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PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Iolanda B.
C. Cortelazzo
iolanda.cortelazzo@utp.br
Coordenadoria
de Educação a Distância
Universidade
Tuiuti do Paraná
Este artigo pretende
apresentar algumas indicações e reflexões que possam
orientar a otimização da apropriação das Tecnologias
de Informação e Comunicação por estudantes
de Pedagogia. As tecnologias estão presentes em todos os setores
da vida em sociedade, atualmente, e os profissionais de outras áreas
de conhecimento estão se apropriando, rapidamente, dessas tecnologias.
Na área da educação, a comunicação escolar
está bastante afastada da comunicação social vivenciada
pelos alunos e pelo cidadão em geral, pois muitos dos educadores
(pedagogos e professores) resistem a se familiarizarem, usarem e criarem
com essas tecnologias. É necessário que os profissionais
de Pedagogia repensem a formação dos professores que, nas
próximas décadas, serão responsáveis pela educação
de alunos que já nascerão em ambientes, se não controlados
pela tecnologia, pelo menos influenciados de alguma forma por elas. Não
se pode abrir mão dessa responsabilidade para técnicos, engenheiros,
informatas e comunicadores, pois são esses profissionais que estão
se preparando para educar com a mediação das tecnologias.
Deve-se, antes, integrar com eles em equipes multidisciplinares. A chamada
Sociedade do Conhecimento requer um novo cidadão que precisa ser
educado por uma escola preparada para o seu tempo, capaz de ler e escrever
nas diversas linguagens que essas tecnologias veiculam de modo a não
ser seduzido e manipulado por elas. É preciso, pois, que os
docentes universitários, em especial os do curso de Pedagogia, sejam
preparados para que, na Pedagogia e nas Licenciaturas, orientem a formação
de professores no uso efetivo de novas metodologias de ensino e de tecnologias
de informação e comunicação, aliando pesquisa
e ensino. A formação do docente da Graduação
precisa ser contemplada com disciplinas que focalizem a práxis,
trabalhando os conceitos e as suas aplicações; que despertem
a necessidade de aprender para ensinar, enfatizando o novo papel do professor;
e que, sobretudo, faça os futuros professores experienciarem as
tecnologias, também, como mediadoras colaborativas no processo educativo
e refletirem sobre o seu uso a partir de sua prática de pesquisa
e de ensino.
Palavras-chave: Tecnologias, Formação do professor, Pedagogia, Para fazer download documento Word clique cortelazzo |