|
|
|
|
|
|
PEDAGOGIA EM DEBATE: CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Maria
Arlete Rosa *
Mestrado em
Educação
Osiris Manne
Bastos **
Regina
Bergamaschi Bley ***
Alunos do
Mestrado em Educação
Universidade
Tuiuti do Paraná
Este trabalho trata do
tema de educação, sociedade e meio ambiente. O problema
abordado busca refletir sobre a constituição da educação
ambiental como prática social na dimensão da sustentabilidade
e da cidadania no contexto brasileiro na última década? Os
objetivos são – analisar os aspectos constituidores da educação
ambiental enquanto prática social de sustentabilidade no âmbito
da cidadania. A reflexão considerar os elementos explicativos
da relação sociedade/educação/meio ambiente,
no sentido da educação ambiental, da cidadania e da sustentabilidade.
Neste contexto de educação o conteúdo educativo resulta
da construção do conhecimento da relação homem-natureza
a partir de sua prática social revestida por valores - históricos,
políticos, sociais, econômicos, éticos e culturais
entre outras -, constituindo-se como processo de aprendizado na dimensão
da sustentabilidade individual e coletiva. Trabalhos como o de DIAS(1992),
REIGOTA(1995) e SORRENTINO(1995) são referências significativas,
tendo em vista que contribuem para a compreensão da educação
ambiental, na medida que buscam analisar a educação ambiental
formal ou institucional. A educação ambiental pode ser tratada
a partir de dois enfoques. Aquela educação realizada por
instituições e órgãos públicos, através
da formalização de programas de educação ambiental.
Nesse enfoque, considera-se a educação ambiental realizada
por organizações não governamentais, através
de ações ambientais educativas, em que o aprendizado de conteúdo
ambiental é preestabelecido, constituindo-se como um curso ou programa
de educação ambiental. E, a educação
ambiental, como educação para a cidadania na dimensão
ambiental, constituída a partir do contexto das relações
produzidas no bojo da sociedade civil. Considera-se a prática social
como elemento determinante do aprendizado auto-construído. O resultado
deste aprendizado verifica-se na dimensão das relações
políticas, configurado pela qualidade da prática social;
pela qualidade das ações políticas produzidas; pela
qualidade da organização social, política e ambiental;
pela qualidade da participação social e política e
pelos resultados adquiridos e conquistados na luta pela cidadania. A educação
ambiental como possibilidade de motivar e sensibilizar o indivíduo
a transformar as diferentes formas de participação em fatores
potenciais para dinamizar a sociedade e ampliar o controle social sobre
a coisa pública, buscando construir uma nova proposta de sociabilidade
a partir da educação para a participação e
cidadania(ROSA, 1999).
Palavras chaves: educação ambiental; educação para a cidadania; participação e educação; educação e meio ambiente Bibliografia Recomendada CASCINO, F.. Educação Ambiental. São Paulo:
Senac,1999.
Para fazer download documento Word clique arlete |