3.
A - Curso de Verão
O planejado
está em preto, as atualizações
em vermelho,
O
indica o que já foi cumprido.
Semana | Dia | Aulas/Assuntos/Atividades | CH |
1 | 30/07 | Diagnóstico de expectativas e conhecimento da classe.
Conceito de Projeto.
Aula dialogada, uso do datashow e apresentação em PowerPoint |
2h |
2 | 06/08 | 1.1. Currículo e seus significados Conceituação do Currículo: Aula dialogada com apoio de quadro de giz; 1.1. Currículo e seus significados
|
4h |
3 | 13/08 | 1.1. Currículo e seus significados Conceituação: Linha do tempo pessoal e Currículo: Aula dialogada com apoio de quadro de giz Discussão em grupo do texto 1 a partir de anotações dos alunos e de uma pergunta orientadora diferente para cada grupo adiado para 20/08); 1.2. Diferentes abordagens do currículo escolar
e suas correlações aula dialogada para sistematização
(adiado para 20/08) |
6h |
4 | 20/08 | 1.2. Diferentes abordagens do currículo
escolar e suas correlações Discussão do texto 2 a partir das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos em trabalho de equipe.Sistematização de "Fundamentos do currículo"(adiado para dia 27/08 Conceituação de currículo: definição a ser considerada |
8h |
5 | 27/08 |
Projeto Currícular: - filosofia Discussão do texto 2 a partir das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos em trabalho de equipe.Sistematização de "Fundamentos do currículo"Conceituação de currículo: definição a ser considerada Conceituação de currículo: definição a ser considerada |
10h |
6 Repor | 03/09 | Estudo dos documentos PCNs, Proposta Curricular do
Município, Projeto Pedagógico, Filosofia, Missão, diretrizes, objetivos. Diretrizes
e Responsabilidades
texto 3. Equipes se organizam e fazem o planejamento para apresentação do trabalho para a classe e redação do relatório |
12h |
7 | 10/09 | Projeto Currícular de uma escola real:
teorias curriculares texto 3,
|
14h |
8 | 17/09 | Projeto
Currícular de uma escola real: formação
do professor,texto 3 texto 4
Projeto Currícular de uma escola real: aprendizagem dos alunos |
16h |
9 | 24/09 | Prova bimestral | 18h |
10 | 01/10 | Revisão da prova 1 | 20h |
11 | 08/10 | Projeto Currícular de uma escola real; trabalho em equipe: planejamento | 22h |
12 | 15/10 | Semana da Pedagogia - síntese dos trabalhos observados. | 24h |
13 | 22/10 | Projeto Currícular de uma escola real:
princípios,
necessidades, prioridades, metodologia texto 5
Projeto Currícular de uma escola real: adequação |
26h |
14 | 29/10 | Preparação para apresentação
dos resultados da análise para a classe; Redação e entrega do relatório parcial, trabalho em equipe: reflexão investigação/ reflexão, relatório parcial (Análise documental). |
28h |
15 | 05/11 | Trabalho em sala de aula para preparar apresentação (Equipe 1, Equipe 2 e Equipe 3) |
30h |
16 | 12/11 | Equipe 4 e Equipe 5.Debate geral. |
32h |
17 | 19/11 | Elaboração de uma proposta curricular:
entrega da proposta e apresentação para a classe Equipe
1, Equipe 2 e Equipe 3
Elaboração de uma proposta curricular:
entrega da proposta e apresentação para a classe, Equipe
4 e Equipe 5 |
34h |
18 | 26/11 | Avaliação escrita: Auto-Avaliação
e avaliação da equipe entrega do relatório final da equipe |
36h |
19 | 04/12 | Revisão da prova |
38h |
20 | 11/12 | Segunda chamada | 40h |
Textos agendados
1. OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar.São Paulo, Global, 2001, p. 197-207.2. COLL. Cesar.Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998:35-63 .
3. SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000, p.119-148.
4. SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999, p. 77-152.
5. ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1o. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994, p.11-32.
Tarefas para a próxima aula
|
|
|
06/08 | Trazer folha distribuída preenchida | |
|
Texto da Oliveira (Currículo) e anotações de observação do estágio. | |
|
Uma pergunta bem feita
com resposta a partir da leitura do texto da Oliveira
(Currículo). |
|
27/08 | Fazer um resumo do texto do Coll (texto 2) em uma folha, mínimo de 15 linhas,
para discussão em classe. |
|
10/08 | Sínteses dos grupos referentes ao
texto do Coll; Dúvidas em relação à análise
dos documentos; texto 3 para orientação de
leitura |
|
17/08 | Alunos que não entregaram tarefas,
favor trazer no dia 17/09.
Sínteses dos grupos referentes ao texto
do Sacristán; Dúvidas em relação à
análise dos documentos; texto 4 para orientação de
leitura |
|
24/09 | Estudar os textos de Oliveira e Chadwick
(Ensinar 5 Currículo) Coll, Fundamentos do Currículo e Sacristan & Gomes, Currículo, para a prova |
|
0810 | Ler texto 5 e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação
Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola
onde fez estágio |
|
15/10 | Dia do Professor - não haverá
aula |
|
22/10 | texto 5 e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação
Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola
onde fez estágio |
|
05/11 | texto 5 e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação
Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola
onde fez estágio |
|
12/11 | texto 5 e trazer documentos: PCNs ou RCN Educação
Infantil, Proposta Municipal ou Estadual e Projeto Pedagógico da Escola
onde fez estágio |
|
19/11 | Trazer material para apresentação do trabalho da equipe | |
26/11 |
Trazer relatório final do trabalho preparado pela equipe | |
Equipes de trabalho para a análise do
Projeto Curricular e
do Currículo em processo de uma escola real
Equipe 1 Rosane Neusa Regina Mariele Katia Vagna Elaine |
Equipe 2
Carmen Navarro |
Equipe 3 Mirian Lia Fabiana Maristela Andrea Caroline |
Equipe 4 Mariane Marion Patricia de Paula Patricia Ferreira Vanessa |
Equipe 5
Kassia |
Equipe 6
Carmen Barboni |
Lista de alunos do 3. MV A
Carmen Lucia Barboni carmen.barboni@onda.com.br;
Elaine Fek Duarte elaine.duarte@acad.utp.br
Vagna A. da Silveira vagna.silveira@utp.br
Rosane G. P. Pölzl rosanegpp@hotmail.com
Patrícia de Paula Santos Paty.depaula@bol.com.br
Patricia R. Ferreira patrícia.Ferreira@utp.br
Liliane Batista liliane.batista@acad.utp.br
Caroline Bandeira caroline@escolaatuacao.com.br
Maristela Muller Moro marismoro@bol.com.br
Carmen Navarro Henrique carminhanh@hotmail.com
Mariele Fregonesi mariele919@bol.com.br
Neusa Regina Vieira Ribeiro rvr2@bol.com.br
Kassia Kelly de Almeida kassiakg@ig.com.br
Kátia Salvador katia.salvador@uol.com.br
Vanessa Trintim Ramos Vanessa.trintim@bol.com.br
Mariane Neves Aguero maryneves@aol.com
Fabiana Barcheky fabianabarcheky@bol.com.br
Lia Mara Sales lia.sales@acad.utp.brMarcus Garcia Almeida professor@pedagogia.com
Ingriet Rogalsky ingrietrogalsky@hotmail.com
Rosangela M. S. Raksa rosangela.raksa@acad.utp.br
Michelle M. Santos michelle.santos2@acad.utp.br
Rosicler Rosa Ferreira rosiclerrosa.ferreira@bol.com.br
Marion Dal Col marion.col@pop.com.br
Andrea Capela de Abreu deacapel@hotmail.com
Elizangela Aparecida Pessoa zanzapessoa@ig.com.br
Kamylla Oliveira kamyero@ig.com.br
Mirian do Rocio Speltz Hermany mirian.hermany@acad.utp.br
Deyse Abrao deyseabrao@bol.com.br
Leila Bodnar leilabodnar@hotmail.com