FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO:
A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS ASPECTOS NA ESCOLHA DA METODOLOGIA

Carlos Alves Rocha.
carlos.rocha@utp.br
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná

Este artigo tem o intuito de auxiliar no debate do uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação. Faz parte da série de palestras e debates da Semana de Pedagogia de 2002, do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná, na semana de 07 à 11 de outubro de 2002. Trata-se de um trabalho que inicia com uma introdução que apresenta o objetivo do mesmo: auxiliar na reflexão para a escolha de uma metodologia de uso de uma tecnologia na educação. Em seguida, apresenta uma discussão de alguns aspectos básicos no uso da tecnologia na educação, salientando, em princípio, uma tendência que freqüentemente ronda esse tipo de atividade: a prática educacional tecnicista. Citando KINCHELOE (1997) mostra uma breve análise do seu pensamento a respeito disso, fazendo um vínculo com o tema aqui proposto. Continua o artigo com alguns pontos levantados por BASTOS (1996), muito presente ainda hoje nas atividades de inserção de uma tecnologia no processo ensino-aprendizagem. O autor chama a atenção para a escola que continua com práticas pedagógicas que resistem às exigências de um novo cenário que surge, dentro de um contexto social que tem uma dinâmica de mudanças muito veloz. Passando a discutir outros autores, MORAES (1997), FAGUNDES (1996), PAPERT (1994), BRYAN (1996), LITTO (1996), OLIVEIRA (1997), WEISS e CRUZ (1998), ROCHA (2001), o texto mostra alguns aspectos que vão desde a influência oriunda do contexto social em que está inserida a escola, até alguns fatores de natureza pedagógica e humanista.Termina com algumas considerações que podem servir de referência para a escolha de uma metodologia que melhor sirva aos propósitos de tornar a tecnologia uma ferramenta pedagógica útil, agradável e ativamente participante de qualquer processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: informática na educação, metodologia, tecnologia educacional, tecnologia da informação e da comunicação na educação. 

BASTOS, J. A. de S. L. de A. O papel dos centros tecnológicos na formação de docentes e alunos, e em sua vinculação com o setor produtivo. Trabalho apresentado no IV Congresso de Educación Tecnológica de los Paises del MERCOSUR, Montivideo, 1996.

BRYAN, N. A. P. Desafios Educacionais da Presente Mutação Tecnológica e Organizacional para a Formação de Professores do Ensino Tecnológico. In: BICUDO, M. A. V. & SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Formação do professor – Dever do Estado, tarefa da Universidade. Vol. 3. São Paulo: Ed. UNESP, 1996

FAGUNDES, L. da C. Problemas de Desenvolvimento Cognitivo e a Interação com a Tecnologia. In: OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Informática em Psicopedagogia. São Paulo: Ed. SENAC, 1996. 

KINCHELOE, J. L. A Formação do Professor como Compromisso Político. Tradução: Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 

LITTO, F. M. Repensando a Educação em Função de Mudanças Sociais e Tecnológicas Recentes. In: OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Informática em Psicopedagogia. São Paulo: Ed. SENAC, 1996.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas: Papirus, 1997.

OLIVEIRA, R. Informática Educativa. Campinas: Papirus, 1997. 

PAPERT, S. A Máquina das Crianças – Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 

ROCHA, C. A. A Interferência da Cultura nos Softwares Educacionais: o desafio de alertar sobre as práticas discriminatórias. Curitiba, 2001. 165 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. 

RIPPER, Afira Viana. O Preparo do Professor para as Novas Tecnologias. In: OLIVEIRA, Vera Barros (Org.). Informática em Psicopedagogia. São Paulo: Ed. SENAC, 1996. 

WEISS, A. M. L.; CRUZ, M. L. R. M. da. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998. 


 



           Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
                         Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
                Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
                        Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002