FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E CIDADANIA

Maria Odette de Pauli Bettega
maria.bettega@utp,br
Coordenadoria de Educação a Distância
Universidade Tuiuti do Paraná


O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o fortalecimento das bases de apoio familiares e comunitárias, oportunizando a implantação de atendimento às crianças e adolescentes, em suas próprias comunidades.O que propomos é uma mudança de ótica para mudar a prática, cuja ênfase deve ser a prevenção de circunstâncias que prejudiquem o desenvolvimento integral da criança e não simplesmente a tentativa de combater problemas depois que estes se agravam, a tal ponto que sua reversão torna-se difícil, quando não impossível.Essas idéias encontram-se em consonância com a orientação mundial referente à proteção das crianças e dos adolescentes e à garantia de seus direitos, como se pode observar na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.069/90), bem como na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989). A prerrogativa da Lei 8.069, é que a falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para perda ou a suspensão do pátrio-poder, e a criança ou o adolescente será mantido em sua família de origem, a qual deverá obrigatoriamente ser incluída em programas oficiais de auxílio. Consolidar redes de apoio locais que fortaleçam as famílias constitui-se princípio fundamental para o estabelecimento de políticas públicas para a infância e juventude. E a ação do  pedagogo,enquanto profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica.

Palavras-chave: Bases de apoio, Famílias., Comunidades.

Bibliografia Recomendada

BETTEGA,M.O.& MENDONÇA,A.L. A implementação de políticas públicas para a infância e adolescência e o fortalecimento das bases de apoio-o  início de uma trajetória no Município de Curitiba. In. RIZZINI,I (org.) Pesquisa em ação- crianças, adolescentes ,famílias e comunidades.Rio de Janeiro:Universidade Santa Úrsula/CESPI,2002.
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo,Cortez,1998
PERES,V.L. Concepções de família em população de periferia urbana. In. SOUZA,S.M.G. Infância, Adolescência e Família.Goiânia:Cânone Editorial, 2001
RIZZINI,I.&BARKER,G.& CASSANIGA,N. Criança não é risco, é  Oportunidade – fortalecendo as bases de apoio familiares e comunitárias para crianças  e adolescentes.Rio de Janeiro: USU/CESPI;Instituto  PROMUNDO,2000.
SOUZA,H. de (Betinho). Criança é Coisa Séria. Rio de Janeiro: AMAIS,1992
 

Para fazer download documento Word clique  bettega




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002