Currículo da Educação Básica
Profa. Dra  Iolanda B. C. Cortelazzo

3. A -  Curso de Verão
O planejado está em preto, as atualizações em vermelho,
indica o que já  foi cumprido.

última aula


CRONOGRAMA DAS AULAS - 2o semestre  de 2003
Semana Dia Aulas/Assuntos/Atividades CH
1 30/07 Diagnóstico de expectativas e conhecimento da classe. Conceito de Projeto.

Aula dialogada, uso do datashow e apresentação em PowerPoint

2h
06/08 1.1. Currículo e seus significados
Conceituação do Currículo: Aula dialogada com apoio de quadro de giz;

1.1. Currículo e seus significados
Conceituação:  Linha do tempo pessoal e Currículo:  Aula dialogada com apoio de quadro de giz (adiado para 13/08;

4h
13/08 1.1. Currículo e seus significados
Conceituação:  Linha do tempo pessoal e Currículo:  Aula dialogada com apoio de quadro de giz
Discussão em grupo do texto 1 a partir de anotações dos alunos e de uma pergunta orientadora diferente para cada grupo  adiado para 20/08);

1.2. Diferentes abordagens do currículo escolar e suas correlações aula dialogada para sistematização (adiado para 20/08)
 

6h
4 20/08 1.2. Diferentes abordagens do currículo escolar e suas correlações
Discussão do texto 2 a partir das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos em trabalho de equipe.Sistematização  de "Fundamentos do currículo"(adiado para dia 27/08

Conceituação de currículo: definição a ser considerada 

8h
5 27/08

Projeto   Currícular: - filosofia 

Discussão do texto 2 a partir das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos em trabalho de equipe.Sistematização  de "Fundamentos do currículo"Conceituação de currículo: definição a ser considerada Conceituação de currículo: definição a ser considerada 

10h
6 Repor 03/09 Estudo dos documentos PCNs, Proposta Curricular do Município, Projeto Pedagógico, Filosofia,  Missão, diretrizes, objetivos. Diretrizes  e  Responsabilidades

texto 3. Projeto   Currícular: observação de uma escola real texto 4

Equipes se organizam e fazem o planejamento para apresentação do trabalho para a classe e redação do relatório  

12h
7 10/09 Projeto   Currícular de uma escola real: teorias curriculares texto 3, 

Projeto   Currícular de uma escola real: orientação, texto 5 

14h
8 17/09 Projeto   Currícular de uma escola real: formação do professor,texto 3  texto 4

Projeto   Currícular de uma escola real: aprendizagem dos alunos

16h
24/09 Prova bimestral   18h
1 01/10 Revisão  da prova 1 20h
11  08/10 Projeto   Currícular de uma escola real; trabalho em equipe: planejamento 22h
12  15/10 Semana da Pedagogia - síntese dos trabalhos observados. 24h
13  22/10 Projeto   Currícular de uma escola real: princípios, necessidades, prioridades, metodologia  texto 5

Projeto   Currícular de uma escola real: adequação  

26h
14  29/10 Preparação  para apresentação dos resultados da análise para a classe;
Redação e entrega do relatório parcial, trabalho em equipe: reflexão investigação/ reflexão, relatório parcial (Análise documental).
28h
15  05/11 Apresentação dos resultados da análise para a classe e entrega do relatório final 

Trabalho em sala de aula para preparar apresentação (Equipe 1, Equipe 2 e Equipe 3)  

30h
16 12/11 Apresentação dos resultados da análise para a classe e entrega do relatório final  Trabalho em sala de aula para preparar apresentação e relatório final
Equipe 4 e Equipe 5.Debate geral.
32h
17  19/11 Elaboração de uma proposta  curricular: entrega da proposta e apresentação para a classe  Equipe 1, Equipe 2 e Equipe 3

Elaboração de uma proposta  curricular: entrega da proposta e apresentação para a classe, Equipe 4 e Equipe 5
Tarefas para a próxima aula

34h
18 26/11 Avaliação escrita:  Auto-Avaliação e avaliação da equipe
entrega do 
relatório final da equipe
36h
19 04/12 Revisão da prova, Auto-Avaliação e avaliação da equipe 38h
20 11/12 Segunda chamada 40h


 

Textos agendados
 
1. OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar.São Paulo, Global, 2001, p. 197-207.

2. COLL. Cesar.Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998:35-63 .

3. SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000, p.119-148.

4. SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In  Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999, p. 77-152.

5. ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In  A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1o. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994, p.11-32.



 

Tarefas para a próxima aula
 

Data da próxima aula
Tarefa
06/08 Trazer folha distribuída preenchida
13/08
Texto da Oliveira  (Currículo) e anotações de observação do estágio. 
20/08
Uma pergunta bem feita com resposta a partir da leitura do texto da Oliveira  (Currículo).
27/08 Fazer um resumo do texto do Coll (texto 2) em uma folha, mínimo de 15 linhas, para discussão em classe.
10/08 Sínteses dos grupos referentes ao texto do Coll; Dúvidas em relação à análise dos documentos; texto 3 para orientação de leitura
17/08 Alunos que não entregaram tarefas, favor trazer no dia 17/09.

Sínteses dos grupos referentes ao texto do Sacristán; Dúvidas em relação à análise dos documentos; texto 4 para orientação de leitura

24/09 Estudar os textos de Oliveira e Chadwick (Ensinar 5 Currículo)
Coll, Fundamentos do Currículo e Sacristan & Gomes, Currículo, para a prova
0810 Ler texto 5  e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola onde fez estágio
15/10 Dia do Professor - não haverá aula
22/10 texto 5  e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola onde fez estágio
05/11 texto 5  e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola onde fez estágio
12/11 texto 5  e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola onde fez estágio
19/11 Trazer material para apresentação do trabalho da equipe
26/11
Trazer relatório final do trabalho preparado pela equipe


Equipes de trabalho para a análise do Projeto Curricular e 
do Currículo em processo de uma escola real

Equipe 1
Rosane
Neusa Regina
Mariele
Katia
Vagna
Elaine
Equipe 2

Carmen Navarro
Kamylla
Elisangela
Leila

Equipe 3
Mirian
Lia
Fabiana
Maristela
Andrea
Caroline
Equipe 4
Mariane
Marion
Patricia de Paula
Patricia Ferreira
Vanessa
Equipe 5

Kassia
Liliane
Michelle
Rosangela
Rosicler

Equipe 6

Carmen Barboni
Ingriet 
Marcus
Deyse


Lista de Presença                                Tarefas entregues

agosto/2003

setembro/2003

outubro 2003

novembro 2003

 

 

Lista de alunos do 3. MV A     

Carmen Lucia Barboni  carmen.barboni@onda.com.br;

Elaine Fek Duarte  elaine.duarte@acad.utp.br

Vagna A. da Silveira vagna.silveira@utp.br

Rosane  G. P. Pölzl rosanegpp@hotmail.com

Patrícia de Paula Santos Paty.depaula@bol.com.br

Patricia R. Ferreira patrícia.Ferreira@utp.br

Liliane Batista liliane.batista@acad.utp.br

Caroline Bandeira caroline@escolaatuacao.com.br

Maristela Muller Moro marismoro@bol.com.br

Carmen Navarro Henrique carminhanh@hotmail.com

Mariele Fregonesi mariele919@bol.com.br

Neusa Regina Vieira Ribeiro rvr2@bol.com.br

Kassia Kelly de Almeida kassiakg@ig.com.br

Kátia Salvador katia.salvador@uol.com.br

Vanessa Trintim Ramos Vanessa.trintim@bol.com.br

Mariane Neves  Aguero maryneves@aol.com

Fabiana Barcheky fabianabarcheky@bol.com.br

Lia Mara Sales lia.sales@acad.utp.br

Marcus Garcia Almeida professor@pedagogia.com

Ingriet Rogalsky    ingrietrogalsky@hotmail.com

Rosangela M. S. Raksa  rosangela.raksa@acad.utp.br
 
Michelle M. Santos michelle.santos2@acad.utp.br

Rosicler Rosa Ferreira rosiclerrosa.ferreira@bol.com.br

Marion Dal Col marion.col@pop.com.br

Andrea Capela de Abreu  deacapel@hotmail.com

Elizangela Aparecida Pessoa zanzapessoa@ig.com.br

Kamylla Oliveira kamyero@ig.com.br

Mirian do Rocio Speltz Hermany  mirian.hermany@acad.utp.br

Deyse Abrao  deyseabrao@bol.com.br

Leila Bodnar leilabodnar@hotmail.com




 

Currículos da Educação Básica
Turmas  de Inverno - 2o semestre de  2003

Curso de Pedagogia
Faculdade de Filosofia Letras, Ciências Humanas e Artes
Universidade Tuiuti do Paraná

Criado em 30/07/2003 -  pela Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo
Atualizado em 25/11/2003
http://www.boaaula.com.br/iolanda/iolanda.htm