FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Edson Luiz Linczuk
edson.Linczuk@utp.br
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná


O presente trabalho, tem por objetivo analisar as possíveis relações entre os campos de estudo da Pedagogia e da Educação Física, principalmente no que se refere a escola; estabelecendo relações entre ambas, desde as tendências pedagógicas que influenciaram as duas áreas, até como a Educação Física pode interagir com a Pedagogia, contribuindo assim, para o processo pedagógico de formação do aluno.O Referencial Teórico Metodológico utilizado, foi baseado em obras diversas, desde obras da área da psicomotricidade como Jean Le Boulch, até obras de literatura educacional como o professor Dermeval Saviani e, documentos e livros específicos sobre a Educação Física. O texto inicia tratando do conceito de Educação Física e fazendo uma distinção entre “Educação para o Movimento” e “Educação pelo Movimento”; passando posteriormente a descrever a influência das Concepções Pedagógicas e dos fatores sócio-políticos no desenvolvimento da Educação Física escolar; culminando com os valores e conteúdos desenvolvidos por essa na escola, que contribuem para o processo de aprendizagem e que podem interagir com a Pedagogia nesse mesmo processo. 
 Palavras chave: Educação Física, Pedagogia, Educação.
Bibliografia Recomendada:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília: Ministério da Educação, 2.000.
Carta Brasileira de Educação Física. Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Belo Horizonte: Agosto/2000. 
CASTELLANI Filho, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. 3ª edição. São Paulo: Scipione, 1992.
GLASER, Niroá Zuleika Rotta Ribeiro. A educação física nas séries iniciais do ensino de 1º grau em Curitiba. Curitiba: UFPR, 1981. 
GUILHERMETI, Paulo. Considerações sobre o entendimento da crise da educação física escolar. IN: Revista da Educação Física/ UEM. Volume 2, nº1-Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Educação Física, p.14-15, 1991.
HURTADO, Joann G. G. Melcherts. O ensino da educação física: uma abordagem didático-metodológica. 3ª ed. Porto Alegre: Prodil,1988
LE BOULCH, J. A educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. WOLF, Jeni.[trad.]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
Manifesto Mundial da Educação Física. Federação Internacional de Educação Física – FIEP. Foz do Iguaçú, PR: Janeiro/2000. 
MATTOS, Mauro Gomes de. Educação física infantil: construindo o movimento na escola. Guarulhos, S.P.: Phorte Editora, 1999. 
MYAGIMA, Claudio. Avaliação em educação física. In: Revista da Fundação de Esporte e Turismo do Paraná. 1(3) 6-10, 1989.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da educação física  brasileira. Campinas: Papirus, 1994.
PEREIRA, Flávio Medeiros. Dialética da cultura física: Introdução à crítica da Educação Física do Esporte e da Recreação. São Paulo: Ícone, 1988.
RIGO, Luis Carlos & CHAGAS, Eliane Pardo. Educação física escolar e reprodução social. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Volume 11, nº 3, p. 179 a 185., 1990. 
SAVIANI, Demerval. Filosofia da educação brasileira. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
SOARES, Carmen Lúcia.[org.]. Metodologia do ensino da educação física. Coletivo de autores. São Paulo: Cortez, 1992.
 

Para fazer download documento Word clique edson




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002