FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA, ESCOLA e FAMÍLIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Iolanda Maria Pierin de Barros (Mestre pela USP)
iolanda.barros@utp.br
Maria Antonieta Meneghini Martins (Mestre pela UFPR)
Maristela Heidemann Iarozinski (Mestre pelo CEFET-PR)
Neyre Correia da Silva (Mestranda pela UFPR)
Neusa Maria Gomide Baptista (Mestre pela UFPR)
Renato Gross (Mestre pela PUC-PR)
Rosangela Cristina Guidelli (Mestre pela UFSCar)
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

 
O trabalho pretende debater, mediante uma abordagem político-filosófico-educacional, as relações entre o processo epistemológico específico da produção do conhecimento, o processo pedagógico com que os profissionais da educação se deparam na prática escolar do dia-a- dia na sala de aula, o processo  político proposto pelo Estado do Brasil  na nova “Doutrina Jurídica de Proteção Integral à Infância e à Adolescência” e o processo antropológico de formação do sujeito educando, enquanto problemas da “Escola e da Família”. Trata  as hipóteses de que:  o Estado do Brasil vem propondo a partir da Constituição Federal de 1988,  do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) de 1996, uma nova concepção jurídica sobre a condição das crianças  e dos adolescentes,  que passam a ser sujeitos de plenos direitos;   a Escola e a Família se defrontam com novos desafios ao enfrentarem os problemas advindos das circunstâncias enquanto esses menores pertencerem ao universo  dos excluídos pela  miserabilidade. Conclui-se que os ‘clássicos’, ou seja, os pensadores foram acima de tudo homens de seu tempo que refletiram sobre situações e conflitos sócio-político-educativos de sua época. E que os adultos responsáveis pela Escola e pela Família, ao estudarem aqueles autores, que ainda falam para nós com uma voz que é considerada relevante, mesmo à luz de novos imperativos, encontram contribuições para melhor articularem a dimensão política  com a implementação política que o ato de educar impõe. Portanto, através da metodologia e do engajamento reflexivo com o tema – ações humanas historicamente constituídas -,que fornecem subsídios e ajudam a contextualizar  os problemas do ensino educativo, situando-os com informações no seu contexto, os pedagogos juntamente com  os pais podem   produzir análises inovadoras,  e  encontrar caminhos que façam com que os sonhos renasçam na “Escola e na Família”.
Palavras – chave: Pedagogia-Escola e Família – Fundamentos da Educação – Ensino Educativo.Área do conhecimento: Educação

Bibliografia  Recomendada

CARNEIRO, R. Educação e Comunidades Humanas Revivificadas: uma visão da Escola socializadora no novo século. In: EDUCAÇÃO: um tesouro a descobrir. - 4. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000. “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI”. 
CASTELLS, M. O poder da Identidade; trad.  Klauss Brandini Gerhardt. - 2. ed. – São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 2).
FORQUIN, J. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. – trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 
GIDDENS,  A. Política, Sociologia e Teoria Social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo; trad. Cibele Saliba Rizek.  São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. 
GIROUX, H. A.; SIMON, R. Cultura Popular e Pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular.  In: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE (orgs.) Antonio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva.  trad. Maria Aparecida Baptista. 3. ed. – São Paulo: Cortez, 1999. 
GOMES DA COSTA,  A. C.; SAMPAIO OLIVEIRA LIMA,  I. M. Estatuto e LDB: Direito à Educação. Capítulo 8. In: Pela Justiça na Educação. (coord) de Afonso Armando Konzen ... [et al.]. Brasília: MEC: FUNDESCOLA, 2000. 
MACHADO, N. J. Cidadania e Educação. - 3. ed. – São Paulo: Escrituras Editora, 2001. 
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.  Trad. Eloá Jacobina. - 4. ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA (coord) Ivani Catarina Arantes Fazenda - 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2001.
PUEBLA, E. – Educar com o coração: uma educação que desenvolve a intuição; Trad. Patrícia Caffarena Celani Chnee – São Paulo: Peirópolis, 1997.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. - 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2000.

Para fazer download documento Word clique barros




Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002