Iolanda Cortelazzo
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Iolanda |
Experiência
Profissional
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Aprender a fazer fazendo A ciência normalmente é
cumulativa, isto é,
constroem-se instrumentos mais
poderosos, efetuam-se medidas mais exatas, precisam-se melhor e ampliam-se os
conceitos das teorias, etc. Embora os paradigmas possam mudar, as
pesquisas normalmente evoluem baseadas em resultados do passado, que se constituem em fundamentos
de um desenvolvimento posterior. O cientista estará mais seguro em suas pesquisas e mais preparado para
novos desafios se
souber como seu assunto específico evoluiu historicamente, quais as
dificuldades encontradas,
as soluções adotadas e os problemas pendentes" (Fonseca, 1998).
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Produção
Livros
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Capítulo
de Livros
Artigos
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Professora
do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2001/2009 Orientações Concluídas Matheus Vieira Silva Jamine Emmanuelle Henning. Flavio Adalberto Poloni
Rizzato. Carla Mara Portela Andrade. Sandra Dillenburg
Roncato. Marlei Gomes da Silva Malinoski.
Marcia
Di Palma Guaraci da Silva Lopes Martins. Luciana Alves de Lima Tozetto Fabiano Egydio Novaki |
Tese de Doutorado
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de
Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de
Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000.
Orientadora: Profa. Dra. Vani
M. Kenski
Se você quiser conhecer o sumário da tese de doutorado clique aqui.
Resumo: A necessidade de refletir e compartilhar com meus pares os resultados significativos obtidos com alunos de Pós-Graduação me estimulou a desenvolver esta tese. A hipótese aqui desenvolvida é a de que as relações de proximidade inerentes à colaboração, participação ativa e construção conjunta - conjugadas com as relações decorrentes do uso dos audiovisuais, da multimídia e da telemática - têm uma influência significativa na melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de pós-graduação na área das ciências humanas. Com base na minha experiência docente e na consulta a diversos teóricos, refleti sobre Ensinar e Aprender, como duas faces da educação: a primeira, com a responsabilidade pelo outro e a segunda, com a responsabilidade pessoal. Na atualidade, essas duas faces não podem estar dissociadas. O ideal em educação é que professores e alunos possam juntos desenvolver o ensino e a aprendizagem como ação colaborativa. Os vários significados e os princípios que o conceito colaboração têm tanto entre os especialistas quanto na fala de meus pares e de meus alunos, são explicitados para deixar claro o que tem norteado minha ação educadora e esta pesquisa. A pesquisa se realizou, então, como um recorte na minha história de vida enquanto docente em cursos de Pós-Graduação. Desenvolvi com alunos e colegas parcerias colaborativas que aqui descrevo e analiso. A reflexão sobre as constatações encontradas me faz afirmar que se os alunos desejarem, se as condições para a ação colaborativa forem oferecidas, estimuladas e demandadas pelos professores e se as tecnologias de informação e comunicação forem adequadamente utilizadas, não só ocorre um ensino de melhor qualidade como as instituições de Ensino Superior passam a ser de fato organizações de aprendizagem.
Dissertação
de Mestrado
Redes de Comunicações e Educação Escolar: A atuação de professores em
comunicações telemáticas. São Paulo, FEUSP, Dissertação de Mestrado, 1996.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Felisminda
de Resende e Fusari.
Se você quiser conhecer o sumário da dissertação clique aqui.
Resumo: A comunicação interativa é uma parte implícita do processo de ensino e aprendizagem. Contudo, muitos professores em todo o mundo ainda praticam uma comunicação unidirecional como se seus alunos não fossem capazes de dialogar com eles. Não é suficiente colocar-se a tecnologia de informação e de comunicação a serviço de, nós, professores. Necessitamos atravessar um processo de incorporação dos novos paradigmas de comunicação e de educação escolar que incluem transformações e elaborações multidimensionais rumo à cidadania . Durante estes anos de pesquisa, descobri que há professores comprometidos também com projetos pedagógicos telemáticos integrados em sua prática de redes de comunicação. Em muitas regiões, por todo o mundo, há professores em busca do desenvolvimento de práticas de comunicação educativa e educação comunicativa ao construírem seus conhecimentos enquanto ajudam seus alunos a construírem o deles respeitando seus diferentes estilos de aprendizagem e sua gama de múltiplas inteligências. Neste trabalho, primeiro estabeleço as questões que me guiaram durante a pesquisa para identificar como se dão as atuações dos professores envolvendo as redes de comunicações ; então, explicito alguns conceitos que os professores podem usar nessa área e aqueles emprestados de outras áreas do conhecimento às novas tecnologias da comunicação. Na terceira parte, estudo alguns projetos telemáticos em diversas partes do mundo e na América Latina, em especial, no Brasil, sendo alguns na Universidade de São Paulo, tentando desvelar caminhos que os educadores têm traçado ao realizarem esses projetos. As informações sobre esses projetos pedagógicos telemáticos foram coletadas por meio de correio eletrônico, revistas e documentos especializados, entrevistas com educadores e comunicadores escolares. Para análise dos dados coletados, observei-os conforme os seguintes componentes integrantes de processos de educação e comunicação: “quem com quem”; “o que”, por que, para “onde, com onde”; “como”; “com o que”. Algumas das experiências indicam possibilidades de integração qualitativa das tecnologias de comunicação na Educação, em que professores e alunos atuam juntos a partir de sua herança cultural e elaboram eficazes lições e conhecimentos. Finalmente, faço algumas reflexões sobre presenças e ausências encontradas nesses projetos pedagógicos telemáticos em andamento. Apresento algumas sugestões para o aperfeiçoamento de atuações de professores em redes de comunicação no desenvolvimento do aluno como um cidadão questionador, crítico e transformador da realidade na perspectiva de diminuir as desigualdades e tornar a sociedade menos injusta.
iolanda@boaaula.comb.br ......................................................
Em atualização
28/01/2012