|
|
|
|
|
|
PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
EM BUSCA DE VIRTUDES
Doralice Lange de Souza Rocha (Doutora pela Havard University)
doralice.rocha@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná
A discussão sobre a formação do professor tem
girado em torno de questões técnicas, pedagógicas
e políticas. Existe, entretanto, uma dimensão importante
que tem sido negligenciada nesta discussão, que se refere ao desenvolvimento
de virtudes pessoais que o futuro professor precisa para que possa
se tornar um verdadeiro educador, um educador no sentido pleno da palavra.
Este trabalho discute este tema baseado em revisão de literatura
e estudos de caso em escolas de ensino fundamental. Minha pesquisa
sugere que conhecimento, competência técnica e compromisso
político são essenciais para uma boa gestão do ensino.
Entretanto, isto só não basta. De nada adianta termos um
amplo cabedal de conhecimentos, recursos técnicos e pedagógicos,
e um determinado compromisso com o projeto da escola e com nossos alunos
se não somos capazes de desenvolver uma boa relação
com os últimos e se não conseguimos agir de forma coerente
com o que acreditamos. Quando a prática não é coerente
com a teoria, os nossos gestos tendem a contradizer, mesmo que inconscientemente,
o que acreditamos e o que almejamos fazer. Além disto, o nosso
agir muitas vezes fala muito mais alto do que nossas palavras. Portanto,
se visamos educar nossos alunos de forma efetiva, precisamos desenvolver
certas qualidades para que eles possam se espelhar em nossos atos.
Virtudes como por exemplo sensibilidade, senso de justiça,
compaixão, paciência, respeito pelas dificuldades do
próximo e a habilidade de apreciar as qualidades do mesmo, nem sempre
afloram facilmente. Precisam ser cultivadas ao longo do tempo. Portanto,
aqueles de nós que gostaríamos de trabalhar ou que já
trabalhamos com a educação de outros, precisamos urgentemente
nos dedicar ao desenvolvimento de certas virtudes para que possamos desenvolver
uma boa relação com nossos alunos, servir-lhes de bom
exemplo, agir de forma coerente com nossos planos e valores, e atingir
nossas metas. E aqueles de nós que diretamente ou indiretamente
lidam com a educação de futuros professores ou com a educação
continuada de professores, precisamos desenvolver políticas de trabalho
e programas que os levem a trabalhar as virtudes necessárias
para que possam também alcançar estes objetivos
. Palavras chave: formação de professores; virtudes; gestão Bibliografia Recomendada BOURDIEU, P. Esquisse d’une théorie de la pratique. Genève:
Droz, 1972.
Para fazer download documento Word clique doralice
|
Direitos
Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação
de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos
autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e Iolanda B. C. Cortelazzo
- dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro
2002