FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DE VIRTUDES
Doralice Lange de Souza Rocha (Doutora pela Havard University)
doralice.rocha@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná


A discussão sobre a formação do professor tem girado em torno de questões técnicas, pedagógicas e políticas. Existe, entretanto, uma dimensão importante que tem sido negligenciada nesta discussão, que se refere ao desenvolvimento de  virtudes pessoais que o futuro professor precisa para que possa se tornar um verdadeiro educador, um educador no sentido pleno da palavra. Este trabalho discute este tema baseado em revisão de literatura e estudos de caso em escolas de ensino  fundamental.  Minha pesquisa sugere que conhecimento, competência técnica e compromisso político são essenciais para uma boa gestão do ensino. Entretanto, isto só não basta. De nada adianta termos um amplo cabedal de conhecimentos, recursos técnicos e pedagógicos, e um determinado compromisso com o projeto da escola e com nossos alunos se não somos  capazes de desenvolver uma boa relação com os últimos e se não conseguimos agir de forma coerente com o que acreditamos. Quando a prática não é coerente com a teoria, os nossos gestos tendem  a contradizer, mesmo que inconscientemente, o que acreditamos e o que almejamos fazer.  Além disto, o nosso agir muitas vezes fala muito mais alto do que nossas palavras. Portanto, se visamos educar nossos alunos de forma efetiva, precisamos desenvolver certas qualidades para que eles possam se espelhar em nossos atos.  Virtudes como por exemplo sensibilidade,  senso de justiça, compaixão, paciência,  respeito pelas dificuldades do próximo e a habilidade de apreciar as qualidades do mesmo, nem sempre afloram facilmente. Precisam ser cultivadas ao longo do tempo. Portanto, aqueles de nós que gostaríamos de trabalhar ou que já trabalhamos com a educação de outros, precisamos urgentemente  nos dedicar ao desenvolvimento de certas virtudes para que possamos desenvolver uma boa relação com nossos alunos,  servir-lhes de bom exemplo, agir de forma coerente com nossos planos e valores, e atingir nossas metas.  E aqueles de nós que diretamente ou indiretamente lidam com a educação de futuros professores ou com a educação continuada de professores, precisamos desenvolver políticas de trabalho e programas que os levem a trabalhar  as virtudes necessárias para que possam também alcançar estes objetivos
.
Palavras chave: formação de professores; virtudes; gestão

Bibliografia Recomendada

BOURDIEU, P. Esquisse d’une théorie de la pratique. Genève: Droz, 1972. 
EISLER, R; LOYE, D. The partnership way. Brandon: Holistic Education Press, 1998.
EISLER, R.; LOYE, D. Tomorrow’s children: a blueprint for partnership education 
in the 21st Century. Boulder: Westview Press, 2000. 
KESSLER, R. The teaching presence. Holistic Education Review, Brandon, 
v. 4, n. 4, p. 4-15, 1991. 
KESSLER, R. Soul of students, soul of teachers: Welcoming the inner life to 
school. In: LANTIERI, L. (Ed.). Schools with spirit: Nurturing the inner lives of 
children and teachers. Boston: Beacon Press, 2001.
KRISHNAMURTI. Education and the significance of life. San Francisco: Harper 
& Row, 1981
LEVY, S. Starting from scratch: One classroom builds its own curriculum. 
Portsmouth: Heinemann, 1996.
MILLER, J. The holistic curriculum. Toronto: OISE Press, 1988.
MILLER, J. The holistic teacher. Toronto: Ontario Institute for Studies in Education 
             Press, 1993.
MILLER, J.  The contemplative practitioner: Meditation in education and the 
professions. Westport: Bergin & Garvey / Greenwood, 1994.
MILLER, J. Education and the soul: Toward a spiritual curriculum. Albany: 
State University of New York Press, 2000.
MILLER, R.  A holistic philosophy of educational freedom. In R. MILLER (Ed.) 
Educational freedom for a democratic society: A critique of national goals, 
standards, and curriculum. Brandon, VT: Resource Center for Redesigning 
Education, 1995.
OLIVEIRA, B. A.  & DUARTE, N. A socialização do saber escolar. (3rd ed.). São 
Paulo, Cortez: autores Associados, 1987
PALMER, P. J. To Know as we are known: Education as a spiritual journey. San 
Francisco: HarperCollins, 1993.
PALMER, P. J. The courage to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
PERRENOUD, P.  Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas 
sociológicas. 2.ed.  Lisboa: Dom Quixote, 1997. 
STEINER, R. The kingdom of childhood. In R. Trostli (Ed.). Rhythms of 
Learning: Selected Lectures by Rudolf Steiner. Hudson, NY: Anthroposophic Press, 1998.
WACHOWICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática. Campinas, SP: Papirus, 
1989.

Para fazer download documento Word clique  doralice
 



           Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
                         Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
                Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
                        Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002