|
|
|
|
|
|
PEDAGOGIA
E EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Maria
Macedo Lopes Escher
ana.escher@utp.br
Pedagogia,
FCHLA
Universidade
Tuiuti do Paraná
Este trabalho apresenta
uma síntese de estudos que enfocam a Pedagogia e a Educação
Infantil, dois componentes de uma relação que privilegia
a criança, em sua infância. Ao repensar práticas que
enaltecem a criança como o “aluno” em um espaço escolar ,
surge uma nova perspectiva, que considera a “criança” competente
e sujeito de direitos, no espaço educacional. Nessa perspectiva
há necessidade de uma mobilização frente às
discussões sobre a reorganização institucional e legal
da educação de crianças de zero a seis anos, pelo
campo educacional que aponta para a necessidade de um novo olhar
sobre a infância e para a exigência de uma formação
geral e cultural continuada dos professores para a educação
infantil, instaurando e fortalecendo os processos de mudança na
perspectiva de um profissional pedagogo, especialista nas questões
da educação, um cientista da educação e pesquisador
da prática educativa, como resposta aos desafios que a criança
solicita em seu desenvolvimento. É um desafio permanente que se
impõe para pensar e realizar uma pedagogia que invista em fazeres
e saberes pedagogicamente comprometidos com uma educação
humanizadora de nossas crianças.
Palavras-chave: educação infantil, pedagogia, formação do professor Bibliografia Recomendada BALAGUER,I. Entrevista. Pátio Revista Pedagógica.
Porto Alegre, n.7, nov1998/jan1999.
Para fazer download documento Word clique ana |
Direitos
Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação
de alunos.
Não podem ser comercializados sem autorização dos
autores.
Edição: Evelcy Monteiro Machado e Iolanda B. C. Cortelazzo
- dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro
2002