|
|
|
|
|
|
PEDAGOGIA E LETRAMENTO:
questões para o ensino da língua materna
Maria Alice A.S. Descardeci, Ph.D
maria.descardeci@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná
O presente artigo discute
o termo letramento, com vistas a contribuir para o ensino da língua
materna, preocupação primeira tanto do curso de Pedagogia,
como daquele de Letras. O tema letramento vem sendo objeto de pesquisas
e publicações no Brasil a partir da segunda metade dos anos
de 1980, basicamente. Os estudos do letramento preocupam-se com usos e
funções sociais da leitura e da escrita. Com estes, o enfoque
da pesquisa em língua materna deixa de preocupar-se apenas com as
questões sobre ensino-aprendizagem no contexto escolar, e vai para
além dos muros da escola, para a sociedade, onde as pessoas precisam
desenvolver os conhecimentos adquiridos na instituição escolar
em seus relacionamentos pessoais. A partir desse enfoque, começa-se
a questionar a formação do professor alfabetizador e do professor
de língua materna enquanto agentes de letramento na comunidade.
Para ensinar sobre práticas de letramento, estes precisam estar
familiarizados com as práticas prestigiadas de uso da língua,
precisam ser letrados. Inicia-se com um breve histórico um breve
quadro do estado da arte nos estudos do letramento no exterior e no Brasil.
Em seguida, apresentam-se questões e definições que
envolvem as discussões sobre letramento. São definidos, além
do próprio termo letramento, alfabetizar e alfabetização,
e o que é ser um sujeito letrado, em oposição ao sujeito
alfabetizado. Exemplos de situações nas quais o letramento
figura como um problema são apresentados. Discute-se, ainda, mitos
do letramento, predominantes no senso comum. Conclui-se o artigo com um
apelo a que, enquanto educadores, repensemos o respeito a outros saberes,
uma vez que a hipervalorização do saber letrado às
vezes leva à exclusão social de indivíduos que, à
sua maneira, têm a contribuir para nossa coletividade, mesmo à
margem do mundo letrado.
Palavras-chave: Letramento, Formação de professores, Alfabetização. Bibliografia Recomendada DESCARDECI, M.A.A.S. O concurso público: um evento de
letramento em exame. Campinas:UNICAMP, Dissertação de Mestrado,
1992.
Para fazer download documento Word clique descardeci |