FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA EM DEBATE: CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Maria Arlete Rosa *
Mestrado em Educação
Osiris Manne Bastos **
Regina Bergamaschi Bley ***
Alunos do Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná


Este trabalho trata do tema de educação, sociedade  e meio ambiente. O problema abordado busca refletir sobre a constituição da educação ambiental como prática social na dimensão da sustentabilidade e da cidadania no contexto brasileiro na última década? Os objetivos são – analisar os aspectos constituidores da educação ambiental enquanto prática social de sustentabilidade no âmbito da cidadania.  A reflexão considerar os elementos explicativos da relação sociedade/educação/meio ambiente, no sentido da educação ambiental, da cidadania e da sustentabilidade. Neste contexto de educação o conteúdo educativo resulta da construção do conhecimento da relação homem-natureza a partir de sua prática social revestida por valores - históricos, políticos, sociais, econômicos, éticos e culturais entre outras -, constituindo-se como processo de aprendizado na dimensão da sustentabilidade individual e coletiva. Trabalhos como o de DIAS(1992), REIGOTA(1995) e SORRENTINO(1995) são referências significativas, tendo em vista que contribuem para a compreensão da educação ambiental, na medida que buscam analisar a educação ambiental formal ou institucional. A educação ambiental pode ser tratada a partir de dois enfoques. Aquela educação realizada por instituições e órgãos públicos, através da formalização de programas de educação ambiental. Nesse enfoque, considera-se a educação ambiental realizada por organizações não governamentais, através de ações ambientais educativas, em que o aprendizado de conteúdo ambiental é preestabelecido, constituindo-se como um curso ou programa de educação ambiental.  E, a educação ambiental, como educação para a cidadania na dimensão ambiental, constituída a partir do contexto das relações produzidas no bojo da sociedade civil. Considera-se a prática social como elemento determinante do aprendizado auto-construído. O resultado deste aprendizado verifica-se na dimensão das relações políticas, configurado pela qualidade da prática social; pela qualidade das ações políticas produzidas; pela qualidade da organização social, política e ambiental; pela qualidade da participação social e política e pelos resultados adquiridos e conquistados na luta pela cidadania. A educação ambiental como possibilidade de motivar e sensibilizar o indivíduo a transformar as diferentes formas de participação em fatores potenciais para dinamizar a sociedade e ampliar o controle social sobre a coisa pública, buscando construir uma nova proposta de sociabilidade a partir da educação para a participação e cidadania(ROSA, 1999). 

Palavras chaves: educação ambiental; educação para a cidadania; participação e educação; educação e meio ambiente

Bibliografia Recomendada

CASCINO, F.. Educação Ambiental. São Paulo: Senac,1999.
CAVALCANTI, C.. Desenvolvimento e Natureza. Estudos para uma sociedade sustentável. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
DIAS, G. F.. Educação Ambiental – princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. 
LEFF,E.. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. 
______. Educação Ambiental e desenvolvimento Sustentável . in: REIGOTA, M. (org). Verde Cotidiano e o meio ambiente em discussão. São Paulo: DP e A, 1999. 
PINHO, D. B..; VASCONCELOS, M. A. S..(Org.). Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2001
REIGOTA, M.. Verde Cotidiano e o Meio Ambiente em Discussão. São Paulo: DP e A, 1999. 
ROSA, M.A.. Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade – o caso da Vila Sagrada família. Tese de Doutoramento em História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,1999. 
SANTOS, B. de S.. A transição Paragmática da regulação á Emancipação. Porto: Oficina do Centro de Estudos Sociais, 1979.
SORRENTINO,M. Educação Ambiental e Universidade: um estudo de caso.Tese de Doutorado,Programa de Pós-Graduação em Educação (Área de Concentração:Didática) da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 1995.
VIOLA,E. O movimento ecológico no Brasil (1974 –1986). In: PÁDUA, J.A.. (Org.). Ecologia e Política no Brasil. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo( IUPERJ), 1987.
_____________________
*  Professora do PPG-Ed – Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutora em Educação pela 
     PUC- São Paulo. Curitiba pinheiral@uol.com.br
**   Mestrando do PPG – Ed - Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná e Diretor da Faculdade da Lapa/PR
***  Mestranda - Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista da CAPES. Curitiba/Paraná. 
          regina.bergamaschi@acad.utp.br  

Para fazer download documento Word clique arlete