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PEDAGOGIA
E TECNOLOGIA
MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO: SEM PROJETO NÃO!
Marcus Garcia de Almeida
professor@pedagogia.com
Pedagogia, FCHLA
Universidade Tuiuti do Paraná
No Brasil, a utilização das tecnologias multimídia baseadas em computadores como recurso didático sofreu significativa profusão de 1993 para cá. Com ela surgiram softwares cuja pretensão era apoiar o processo ensino/aprendizagem. O aumento da quantidade de softwares não foi acompanhado do aumento da qualidade dos mesmos. Ainda há escolas que utilizam os recursos de informática como apelo de marketing para angariar matrículas e erroneamente denominam “aula de informática”, “aula de computador” ou simplesmente “aula especial” o que oferecem. Meros rótulos de efeito promocional. Para estas escolas qualquer software que apresente personagens se movendo ao clique do mouse e que produzam sons engraçados com um pouco de ação, é considerado adequado. Fica claro que não há qualquer objetivo didático aqui. Existe um mito entre os usuários de computadores de que a criação de softwares multimídia requeira elevado investimento, emprego de profissionais de informática especializados e caros além de ser muito demorado. Felizmente isto não é mais assim. Já é possível, com o emprego de ferramentas adequadas, que professores usuários de computadores possam criar seus próprios softwares multimídia que podem refletir exatamente a necessidade de seu programa de aulas e os anseios de seus alunos. O professor já pode preparar aulas interativas no computador com facilidade, permitindo que os alunos participem, promovendo a interdisciplinaridade. Aliando a estas facilidades, a possibilidade de efetuar de forma lúdica a verificação permanente do aprendizado, integrando inclusive ao boletim da instituição. Isto minimiza os esforços do professor permitindo que sua concentração no ato maior que é o de planejar e ensinar seja realidade. O aumento de qualidade que o professor conseguirá em suas aulas ao adotar as técnicas adequadas de preparação de aulas multimídia no computador, o envolvimento dos alunos em projetos interdisciplinares e multidisciplinares, a verificação permanente de aprendizagem integrada ao boletim escolar do aluno, o envolvimento da comunidade escolar em projetos, o atendimento da proposta pedagógica da escola e o diferencial na formação do docente, faz com que as tecnologias apresentadas nesta palestra revelem possibilidades de ampliação do potencial criativo do professor permitindo seu engajamento em uma nova etapa de sua profissão. Palavras chave: Multimídia, Multimeios, Projeto, Planejamento, Tecnologia, Público, Docentes, alunos e demais profissionais ligados à educação. Bibliografia Recomendada ALMEIDA, Marcus Garcia de. Automação de Escritórios com Office 2000. Rio de Janeiro : BRASPORT, 2000. ALMEIDA, Marcus Garcia de. Fundamentos de Informática: Software, Hardware e Peopleware 2. ed. Rio de Janeiro : BRASPORT, 2002. TATIZANA, Celso. Visual Class : Software para criação Multimídia. Araras : São Paulo, 2002. Para fazer download documento Word clique almeida |
Direitos
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de alunos.
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Edição: Evelcy Monteiro Machado e Iolanda B. C. Cortelazzo
- dezembro de 2002.
Criação da Página: Ioalnda B. C. Cortelazzo - novembro
2002