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PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Iolanda B.
C. Cortelazzo
iolanda.cortelazzo@utp.br
Mestrado em
Educação
Universidade
Tuiuti do Paraná
A sociedade deste início
do século XXI, conhecida, agora, como Sociedade do Conhecimento,
não pode dispensar a educação formal que se sistematiza
na instituição escola, ainda que homens e mulheres, crianças,
adolescentes e jovens, sejam bombardeados por informações
pelos mais diferentes meios de comunicação, na rua, nas igrejas,
nos bancos, nos estádios de futebol e, mesmo em casa. Porém,
essas informações que se deslocam, envelhecendo e morrendo
com velocidade cada vez maior (Gadotti, 2002, p.32) pelo avanço
das novas tecnologias, precisam ser selecionadas, avaliadas, compiladas
e processadas para que se transformem em conhecimento válido, relevante
e necessário para o crescimento do homem como ser humano em um mundo
sustentável.
Visto que a presença das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade contemporânea, é irreversível, orientar os professores para uso das novas tecnologias de informação e de comunicação (que denominaremos neste texto como TICs) como tecnologias interativas em projetos pedagógicos tanto no seu desenvolvimento contínuo quanto na sua prática pedagógica se faz urgente. A urgência se deve não apenas no sentido de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias. Não basta ao cidadão, hoje, aprender a ler e escrever textos na linguagem verbal. É necessário que que ele aprenda a ler outros meios como o rádio, a TV, o videogame, o programa de multimídia, as páginas da WWW. Ao usar as tecnologias, é fundamental que ele não se deixe usar. É essencial que os professores se apropriem, portanto, das diferentes tecnologias de informação e de comunicação, aprendendo a ler e a escrever as diferentes linguagens, representações usadas nas diversas tecnologias. Neste artigo, pretendo apresentar algumas indicações que possam orientar a otimização dessa apropriação por estudantes de Pedagogia. Os cursos de Pedagogia não devem abrir mão dessa responsabilidade que vem sendo assumida por técnicos e professores de informática, comunicadores, engenheiros, que acabam por enfocarem apenas os aspectos operacionais das tecnologias de informação e de comunicação e não se referem a uma complexidade de relações de poder, de manipulação, de formação e, mesmo, de filosofia que estão subjacentes à sua introdução na escola. É fundamental que se tenham claros os conceitos e termos com os quais vou trabalhar neste texto e na preparação dos docentes para o uso das TICs. Significados Entendo por tecnologia a aplicação de um conhecimento científico ou técnico, de um “saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de um dado problema. Neste texto, tratarei das Tecnologias de Informação e das Tecnologias de Comunicação como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem e como tecnologias colaborativas. Tecnologia de Informação designa toda forma de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação. Exemplos de suportes de armazenamento de informações são o: papel, os arquivos, os fichários, as fitas magnéticas, os discos óticos. Dispositivos que permitem o seu processamento são os computadores e os robôs, e exemplos de aparelhos que possibilitam a sua reprodução são a máquina de fotocopiar, o retroprojetor, o projetor de slides. Tecnologia de Comunicação designa toda forma de veicular informação. Tem-se como meios de veiculação, incluindo as mídias mais tradicionais, os pergaminhos, os tambores na selva, os livros, o fax, o telefone, o jornal, do correio, o telex, as revistas, o rádio, a TV, o vídeo, as redes de computadores, até a Internet. Na atualidade , os diferentes usos dessas mídias se confundem e passam a ser característicos das Tecnologias de Informação e de Comunicação, que mudam os padrões de trabalho, o tempo, o lazer, a educação, a saúde e a indústria (MARTIN, 1981:2-5) Assim, as tecnologias de comunicação integradas às tecnologias de Informação criam uma nova sociedade, novos ambientes de trabalho, novos ambientes de aprendizagem um novo tipo de aluno que precisa de um novo tipo de professor As tecnologias de informação e de comunicação, usadas na comunicação social, estão cada vez mais interativas,. pois permitem a interação dos seus usuários (que não são mais só receptores) com recursos que lhes permitem escolhas e caminhos diferentes, como o vídeo interativo , a TV a Cabo, os programas de multimídia, e a Internet. São tecnologia que permitem a elaboração e manipulação conjunta de conteúdos específicos por parte do emissor (professor/aluno) e do receptor (aluno/professor), codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas realidades , as suas histórias de vida e a cultura em que vivem; permitindo uma comunicação mais dinâmica, alternando os papéis de emissor (professor/aluno) e receptor (aluno/ professor), de ensinante e aprendente, como co-protagonistas e colaboradores da ação educativa. Incorporar de forma inteligente as tecnologias interativas significa: adotar uma postura positiva e interdisciplinar em relação à tecnologia; manter as características identificadoras da cultura popular e nacional; trabalhar com as tecnologias de informação e de comunicação como elementos emancipatórios na prática pedagógica. Tecnologia colaborativas são as tecnologias que permitem a otimização do trabalho em equipe colaborativo. Esclarecendo, as tecnologias de informação e de comunicação podem ser usadas para se atingir objetivos individuais isoladamente. Assim, quando um professor pesquisa em bases de dados da Internet e, ao descobrir textos interessante, guarda-os para seu uso particular em sua biblioteca virtual individual (em disquete, CD-ROM ou no disco rígido de seu computador), os seus objetivos individuais estão sendo contemplados. Se, por outro lado, comunica a existência desses textos a outros professores que estão trabalhando com ele(a) em um projeto comum, propondo uma leitura e discussão conjunta através dos serviços da própria Internet (e-mail, fórum de discussão ou teleconferência), essa tecnologia se reveste de uma característica que otimiza a colaboração, daí ser então denominada de tecnologia colaborativa. O computador ou a rede de computadores não são os únicos meios que servem a tecnologia colaborativa. Outros suportes tradicionais como o livro, oaudiocassete, e mesmo o viedocassete podem ser caracterizados como suportes de uma tecnologia colaboratuva se forem usados como apoio para o compartilhamento de um trabalho de equipe que tem objetivos comuns. Assim quando gravo minhas impressões sobre um texto em uma fita de aúdio e recebo de volta essa fita ( uma cópia dela que também foi distribuída para todos os elementos da equipe) com as impressões meus outros colegas, utilizei-me de uma tecnologia tradicional como tecnologia colaborativa. Aprender para ensinar Ao se trabalhar, adequadamente, com essas tecnologias, constata-se
que a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral
do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do
seu imaginário, dno intuitivo, do sensorial em interação,
a partir de desafios, da exploração de possibilidades,
do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos (Kenski,1996:146).
Bibliografia Recomendada Cortelazzo, Iolanda. B. C. Colaboração, Trabalho em Equipe
e Novas Tecnologias em cursos de Pós-Graduaçào. Tese
de Doutorado, FE-USP, 2000.
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