FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Iolanda B. C. Cortelazzo
iolanda.cortelazzo@utp.br
Coordenadoria de Educação a Distância
Universidade Tuiuti do Paraná


Este artigo pretende apresentar algumas indicações e reflexões que possam orientar a otimização da apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação por estudantes de Pedagogia. As tecnologias estão presentes em todos os setores da vida em sociedade, atualmente, e os profissionais de outras áreas de conhecimento estão se apropriando, rapidamente, dessas tecnologias. Na área da educação, a comunicação escolar está bastante afastada da comunicação social vivenciada pelos alunos e pelo cidadão em geral, pois muitos dos educadores (pedagogos e professores) resistem a se familiarizarem, usarem e criarem com essas tecnologias. É necessário que os profissionais de Pedagogia repensem a formação dos professores que, nas próximas décadas, serão responsáveis pela educação de alunos que já nascerão em ambientes, se não controlados pela tecnologia, pelo menos influenciados de alguma forma por elas. Não se pode abrir mão dessa responsabilidade para técnicos, engenheiros, informatas e comunicadores, pois são esses profissionais que estão se preparando para educar com a mediação das tecnologias. Deve-se, antes, integrar com eles em equipes multidisciplinares. A chamada Sociedade do Conhecimento requer um novo cidadão que precisa ser educado por uma escola preparada para o seu tempo, capaz de ler e escrever nas diversas linguagens que essas tecnologias veiculam de modo a não ser seduzido e manipulado por elas. É preciso, pois,  que os docentes universitários, em especial os do curso de Pedagogia, sejam preparados para que, na Pedagogia e nas Licenciaturas, orientem a formação de professores no uso efetivo de novas metodologias de ensino e de tecnologias de informação e comunicação, aliando pesquisa e ensino. A formação do docente da Graduação precisa ser contemplada com disciplinas que focalizem a práxis, trabalhando os conceitos e as suas aplicações; que despertem a necessidade de aprender para ensinar, enfatizando o novo papel do professor; e que, sobretudo, faça os futuros professores experienciarem as tecnologias, também, como mediadoras colaborativas no processo educativo e refletirem sobre o seu uso a partir de sua prática de pesquisa e de ensino. 

Palavras-chave: Tecnologias, Formação do professor, Pedagogia,

Para fazer download documento Word clique  cortelazzo