FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E LETRAMENTO:
questões para o ensino da língua materna

Maria Alice A.S. Descardeci, Ph.D
maria.descardeci@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná


O presente artigo discute o termo letramento, com vistas a contribuir para o ensino da língua materna, preocupação primeira tanto do curso de Pedagogia, como daquele de Letras. O tema letramento vem sendo objeto de pesquisas e publicações no Brasil a partir da segunda metade dos anos de 1980, basicamente. Os estudos do letramento preocupam-se com usos e funções sociais da leitura e da escrita. Com estes, o enfoque da pesquisa em língua materna deixa de preocupar-se apenas com as questões sobre ensino-aprendizagem no contexto escolar, e vai para além dos muros da escola, para a sociedade, onde as pessoas precisam desenvolver os conhecimentos adquiridos na instituição escolar em seus relacionamentos pessoais. A partir desse enfoque, começa-se a questionar a formação do professor alfabetizador e do professor de língua materna enquanto agentes de letramento na comunidade. Para ensinar sobre práticas de letramento, estes precisam estar familiarizados com as práticas prestigiadas de uso da língua, precisam ser letrados. Inicia-se com um breve histórico um breve quadro do estado da arte nos estudos do letramento no exterior e no Brasil. Em seguida, apresentam-se questões e definições que envolvem as discussões sobre letramento. São definidos, além do próprio termo letramento, alfabetizar e alfabetização, e o que é ser um sujeito letrado, em oposição ao sujeito alfabetizado. Exemplos de situações nas quais o letramento figura como um problema são apresentados. Discute-se, ainda, mitos do letramento, predominantes no senso comum. Conclui-se o artigo com um apelo a que, enquanto educadores, repensemos o respeito a outros saberes, uma vez que a hipervalorização do saber letrado às vezes leva à exclusão social de indivíduos que, à sua maneira, têm a contribuir para nossa coletividade, mesmo à margem do mundo letrado.

Palavras-chave: Letramento, Formação de professores, Alfabetização.

Bibliografia Recomendada

DESCARDECI, M.A.A.S. O concurso público: um evento de letramento em exame. Campinas:UNICAMP, Dissertação de Mestrado, 1992.
DESCARDECI, M.A.A.S. Resources of communication: a study of literacy demands in a Brazilian workplace. Londres: Instituto de Educação – Universidade de Londres, Tese de Doutorado, 1997.
DESCARDECI, M.A.A.S. O incentivo municipal à alfabetização: um evento de letramento na comunidade. In: Kleiman, A.B. e Signorini, I. (orgs.). O ensino e a formação do professor. Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.
GOODY, J. & WATT, I. The consequences of literacy. In: Goody, J. (ed.). Literacy in traditional societies. New York: Cambridge University Press, 1963.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge, UK: Polity Press, 1992.
KRESS, G. Language as ideology and social semiotics. Londres: Routledge, 1993.
KRESS, G. & van LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual communication. Londres: Routledge, 1996.
GEE, J.P. social linguistics and literacies: ideology in discourses. Londres: The Falmer Press, 1990.
HEATH, S.B. Ways with words. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1983.
KATO, M. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
SCOLLON, R. & SCOLLON, S.B.K. Narrative, literacy and face in interethnic communication. Norwood, NJ: Ablex, 1981.
SCRIBNER,S. & COLE,M. The psycology of literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.
SOARES, M. Letramento. Um tema em três gêneros. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
STERCQ, C. Literacy, socialisation and employment. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 1993.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1984.
TFOUNI, L. V. Adultos não-alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: UNICAMP, tese de doutorado, 1986.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
 

Para fazer download documento Word clique descardeci




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002