FFCHLA - Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia
UTP
Mestrado em Educação
Semana da Pedagogia
Pedagogia em Debate - Resumos
Pedagogia em Debate - Textos
Contato

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Maria Macedo Lopes Escher
ana.escher@utp.br
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná


Este trabalho apresenta  uma síntese de estudos que enfocam a Pedagogia e a Educação Infantil,  dois componentes de uma relação que privilegia a criança, em sua infância. Ao repensar práticas que enaltecem a criança como o “aluno” em um espaço escolar , surge uma nova perspectiva, que considera a “criança” competente e sujeito de direitos, no espaço educacional. Nessa perspectiva há necessidade de uma mobilização frente às  discussões sobre a reorganização institucional e legal da educação de crianças de zero a seis anos, pelo campo educacional que aponta para a necessidade de um novo olhar  sobre a infância e para a exigência de  uma formação geral e cultural continuada dos professores para a educação infantil, instaurando e fortalecendo os processos de mudança na perspectiva de um profissional pedagogo, especialista nas questões da educação, um cientista da educação e pesquisador da prática educativa, como resposta aos desafios que a criança solicita em seu desenvolvimento. É um desafio permanente que se impõe para pensar e realizar uma pedagogia que invista em fazeres e saberes pedagogicamente comprometidos com uma educação humanizadora de nossas crianças. 

Palavras-chave: educação infantil, pedagogia, formação do professor 

Bibliografia Recomendada

BALAGUER,I. Entrevista. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, n.7,  nov1998/jan1999. 
BONDIOLI,A. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 
BRASIL,BRASÍLIA. LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.1996. 
_______.CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 022/98. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.. Brasília:,1998. 
_______.Estatuto da criança e do adolescente. Lei 8.069/90.Rio de Janeiro:DP&A,2001. 
_______.Referencial curricular nacional para a educação infantil. vols.I, II e III, Brasília: MEC-SEF,1998. 
_______. Política  nacional  de  educação  infantil. Brasília. MEC/SEF, Coordenação de Educação Infantil.Brasília,1994. 
EDWARDS,C. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 
FARIA,A.L.et alii. Educação Infantil Pós-LDB: rumos e desafios. São Paulo: Autores Associados, 1999. 
FREINET,C. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1973. 
GALVÃO,H.. Henri Wallon : uma  concepção  dialética  do  desenvolvimento  infantil. Petrópolis: Vozes. 2.ª ed., 1995. 
GARCIA, R.L. Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 
GARDNER, H. A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 
LAROSSA, J. O enigma da infância: ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contra Bando, 1998. 
PINTO,M. et alii. As crianças: contextos e identidades. Portugal: Universidade do Minho - Centro de Estudos da Criança,1997. 
ROSEMBERG, F. et alii.. Creches e pré-escolas no hemisfério norte. São Paulo:Cortez -FCC,1994. 
VYGOTSKY, L.  A  formação  social  da  mente : o  desenvolvimento  dos  processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 
ZABALZA, M. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 
 

Para fazer download documento Word clique ana



           Direitos Autorais protegidos. Textos podem ser usados para estudo ou para orientação de alunos.
                         Não podem ser comercializados sem autorização dos autores.
                Edição: Evelcy Monteiro Machado e  Iolanda B. C. Cortelazzo -  dezembro de 2002.
                        Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro 2002