase na gestão e da proposta de novos agentes formadores para docência (os Institutos Superiores de Educação), são incluídas nas discussões novas demandas de trabalho que propiciam atuação em diferentes espaços. O presente texto teórico-reflexivo se insere neste amplo debate e pretende situar a Pedagogia Social como perspectiva de inovação para o Curso de Pedagogia com relação à questão da educação não formal. Esta é abstraída de novas demandas sócio-educacionais e possibilitada pela legislação em vigor como atividade profissional, mesmo que no Brasil ainda sem clareza quanto a teorias e práticas e principalmente quanto à formação desse profissional. Considerando-se tais fatores, coerentes com a perspectiva de formação do educador com conhecimento e domínio da amplitude da área, discute-se a inclusão, nas políticas de formação do pedagogo, da educação social como área de atuação e como prática intervencionista. Destaca-se na educação social as relações entre educação formal, não-formal e informal, fundamentando-se na Pedagogia Social como referencial teórico situando conceito, áreas de intervenção e perspectivas de trabalho. 

Palavras-chave: Pedagogia Social; Educação não formal; Formação do Pedagogo. 

Bibliografia Recomendada

TORRES, C. A. A política da educação não formal na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992. 
QUINTANA, J.Mª. Pedagogía Social.  Madrid, Dykinson, 1988. 
REQUEJO, A.; CARIDE, J.A. “La formación de animadores: Universidad de Santiago de Compostela”. In: MARIN IBÁÑEZ, R.; PEREZ-SERRANO, G. (org.). La Pedagogía Social en la universidad. Realidad y prospectiva. Madrid, ICE, UNED, 1986. 
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIDADES EDUCADORAS CONTRA A EXCLUSÃO E PELA PAZ. Anais. Curitiba, UNESCO/AUGM/UFPR, 1996. 
PETRUS, A. “Educación Social y perfil del educador/a social”. In: SAEZ, J. (coord.). El educador social.  Murcia, Universidade de Murcia, 1994. 
LOPEZ HIDALGO, J. Los servicios sociales. Madrid, Narcea, 1992. 
VENTOSA, V.J. Educación social, animación e instituciones.  Madrid, Editores CCS, 1992. 
BRANDÃO, C.R.  A educação como cultura.  São Paulo. Brasiliense, 1986 
COLOM, A J.  Pedagogia Social e intervención socioeducativa.  In: COLOM, A J. (ccord) Modelos de intervención socioeducativa.  Madrid. Narcea. 1987. 
9FERMOSO, P. Pedagogia social.  Fundamentación científica.  Barcelona. Editorial Helder. 1994. 
ETXEBERRIA, F.  (coord.) Pedagogia Social y educación no escolar.  San Sebastián. Universidad del País Vasco.  1989. 
FREIRE, P.  Pedagogía do oprimido.  8ª ed.  Rio de Janeiro. Paz e Terra.  1980 
PETRUS, A   (coord).  Pedagogia Social.  Barcelona. Ariel. 1977. 
MACHADO, E. M.  Contexto sócio-educacional no Estado do Paraná: Formação pedagógica e análise do trabalho do pedagogo na área social.  Tese de doutorado.  Santiago de Compostela.  USC. Es.  1998. 
TRILLA, J.  La Educacion fuera de la escuela. Ambitos no formales y educación social.  Barcelona. Ariel. 1996. 

Para fazer download documento Word clique evelcy
 



           Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
                         Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
                Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
                        Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002