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PEDAGOGIA,
ESCOLA e FAMÍLIA: ALGUMAS REFLEXÕES
Iolanda Maria Pierin de Barros (Mestre pela USP)
iolanda.barros@utp.br
Maria Antonieta Meneghini Martins (Mestre pela UFPR)
Maristela Heidemann Iarozinski (Mestre pelo CEFET-PR)
Neyre Correia da Silva (Mestranda pela UFPR)
Neusa Maria Gomide Baptista (Mestre pela UFPR)
Renato Gross (Mestre pela PUC-PR)
Rosangela Cristina Guidelli (Mestre pela UFSCar)
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná – UTP
O trabalho pretende debater, mediante uma abordagem político-filosófico-educacional, as relações entre o processo epistemológico específico da produção do conhecimento, o processo pedagógico com que os profissionais da educação se deparam na prática escolar do dia-a- dia na sala de aula, o processo político proposto pelo Estado do Brasil na nova “Doutrina Jurídica de Proteção Integral à Infância e à Adolescência” e o processo antropológico de formação do sujeito educando, enquanto problemas da “Escola e da Família”. Trata as hipóteses de que: o Estado do Brasil vem propondo a partir da Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) de 1996, uma nova concepção jurídica sobre a condição das crianças e dos adolescentes, que passam a ser sujeitos de plenos direitos; a Escola e a Família se defrontam com novos desafios ao enfrentarem os problemas advindos das circunstâncias enquanto esses menores pertencerem ao universo dos excluídos pela miserabilidade. Conclui-se que os ‘clássicos’, ou seja, os pensadores foram acima de tudo homens de seu tempo que refletiram sobre situações e conflitos sócio-político-educativos de sua época. E que os adultos responsáveis pela Escola e pela Família, ao estudarem aqueles autores, que ainda falam para nós com uma voz que é considerada relevante, mesmo à luz de novos imperativos, encontram contribuições para melhor articularem a dimensão política com a implementação política que o ato de educar impõe. Portanto, através da metodologia e do engajamento reflexivo com o tema – ações humanas historicamente constituídas -,que fornecem subsídios e ajudam a contextualizar os problemas do ensino educativo, situando-os com informações no seu contexto, os pedagogos juntamente com os pais podem produzir análises inovadoras, e encontrar caminhos que façam com que os sonhos renasçam na “Escola e na Família”. Palavras – chave: Pedagogia-Escola e Família – Fundamentos da Educação – Ensino Educativo.Área do conhecimento: Educação Bibliografia Recomendada CARNEIRO, R. Educação e Comunidades Humanas Revivificadas:
uma visão da Escola socializadora no novo século. In: EDUCAÇÃO:
um tesouro a descobrir. - 4. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília,
DF: MEC: UNESCO, 2000. “Relatório para a UNESCO da Comissão
Internacional sobre educação para o século XXI”.
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