Iolanda Cortelazzo                               

 


 

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Iolanda
 
Bueno de Camargo Cortelazzo

Curriculum Vitae

  • Coordenadora de Tecnologia na Educação - COTED CT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Curitiba
  • Professor Adjunto lotado no DEPED –CT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba
  •  Doutora em Educação,  na área de Didática, pela  Faculdade  de Educação da USP, Mestre em Educação - FEUSP
  • Consultora em Comunicação, Educação e Tecnologia (Internet    em Educação, Educação a Distância)

 

Experiência Profissional

  • 2008/2011 – Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração científica da Universidade Tuiuti do Paraná
  • 2006/2008 - Coordenadora Pedagógica de EAD da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER em Curitiba PR.
  • 2006/2011 – Professora de disciplinas na modalidade a distância em instituições de ensino superior(Facinter, Fael, UTP)
  • 2001/2009 – Professor Adjunto do Programa de Mestrado em Educação da Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba PR. 
  • 2000/2001 – Professora do Curso de Ciência da Computação da Faculdade Sumaré em São Paulo SP.
  • 2001- Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo em São Paulo SP.
  • 1996/1998 – Professora do programa de Mestrado em Educação da UNIBAN
  • 1992/1998 – pesquisadora da “Escola do Futuro” da Universidade de São Paulo Núcleo de Pesquisas de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação.

Aprender a fazer fazendo

 

 

 

A ciência normalmente é cumulativa, isto é, constroem-se instrumentos mais poderosos, efetuam-se medidas mais exatas, precisam-se melhor e ampliam-se os conceitos das teorias, etc. Embora os paradigmas possam mudar, as pesquisas normalmente evoluem baseadas em resultados do passado, que se constituem em fundamentos de um desenvolvimento posterior. O cientista estará mais seguro em suas pesquisas e mais preparado para novos desafios se souber como seu assunto específico evoluiu historicamente, quais as dificuldades encontradas, as soluções adotadas e os problemas pendentes"  (Fonseca, 1998).


 

 

Produção

Dissertação
 Tese

Livros

  • CORTELAZZO, I. B. C. . Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância. 2. ed. Curitiba: Editora IBPEX, 2011
  • CORTELAZZO, I. B. C. (Org.) . Docência em ambientes de aprendizagem online. 1. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009.
  • CORTELAZZO, I. B. C. . Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância. 1. ed. Curitiba: Editora IBPEX, 2009.
  • CORTELAZZO, I. B. C. ; ROCHA, C. A. ; PALMA, M. S. . Preparação dos docentes no uso das tecnologias assistivas para a inclusão de alunos com necessidades especiais. 1. ed. Curitiba: UTP, 2008. 124 p. ISBN 978-85-88959-57-6.

 

Livro Virtual  Pedagogia em debate: Desafios contemporâneos

Livro Virtual Pedagogia em Debate- Textos

Capítulo de Livros

  • CORTELAZZO, Iolanda B. C.  Repensando a formação de professores para processos educacionais interativos em ambientes de aprendizagem colaborativos. In: Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo. (Org.). Docência em ambientes de aprendizagem online. 1 ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009, v. 1, p. 39-60
  • CORTELAZZO, I. B. C. . Pesquisa na Educação Superior: Articulação Graduação e Pós-Graduação. In: SCHLESSNER, A. H ; FERREIRA, N. S. C.. (Org.). A Pesquisa na Pós-Graduação em Educação: reflexões, avanços e desafios. 1a. ed. Curitiba: UTP, 2007, v. 3, p. 123-138.
  • CORTELAZZO, I.a B. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidade de novas formas de avaliação. In: SILVA, M.. e SANTOS, E.. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
  • CORTELAZZO, I. B. C., RIBEIRO, R. M., RIBEIRO, M. P. M. Learning in Higher Education at Distance: quality and image In: IV International Conference on Multimedia and Information and Communication Technologies in Education (m-ICTE 2006), 2006, SevillaCurrent Developments in Technology-assisted Education (2006). Badajoz: FORMATEX, 2006. v.1. p.528 – 533.
  • CORTELAZZO, Iolanda B. C. Sociedade Civil, conhecimento e novas tecnologias: como vencer a exclusão? In: Coletividade e Cidadania: desafios para o século XXI ed.Ponta Grossa : Editora UEPG, 2005, v.1, p. 211-230.
  • CORTELAZZO, Iolanda B. C. Processos de Ensino e Aprendizagem Mediados Pelas Tecnologias de Informação e de Comunicação In: Tecnologia e Educação: Perspectivas Integradoras. Curitiba: Editora Positivo, 2005, v.1, p. 82-98.
  • CORTELAZZO. I.B. C. Ambientes de Aprendizagem otimizados pela Tecnologia Educacional. Conhecimento Local e Conhecimento Universal: Diversidade, Mídias e Tecnologias na Educação. Curitiba: Champagnat, 2004. v.2. p.255

Artigos

  • VIANA, I. ; CORTELAZZO, Iolanda B. C. . Cultura escolar: saberes, práticas e processos comunicacionais no cotidiano escolar. Tuiuti (Online), v. 4, p. 43-60, 2009.
  • CORTELAZZO, Iolanda B. C. . Tutoria e Autoria: novas funções provocando novos desafios em Educação a Distância. EccoS Revista Científica, v. 10, p. 307-325, 2008.
  • SOUZA, M. A. ; CORTELAZZO, Iolanda B. C. . Movimientos sociales populares a partir de la lectura crítica de los contenidos televisivos. Comunicar (Huelva), Huelva Espanha, v. 25, n. 1, p. 1-19, 2005.
  • MELO, V. L. ; CORTELAZZO, Iolanda B. C. . A comunicação educativa da enfermeira no processo cuidativo da criança. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 314-317, 2003

 

Orientações

 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - 2001/2009
 Mestrado em Educação 

Orientações Concluídas

Matheus Vieira Silva
O jogo de papéis (RPG) como tecnologia educacional apoiando a prática pedagógica no ensino médio. Dissertação de Mestrado, UTP, 2009. 
Orientação assumida na defesa pelo Prof. Dr. Ademir Vitor dos Santos

Jamine Emmanuelle Henning.
Pessoas com Necessidades Educativas Especiais na escola inclusiva: uma prática pedagógica
Dissertação de Mestrado, UTP, 2007.

Flavio Adalberto Poloni Rizzato.
A Prática Pedagógica no Ensino Técnico a Tecnológico Apoiado pelas Tecnologias
Dissertação de Mestrado, UTP,  . 2006

Carla Mara Portela Andrade.
Desvelando os caminhos da Formação de Professores na Educação Superior Pública Estadual do Paraná.
Dissertação de Mestrado, UTP,  . 2004

Sandra Dillenburg Roncato.
Inclusão e Cidadania para pessoas com Deficiência Mental: uma proposta mediada pelo uso da Informática
Dissertação de Mestrado, UTP,  . 2004.

Marlei Gomes da Silva Malinoski.
Ler e Compreender: prioridades para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.
Dissertação de Mestrado, UTP,  . 2004.

Marcia Di Palma
Formação Inicial do Pedagogo: Contribuições das Tecnologias como mediadoras do Processo Pedagógico
Dissertação de Mestrado, UTP, 2003

Guaraci da Silva Lopes Martins. 
O Teatro na Escola: Contribuições do Estudo e da Representação da Tragédia Grega na Formação de Alunos do Ensino Médio. 
Dissertação de Mestrado, UTP, 2003

Luciana Alves de Lima Tozetto
Os desafios enfrentados pelo professor de História no ensino de 5ª a 8ª séries no Município de Ponta Grossa.  Dissertação de Mestrado, UTP, 2003

Fabiano Egydio Novaki
Possibilidades de Interdisciplinaridade no Currículo do Curso de Fisioterapia da UNIVAL.
Dissertação de Mestrado, UTP, 2002

 


Tese de Doutorado
Colaboração, Trabalho em equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. 
Orientadora: Profa. Dra. Vani M. Kenski

Se você quiser conhecer o sumário da tese de doutorado  clique aqui.

Resumo:  A necessidade de refletir e compartilhar com meus pares os resultados significativos obtidos com alunos de Pós-Graduação me estimulou a desenvolver esta tese. A hipótese aqui desenvolvida é a de que as relações de proximidade inerentes à colaboração, participação ativa e construção conjunta - conjugadas com as relações decorrentes do uso dos audiovisuais, da multimídia e da telemática - têm uma influência significativa na melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de pós-graduação na área das ciências humanas. Com base na minha experiência docente e na consulta a diversos teóricos, refleti sobre Ensinar e Aprender, como duas faces da educação: a primeira, com a responsabilidade pelo outro e a segunda, com a responsabilidade pessoal. Na atualidade, essas duas faces não podem estar dissociadas. O ideal em educação é que professores e alunos possam juntos desenvolver o ensino e a aprendizagem como ação colaborativa. Os vários significados e os princípios que o conceito colaboração têm tanto entre os especialistas quanto na fala de meus pares e de meus alunos, são explicitados para deixar claro o que tem norteado minha ação educadora e esta pesquisa. A pesquisa se realizou, então, como um recorte na minha história de vida enquanto docente em cursos de Pós-Graduação. Desenvolvi com alunos e colegas parcerias colaborativas que aqui descrevo e analiso. A reflexão sobre as constatações encontradas me faz afirmar que se os alunos desejarem, se as condições para a ação colaborativa forem oferecidas, estimuladas e demandadas pelos professores e se as tecnologias de informação e comunicação forem adequadamente utilizadas, não só ocorre um ensino de melhor qualidade como as instituições de Ensino Superior passam a ser de fato organizações de aprendizagem.

 

Dissertação de Mestrado
Redes de Comunicações e Educação Escolar: A atuação de professores em comunicações telemáticas. São Paulo, FEUSP, Dissertação de Mestrado, 1996.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Felisminda de Resende e Fusari.

Se você quiser conhecer o sumário da dissertação clique aqui.

Resumo: A  comunicação interativa é  uma parte implícita do processo de ensino e aprendizagem. Contudo, muitos professores em todo o mundo ainda praticam uma comunicação unidirecional como se seus alunos não fossem capazes de dialogar com eles. Não é suficiente colocar-se a tecnologia de informação e de comunicação a serviço de, nós, professores.  Necessitamos atravessar um processo de incorporação  dos novos paradigmas de comunicação e de educação escolar que incluem transformações e elaborações multidimensionais rumo à cidadania . Durante estes anos de pesquisa, descobri que há professores comprometidos também com projetos pedagógicos telemáticos integrados em sua prática de redes de comunicação. Em muitas regiões, por todo o mundo, há professores em busca do desenvolvimento de práticas  de comunicação educativa e educação comunicativa ao construírem seus conhecimentos enquanto ajudam seus alunos a construírem o deles respeitando seus diferentes estilos de aprendizagem e sua gama de múltiplas inteligências. Neste trabalho, primeiro estabeleço as questões que me guiaram durante a pesquisa para identificar como se dão as atuações dos professores envolvendo as redes de comunicações ; então, explicito alguns conceitos que os professores podem usar nessa área e aqueles emprestados de outras áreas do conhecimento às novas tecnologias da comunicação. Na terceira parte,  estudo alguns projetos telemáticos em diversas partes do mundo e na América Latina, em especial, no Brasil, sendo alguns na Universidade de São Paulo, tentando desvelar caminhos que os educadores têm traçado ao realizarem  esses projetos. As informações sobre esses projetos pedagógicos telemáticos foram coletadas por meio de correio eletrônico, revistas e documentos especializados, entrevistas com educadores e comunicadores escolares. Para análise dos dados coletados, observei-os conforme os seguintes componentes integrantes de processos de educação e comunicação: “quem com quem”; “o que”, por que, para  “onde, com onde”; “como”; “com o que”.  Algumas das experiências indicam possibilidades de integração qualitativa das tecnologias de comunicação na Educação, em que professores e alunos atuam juntos a partir de sua herança cultural e elaboram eficazes lições e conhecimentos. Finalmente,  faço algumas reflexões sobre  presenças e ausências encontradas nesses projetos pedagógicos telemáticos em andamento. Apresento algumas sugestões para o aperfeiçoamento de atuações de professores em redes de comunicação no desenvolvimento do aluno como um cidadão questionador, crítico e transformador da realidade na perspectiva de diminuir as desigualdades e tornar a sociedade menos injusta.

  


Estratégias de sala de aula


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Em atualização 28/01/2012